12 Atividades para idosos com custos reduzidos

Por Ana Palma , 09 de Julho de 2019 Profissionais


As atividades para idosos são algo que os lares podem oferecer, contudo, costumam comportar custos que podem ser bastante elevados. A pensar nisto, o Lares Online traz-lhe neste artigo dicas de atividades lúdicas que podem ser desenvolvidas com os residentes dos lares de idosos. Focámo-nos em atividades que podem ser desenvolvidas pelas auxiliares geriátricas, e que têm custos muito reduzidos para a instituição.



1 – Criar uma rotina diária de leitura

Os lares de idosos podem criar uma rotina diária de leitura. Por exemplo, à hora do lanche, e acompanhados pelo chá, um dos profissionais poderá ler em voz alta. Podem ser contos, fábulas, romances ou até poesia. De facto, estudos têm demonstrado que a leitura pode ser uma atividade realmente agradável e com inúmeros benefícios para os idosos.



2 – Realizar um quiz de música da época

Os profissionais podem fazer uma pesquisa de músicas da época, colocá-las a tocar para os idosos com o objetivo destes adivinharem o nome da música. De facto, não só a música proporciona um efeito de relaxamento e alegria, como também é benéfica em termos de memória. Por certo, todos associamos músicas a determinados tempos da nossa vida e quantas vezes é tão bom recordarmo-nos delas!



3 - Ter uma oficina de trabalhos manuais

Os trabalhos manuais são atividades em muito apreciadas por todas as idades. Claro que os nossos idosos não são a exceção. Ter um espaço dedicado a esta atividade, em que os idosos possam realizar os seus trabalhos manuais livremente, ou, até, adequados a alguma festividade, como o Natal, a Páscoa, o Carnaval, o Magusto… pode ser algo muito estimulante! Se no final se organizar uma exposição, os idosos poderão sentir uma grande recompensa com esta atividade.



4 – Organizar um coro amador

Como dissemos acima, a música traz uma quantidade de benefícios psicológicos. Organizar um coro, reviver músicas, trazer familiares ao lar para ouvir os seus familiares pode ser uma atividade com resultados realmente positivos.



5 - Criar um grupo de dança

A dança liberta a mente e exercita o corpo. Esta atividade atua não só ao nível da memória, potenciando-a, como melhora a performance cognitiva e o equilíbrio. 



6 – Fazer caminhadas ao ar livre

Se o lar de idosos tiver um espaço ajardinado que permita as caminhadas, estas devem ser incentivadas. O ar puro, o contacto com a natureza e a mobilidade só trazem benefícios aos mais idosos.



7 – Estimular a práctica de meditação 

A meditação é uma atividade extremamente acessível e com resultados incríveis. Hoje em dia, com APPs ou com o Youtube, é realmente fácil estimular esta prática nos mais idosos. A meditação ajudará na redução da ansiedade e aumentará a qualidade do sono, algo muito importante para os mais idosos.



8 – Ter uma tarde para confecionar doces

Os bolos são muito apreciados por todos. E confecioná-los pode ser uma atividade de deleite. Não só é uma atividade de grupo como é possível saborear o resultado dessa atividade. Tendo um custo bastante reduzido, o impacto pode ser muito apreciado!



9 – Realizar algumas tarefas nos lares

Como sabemos por experiência, muitos idosos necessitam de continuar a contribuir para a sua comunidade. Sendo que o lar com os seus colegas residentes e os profissionais, se tornaram na sua comunidade, se os idosos se mostrarem disponíveis em assegurar algumas tarefas, tais como, colocar a mesa, ajudar no jardim ou na roupa, é benéfico deixá-los ajudar. Se não existir nenhum impedimento físico, eles irão ficar felizes e realizados por poderem continuar a contribuir e a cuidar.



10 – Cuidar de animais de estimação

Os animais de estimação são extremamente benéficos, atenuam o stress e o sentimento de isolamento que se pode abater sobre os idosos. Para além disto, os animais obrigam a atividades que implicam mobilidade e instauram uma rotina de cuidados. 



11 – Fazer actividades de jardinagem

Encorajar os idosos a escolher flores, plantas ou árvores de fruto, criar canteiros específicos, promover a estadia dos pássaros junto dos lares, criando casinhas para o efeito ou alimentando-os, criando caminhos pelos jardins, pode ser uma atividade propiciadora de felicidade e relaxamento.



12 – Participar em projectos de intervenção social

Os Lares de Idosos podem contactar as associações locais para perceber como podem os seus residentes contribuir para estas obras, estimulando, mais uma vez, a participação destes na comunidade.


Procurámos elencar algumas das atividades para idosos que podem ser promovidas pelos lares de idosos a custos reduzidos. Conte-nos que atividades desenvolve no seu lar!



​​Procura Lares de Idosos com atividades??

Saiba se há vagas disponíveis | Ligue 939 667 800

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.