Como tornar a sua casa amiga do idoso?

Por Leonor Atalaia , 18 de Novembro de 2019 Idosos

Quando pensamos na maneira como gostávamos de envelhecer, existe a tendência para pensar em permanecer em nossa casa, perto dos amigos de longa data e fazer as atividades diárias do costume. Para que isso aconteça, a sua habitação tem de ter as condições adequadas. Assim, para garantir um dia-a-dia mais facilitado ou mesmo para poder receber um familiar idoso em sua casa, é necessário tomar medidas para que a casa se torne mais amiga do idoso.

Read more

Proteger o idoso do frio rigoroso

Por Joana Marques , 18 de Novembro de 2019 Idosos

Por natureza, os idosos são mais frágeis. O sistema imunitário não é tão resistente, as reservas funcionais são mais baixas e há uma menor capacidade de regular a temperatura do corpo. Os riscos para a saúde e bem-estar do idoso são acrescidos na transição do outono para o inverno.
Veja aqui como proteger o idoso do frio!
Read more

«65% dos cuidadores são mulheres que cuidam a tempo inteiro»

Por Susana Pedro , 11 de Novembro de 2019 Notícias

O dia do cuidador celebrou-se no dia 5 de novembro, precisamente há uma semana. Para nós, não foi o simples assinalar de efeméride, mas sim o início de um novo ciclo na abordagem aos cuidadores informais. Com a criação do Estatuto do Cuidador Informal, este debate foi aberto, e continuamos atentos a toda a comunidade de cuidadores do nosso país.

Reconhecemos o valor daqueles a quem chamámos de heróis através de um diploma simbólico. Para tal, em outubro desenvolvemos um formulário, que nos permitiu ficar a conhecer melhor a realidade destas pessoas.

Neste artigo, ficará a saber quem é, afinal, o cuidador informal no nosso país.

Read more

A circulação nos cuidados e na saúde do idoso

Por Joana Marques , 11 de Novembro de 2019 Idosos


Os problemas de circulação ocorrem quando existe uma anomalia na distribuição sanguínea, caracterizado pela dificuldade de movimentação do sangue pelas veias e artérias. Com o endurecimento das veias, a circulação passa a sentir dificuldades em alcançar os membros inferiores como pernas e pés.

Como o fluxo sanguíneo fica comprometido, esse estado pode levar a uma série de complicações, tal como a amputação de membros.

Neste artigo abordamos a circulação nos cuidados e na saúde dos idosos, incluindo um conjunto de sugestões preventivas.

Read more

O negócio dos lares de idosos - maiores riscos e desafios

Por Susana Pedro , 04 de Novembro de 2019 Profissionais

A população portuguesa está a envelhecer. De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, prevê-se que até 2080 a população portuguesa irá diminuir para os 7,5 milhões de pessoas, descida que reflete a diminuição do número de jovens, mas que se contrapõe com o aumento da população idosa, dos 2,1 para os 2,8 milhões.
Esta realidade coloca as pessoas idosas na linha da frente como públicos-alvo de muitos negócios mas também cria alguns desafios para os lares de idosos já existentes, que começaram já um processo de reajuste do seu funcionamento às necessidades destas pessoas.

Read more

When visiting our website, you acept the cookies we use to improve your browsing experience.

 

Help?

+351 939 667 800