A perda faz parte dos lares: Gerir o luto nas suas equipas

Por Sónia Domingues, atualizado a 13 de Junho de 2023 Profissionais

Os profissionais que trabalham num lar são confrontados com a perda periodicamente. Apesar de a perda ser inerente à condição de trabalhar com idosos, pode desencadear uma sobrecarga emocional e constituir um verdadeiro desafio, sobretudo nos profissionais que estão mais expostos diariamente aos idosos, como os auxiliares e os enfermeiros que tratam dos residentes. 
Saiba neste artigo Lares Online como gerir o luto e o sentimento de perda nos profissionais do seu lar de idosos.

Read more

A morte é sazonal. Como proteger os idosos?

Por Susana Pedro, atualizado a 13 de Junho de 2023 Idosos

A mortalidade é algo cada vez mais na ordem do dia. Embora a esperança média de vida esteja muito elevada, esse é o ponto que leva a que a população (com cada vez mais idosos) a ter uma taxa de morte maior.

Há picos de mortalidade, em parte devido a condições intrínsecas à população, como a percentagem de idosos, e em parte devido a condições externas, como a temperatura atmosférica. Mas como conseguimos proteger os idosos destes picos de morte?

Read more

A minha residência sénior não cativa idosos autónomos, porquê?

Por Sónia Domingues, atualizado a 13 de Junho de 2023 Profissionais

Hoje, as residências sénior apostam em serviços mais diferenciados, com qualidade que não era habitual nos lares de idosos mais tradicionais. Mas, apesar de as residências sénior estarem equipadas com quartos e espaços comuns atrativos e oferecerem serviços premium, algumas continuam a não atrair os idosos mais ativos e ainda autónomos. Este é um público que interessa às residências sénior, porque podem usufruir dos serviços por mais anos, e não carecem de tantos cuidados, que cansam e ocupam os colaboradores. Neste artigo, vamos conhecer os motivos que desmotivam os idosos a residir no seu lar enquanto são autónomos e ativos.

Read more

A minha mãe veio cá para casa!

Por Susana Pedro, atualizado a 13 de Junho de 2023 Dependência

Os cuidados assegurados em contexto domiciliário são frequentemente suportados por prestadores de cuidados informais, ou seja, pessoas que não são remuneradas para cuidar de alguém.
O dia 5 de novembro é dedicado aos Cuidadores Informais, ainda que estes não tenham um Estatuto próprio de momento. Este é um artigo que nos faz pensar e refletir sobre o estatuto do cuidador informal, com a história de alguém que tem de suportar a sua mãe, com os parcos recursos de que dispõe.
Esta história podia ser a sua, saiba mais!

Read more