Guia para os residentes em lar de idosos em Odivelas

Por Sónia Domingues , 14 de Março de 2024 Lares e Residências


Um concelho que faz parte integrante da área metropolitana de Lisboa, mas que mantém uma identidade muito própria e enraizada. Odivelas encontra-se entre os municípios de Lisboa, Loures, Amadora e Sintra. No entanto, continua a preservar uma identidade muito própria, feita de momentos e monumentos históricos orgulhosamente preservados, que enchem de orgulho os habitantes de Odivelas.
Para os idosos que procuram um lar na zona de Lisboa, Odivelas oferece o urbanismo e a proximidade central da capital e, em simultâneo, uma envolvente histórica e mais calma, preenchida por zonas verdes de jardins que dão qualidade de vida aos residentes.
Neste artigo, vamos guiá-lo pela cidade de Odivelas, onde existem inúmeros benefícios para residir num lar de idosos. 

Read more

Guia para os residentes em lar de idosos em Nelas

Por Sónia Domingues , 07 de Março de 2024 Envelhecimento

Encaixado entre Viseu e Oliveira do Hospital, o concelho de Nelas nasceu da fusão entre Canas de Senhorim e Senhorim, que foi realizada durante as reformas liberais do século XIX, era então o país governado por D. Maria II. 

Bem no coração da Região do Dão, Nelas é um concelho tranquilo e pacato, perfeito para os idosos que não gostam da agitação das cidades grandes. No sopé da Serra da Estrela, entre os rios Dão e Mondego, Nelas é uma terra rica em tradições beirãs, que faz questão de preservar. Para quem procura lar de idosos nesta região central do país, Nelas poderá oferecer as condições mais adequadas.
Read more

Humanitude: o modelo de trabalho que diferencia a qualidade dos lares de idosos

Por Sónia Domingues , 23 de Fevereiro de 2024 Notícias

Como é possível conjugar empatia e respeito sem abdicar de um método profissional e estandardizado no cuidados aos residentes nos lares de idosos? Conjugar essas facetas pode parecer um mito ou uma fantasia inalcançável mas a realidade é que esta metodologia existe, apesar de só alguns lares a conhecerem e utilizarem. Trata-se da filosofia de cuidados Humanitude, idealizada e desenvolvida, inicialmente, por dois terapeutas franceses (Yves Gineste e Rosere Marescoti) e que tem vindo a ser aprimorada ao longo das últimas décadas. Este é um método que combina técnicas específicas para proporcionar um ambiente de conforto e dignidade àqueles que recebem os cuidados, mas que tem em atenção o conforto, a segurança e o profissionalismo dos cuidadores. 

A Metodologia Humanitude pode ser aplicada em vários cenários. Contudo, neste artigo, vamos concentrar-nos nos cuidados prestados em lar de idosos e em desvendar o Método Humanitude, que promove o bem-estar aos residentes no lar e melhores condições de trabalho aos cuidadores.
Read more

Terapias benéficas para a demência em lar de idosos

Por Sónia Domingues , 23 de Fevereiro de 2024 Demência

A demência é uma condição que afeta milhões por todo o mundo, torna-se particularmente desafiadora nos lares de idosos, onde a população mais vulnerável necessita de cuidados especializados.
Neste artigo, abordamos o desafio de desacelarar o processo de declínio dos idosos com demência, além de explorar os sintomas e tipos comuns da doença, e demonstramos a importância de escolher lares de qualidade, com cuidados e terapias que se adequem às necessidades do seu familiar idoso, para garantir o bem-estar dos residentes. A especialização em terapias inovadoras, como a terapia da arte e exercícios mnemónicos personalizados, destacam-se como abordagens distintas para abrandar o declínio da doença e promover uma qualidade de vida notável para os idosos com demência. 
Read more

As rotinas flexíveis que atraem idosos mais autónomos em lar

Por Sónia Domingues , 23 de Fevereiro de 2024 Profissionais

A rotina restrita de horários é uma característica comum a muitos lares de idosos.  É necessária uma certa organização e planeamento para que todos os residentes recebam os cuidados necessários. Contudo, a falta de flexibilidade e a imposição de uma rotina rígida já não atrai as famílias exigentes de hoje em dia, que procuram um lar que garanta uma maior liberdade e autonomia nos hábitos dos idosos e da realização de visitas, sem impor uma rotina persistente, como noutros tempos. ​Neste artigo, vamos explicar como pode criar uma fluência equilibrada entre a preservação da autonomia do idoso e a organização e distribuição dos serviços no seu lar de idosos.

Read more

When visiting our website, you acept the cookies we use to improve your browsing experience.