9 em cada 10 idosos iria para um lar com o seu animal de estimação

Por Susana Pedro , 25 de Junho de 2019 Idosos

Constatamos há muito que a maioria dos lares não recebe animais de estimação de pessoas idosas. Mesmo que isto traga um acréscimo de trabalho e responsabilidade, acaba por constituir uma fonte inesgotável de amor e carinho para os seus residentes. Assim, pessoas mais autónomas, que desejariam viver na companhia de outras pessoas, sem prescindir dos seus fiéis amigos, acabam por não considerar a entrada num lar de idosos.
 
Para demonstrar esta realidade em números, elaborámos um inquérito com uma pergunta muito simples.

Read more

Compreender a depressão na terceira idade

Por Ana Palma , 24 de Junho de 2019 Envelhecimento

Temos vindo a aludir às modificações físicas, cognitivas e sociais potenciadas pelo envelhecimento. Assim, a solidão decorrente da perda de atividade ou conexão social associada à perda de um ente querido, como o companheiro (a), a possibilidade de perda das funções motoras ou a degeneração das capacidades cognitivas vêm precipitar o aparecimento da depressão na terceira idade.

Read more

O caminho das pedras para obter licença na abertura de um lar de idosos

Por Susana Pedro , 04 de Junho de 2019 Profissionais

O Lares Online promoveu uma sondagem, via newsletter, para tentar perceber que impacto tem a legislação e todos os pressupostos que dela derivam, não só na abertura mas também no funcionamento dos Lares de Idosos.

Esta sondagem tentou fazer-nos saber mais acerca do halo temporal que decorre desde a entrada de requerimento nos serviços competentes e a a obtenção da autorização de utilização municipal e da obtenção da licença de funcionamento da Segurança Social.

Saiba quais os resultados desta sondagem a profissionais!

Read more

6 Directores Técnicos para se inspirar

Por Catarina Bouca , 28 de Maio de 2019 Profissionais

O bom funcionamento de uma residência para idosos reside numa direcção técnica competente. Estes profissionais suportam grande responsabilidade, já que está a seu cargo toda a gestão diária do equipamento. Além disso, são os directores técnicos que comunicam com os familiares dos idosos, fazendo a apresentação inicial da residência e, numa fase seguinte, trabalhando o idoso em conjunto com a família.

Conheça o que pensam 6 directores técnicos do nosso país sobre a profissão que exercem: os principais desafios que enfrentam, as áreas que mais os fascinam e as inovações que procuram introduzir no quotidiano das residências para idosos. 

Read more

When visiting our website, you acept the cookies we use to improve your browsing experience.

 

Help?

+351 939 667 800