Porque acedem as famílias a lares ilegais, colocando os idosos em risco?

Por Ana Palma , 15 de Janeiro de 2019 Idosos

Tem-se verificado crescimento e melhoria ao nível da rede de apoio social à população sénior e o crescimento da oferta de lares e residências para idosos. A par deste crescimento ao nível das instituições, tem crescido a regulamentação, de modo a uniformizar e enquadrar legalmente procedimentos que sejam capazes de garantir a dignidade humana dos utentes.
Contudo, e apesar de todos estes esforços ao nível da legislação, os lares ilegais são uma realidade e, com mais regularidade do que aquela que seria desejável, a sociedade é confrontada com notícias de maus tratos e de negligência praticados nestas instituições

Ler mais

10 Sinais de Alarme – Como diagnosticar precocemente Alzheimer?

Por Susana Pedro , 08 de Janeiro de 2019 Demência

Um dos grandes receios de quem envelhece é a perda gradual de autonomia, que pode, em muitos casos, chegar acompanhada pela demência. Quando falamos em demência, convirá ter claro que mais de metade dos diagnósticos desta doença se referem à doença de Alzheimer.
​Mas como podemos ter a certeza de estarmos perante um caso de Alzheimer e não apenas a uma pessoa que, à medida que envelhece, gradualmente vai perdendo as suas capacidades cognitivas?

Ler mais

Porque teimam os cuidadores informais no reconhecimento do seu trabalho?

Por Susana Pedro , 03 de Janeiro de 2019 Apoios Sociais

Quando se verifica um hiato entre as necessidades dos mais idosos e dependentes e a resposta das Instituições, é sobre a família que recai toda a responsabilidade de cuidar do idoso. Quando aqui falamos de cuidar estamos a aludir a cuidados prolongados de saúde e que necessitam de vigilância e ação permanentes, muitas vezes em detrimento das suas vidas pessoais individuais.

Mas estes cuidadores informais insistem no reconhecimento do seu trabalho e esforço. Por que razões deve este ser um estatuto reconhecido? 

Ler mais

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.

Aide?

 


Para saber preços e vagas?

Ligue 939 667 800