O luxo atrai idosos! Como é viver numa Residência Assistida?

Por Marina Lopes , 15 de Maio de 2018 Lares e Residências

O envelhecimento é a etapa mais temida pelo Homem devido às perdas de todos os tipos sentidas nessa fase da vida. Os idosos acabam por sentir a perda de autonomia e o início de uma dependência que nunca sentiram. As ofertas de ajuda parecem esconder uma única coisa: um Lar de Idosos onde estes estão sujeitos às estipulações e horários de outras pessoas. Mas já não tem de ser assim, hoje existem as Residências Assistidas, onde a individualidade e autonomia não são perdidas.

Ler mais

"Mãe, vai ter que ir para um Lar de Idosos..." Como falar sobre isso?

Por Marina Lopes , 08 de Março de 2018 Lares e Residências


"Mãe, vai ter que ir para um lar de idosos…". Como falar sobre isso?














Por vezes, surgem sinais que nos indicam que algo pode não estar bem com aqueles que amamos. Apesar de ainda assistirmos à realização de um discurso coerente por parte dos nossos familiares mais velhos, podemos começar a presencear repetições de pequenos acidentes, confusões com a medicação, quedas constantes, cenários de isolamento e de depressão, ou, mesmo um emagrecimento acentuado, e, começam a preocupar-nos com a segurança e o bem-estar dos nossos familiares idosos.

Nesta altura, damos por nós a ponderar se, eventualmente, a "nossa própria mãe" não deveria viver acompanhada. E, em Portugal, é muito comum adiarmos este tipo de decisão, por entendermos como precoce colocar os nossos familiares idosos num lar enquanto têm discernimento. Mas, esta avaliação não é linear.

Ler mais

Longevidade para lá dos 100

Por Marina Lopes , 22 de Janeiro de 2018 Longevidade

Um artigo de Stephen S. Hall, publicado no National Geographic como grande reportagem na área da ciência, relata casos de pessoas idosas centenárias fortes e com uma memória prodigiosa, e de pessoas imunes a doenças crónicas que surgem durante o envelhecimento (como a diabetes e o cancro) que ainda trabalham e jogam futebol.

Ler mais

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.