A minha mãe veio cá para casa!

Por Susana Pedro , 05 de Novembro de 2018 Longevidade

Os cuidados assegurados em contexto domiciliário são frequentemente suportados por prestadores de cuidados informais, ou seja, pessoas que não são remuneradas para cuidar de alguém.
O dia 5 de novembro é dedicado aos Cuidadores Informais, ainda que estes não tenham um Estatuto próprio de momento. Este é um artigo que nos faz pensar e refletir sobre o estatuto do cuidador informal, com a história de alguém que tem de suportar a sua mãe, com os parcos recursos de que dispõe.
Esta história podia ser a sua, saiba mais!

Read more

Listas de espera em IPSS... um bicho de sete cabeças!

Por Susana Pedro , 25 de Outubro de 2018 Lares e Residências

Em Portugal, existem inúmeras Instituições Particulares de Solidariedade Social, as IPSS, que se dedicam ao cuidado de idosos com necessidades de acompanhamento. Existem múltiplas motivações inerentes à entrada de um idoso numa vaga comparticipada em IPSS, entre as reformas e pensões reduzidas e a falta de família de retaguarda. Contudo, a possibilidade do idoso em ingressar num lar IPSS está associada, na maior parte dos casos, a algum tempo de espera, havendo constituídas as listas de espera para vagas sociais, que podem levar muito tempo.
Mas como funcionam estas listas de espera?

Read more

Como lidar com pessoas (idosas) muito difíceis?

Por Susana Pedro , 17 de Outubro de 2018 Longevidade

Neste artigo, traremos um exercício de empatia e reflexão em relação aos perfis de idosos mais difíceis. Lidar com Idosos pode ser algo bastante desafiante, já que nem todos encaram da mesma maneira o envelhecimento e a possibilidade de depender de outrem. 
Saiba quais são, porque são motivados e o que fazer nesses casos!

Read more

Entrevista a Maria Teresa Matias: «Procuro instituição que aceite a minha cadelinha»

Por Susana Pedro , 01 de Outubro de 2018 Lares e Residências

No dia do idoso, felicitamos a Maria Teresa! Maria Teresa tem 72 anos de pura vontade de viver. Acompanhada pela sua fiel Nikita, sem família e consciente da sua idade, Maria Teresa procurava junto do Lares Online já há alguns anos um lar que a acolhesse. Embora possua sequelas de uma doença que lhe afectou muito a infância, esta senhora ainda é autossuficiente e cuida da sua cadelinha, que é a sua família há 11 anos.

Muitos anos de procura e vários lares contactados através do Lares Online, assim como mais de 30 visitas a lares, deram frutos.

Read more

When visiting our website, you acept the cookies we use to improve your browsing experience.

 

Help?

+351 939 667 800