Por Susana Pedro , 05 de Novembro de 2018 Dependência
Os cuidados assegurados em contexto domiciliário são frequentemente suportados por prestadores de cuidados informais, ou seja, pessoas que não são remuneradas para cuidar de alguém.
O dia 5 de novembro é dedicado aos Cuidadores Informais, ainda que estes não tenham um Estatuto próprio de momento. Este é um artigo que nos faz pensar e refletir sobre o estatuto do cuidador informal, com a história de alguém que tem de suportar a sua mãe, com os parcos recursos de que dispõe.
Esta história podia ser a sua, saiba mais!
Ler mais Por Susana Pedro , 25 de Outubro de 2018 Apoios Sociais
Em Portugal, existem inúmeras Instituições Particulares de Solidariedade Social, as IPSS, que se dedicam ao cuidado de idosos com necessidades de acompanhamento. Existem múltiplas motivações inerentes à entrada de um idoso numa vaga comparticipada em IPSS, entre as reformas e pensões reduzidas e a falta de família de retaguarda. Contudo, a possibilidade do idoso em ingressar num lar IPSS está associada, na maior parte dos casos, a algum tempo de espera, havendo constituídas as listas de espera para vagas sociais, que podem levar muito tempo.
Mas como funcionam estas listas de espera?
Ler mais Por Susana Pedro , 17 de Outubro de 2018 Envelhecimento
Neste artigo, traremos um exercício de empatia e reflexão em relação aos perfis de idosos mais difíceis. Lidar com Idosos pode ser algo bastante desafiante, já que nem todos encaram da mesma maneira o envelhecimento e a possibilidade de depender de outrem.
Saiba quais são, porque são motivados e o que fazer nesses casos!
Ler mais Por Ana Palma , 08 de Outubro de 2018 Lares e Residências
Ler mais Por Susana Pedro , 01 de Outubro de 2018 Lares e Residências
No dia do idoso, felicitamos a Maria Teresa! Maria Teresa tem 72 anos de pura vontade de viver. Acompanhada pela sua fiel Nikita, sem família e consciente da sua idade, Maria Teresa procurava junto da Lares Online já há alguns anos um lar que a acolhesse. Embora possua sequelas de uma doença que lhe afectou muito a infância, esta senhora ainda é autossuficiente e cuida da sua cadelinha, que é a sua família há 11 anos.
Muitos anos de procura e vários lares contactados através do serviço Lares Online, assim como mais de 30 visitas a lares, deram frutos.
Ler mais