Quem sou eu? A perda da identidade no idoso

Por Susana Pedro , 27 de Novembro de 2018 Demência

Todos nós vivemos com a inevitabilidade das mudanças que vemos serem operadas em nosso redor e nas mais diferenciadas esferas. Assistimos a mudanças políticas, desde o ressurgimento de grupos de extrema direita, passando pelo neoliberalismo, que conduzem a modificações aos níveis económico e social.
Estas mudanças e transformações conduzem a uma agudização no levantamento de questões em relação à nossa identidade.

Read more

Longevidade: Estará tudo na família?

Por Susana Pedro , 20 de Novembro de 2018 Longevidade

Artigo por Eric Verdin, Presidente e CEO do Buck Institute for Research on Aging

Para muitos de nós, os nossos pais deram-nos muito. E, do ponto de vista genético, isso não poderia ser mais verdadeiro.  Mas de que forma essa herança genética influencia a nossa longevidade?

Read more

E se a Demência bater à sua porta?

Por Ana Palma , 16 de Novembro de 2018 Demência

Como já aludimos, envelhecer acarreta inúmeros desafios e traz consigo vastas modificações no modo como o sujeito que envelhece encara a vida que, entretanto, se modificou. Neste artigo falaremos de um grande desafio que chega, em inúmeros casos, aliado à velhice: a demência.

Read more

A minha mãe veio cá para casa!

Por Susana Pedro , 05 de Novembro de 2018 Dependência

Os cuidados assegurados em contexto domiciliário são frequentemente suportados por prestadores de cuidados informais, ou seja, pessoas que não são remuneradas para cuidar de alguém.
O dia 5 de novembro é dedicado aos Cuidadores Informais, ainda que estes não tenham um Estatuto próprio de momento. Este é um artigo que nos faz pensar e refletir sobre o estatuto do cuidador informal, com a história de alguém que tem de suportar a sua mãe, com os parcos recursos de que dispõe.
Esta história podia ser a sua, saiba mais!

Read more

Listas de espera em IPSS... um bicho de sete cabeças!

Por Susana Pedro , 25 de Outubro de 2018 Apoios Sociais

Em Portugal, existem inúmeras Instituições Particulares de Solidariedade Social, as IPSS, que se dedicam ao cuidado de idosos com necessidades de acompanhamento. Existem múltiplas motivações inerentes à entrada de um idoso numa vaga comparticipada em IPSS, entre as reformas e pensões reduzidas e a falta de família de retaguarda. Contudo, a possibilidade do idoso em ingressar num lar IPSS está associada, na maior parte dos casos, a algum tempo de espera, havendo constituídas as listas de espera para vagas sociais, que podem levar muito tempo.
Mas como funcionam estas listas de espera?

Read more