Humanitude: o modelo de trabalho que diferencia a qualidade dos lares de idosos

Por Sónia Domingues , 23 de Fevereiro de 2024 Notícias

Como é possível conjugar empatia e respeito sem abdicar de um método profissional e estandardizado no cuidados aos residentes nos lares de idosos? Conjugar essas facetas pode parecer um mito ou uma fantasia inalcançável mas a realidade é que esta metodologia existe, apesar de só alguns lares a conhecerem e utilizarem. Trata-se da filosofia de cuidados Humanitude, idealizada e desenvolvida, inicialmente, por dois terapeutas franceses (Yves Gineste e Rosere Marescoti) e que tem vindo a ser aprimorada ao longo das últimas décadas. Este é um método que combina técnicas específicas para proporcionar um ambiente de conforto e dignidade àqueles que recebem os cuidados, mas que tem em atenção o conforto, a segurança e o profissionalismo dos cuidadores. 

A Metodologia Humanitude pode ser aplicada em vários cenários. Contudo, neste artigo, vamos concentrar-nos nos cuidados prestados em lar de idosos e em desvendar o Método Humanitude, que promove o bem-estar aos residentes no lar e melhores condições de trabalho aos cuidadores.
Read more

Terapias benéficas para a demência em lar de idosos

Por Sónia Domingues , 23 de Fevereiro de 2024 Demência

A demência é uma condição que afeta milhões por todo o mundo, torna-se particularmente desafiadora nos lares de idosos, onde a população mais vulnerável necessita de cuidados especializados.
Neste artigo, abordamos o desafio de desacelarar o processo de declínio dos idosos com demência, além de explorar os sintomas e tipos comuns da doença, e demonstramos a importância de escolher lares de qualidade, com cuidados e terapias que se adequem às necessidades do seu familiar idoso, para garantir o bem-estar dos residentes. A especialização em terapias inovadoras, como a terapia da arte e exercícios mnemónicos personalizados, destacam-se como abordagens distintas para abrandar o declínio da doença e promover uma qualidade de vida notável para os idosos com demência. 
Read more

As rotinas flexíveis que atraem idosos mais autónomos em lar

Por Sónia Domingues , 23 de Fevereiro de 2024 Profissionais

A rotina restrita de horários é uma característica comum a muitos lares de idosos.  É necessária uma certa organização e planeamento para que todos os residentes recebam os cuidados necessários. Contudo, a falta de flexibilidade e a imposição de uma rotina rígida já não atrai as famílias exigentes de hoje em dia, que procuram um lar que garanta uma maior liberdade e autonomia nos hábitos dos idosos e da realização de visitas, sem impor uma rotina persistente, como noutros tempos. ​Neste artigo, vamos explicar como pode criar uma fluência equilibrada entre a preservação da autonomia do idoso e a organização e distribuição dos serviços no seu lar de idosos.

Read more

Guia para os residentes em lar de idosos na Póvoa de Lanhoso

Por Sónia Domingues , 23 de Fevereiro de 2024 Envelhecimento

Este é um guia exclusivo que explora porque o concelho da Póvoa de Lanhoso é a escolha ideal para idosos que procuram integrar um lar adaptado às suas necessidades. Localizada no coração do Minho, nas proximidades da cidade de Braga, a pequena dimensão desta vila, com seus 24.031 habitantes, a torna o refúgio perfeito para aqueles que desejam encontrar um lar de idosos longe da agitação dos grandes centros urbanos. Ao mesmo tempo, a sua proximidade estratégica oferece acesso rápido aos serviços e cuidados disponíveis nas cidades. Acompanhe-nos nesta jornada pela encantadora vila minhota, enquanto destacamos os inúmeros benefícios de escolher Póvoa de Lanhoso como o destino ideal para o envelhecimento ativo e acolhedor.

Read more

Hanik Torres: Yoga, a harmonia do movimento em lar de idosos

Por Sónia Domingues , 23 de Fevereiro de 2024 Notícias

Ainda jovem e com uma carreira académica extensa que culminou num doutoramento em Ciências da Educação e Saúde, Hanik Torres dedicou-se de corpo e alma à arte do yoga, algo que ninguém poderia prever. Mas esta é apenas uma parte da sua peculiar história de vida.
Viveu a sua infância, adolescência e fase pré adulta no Estado brasileiro de São Paulo. Dedicou-se aos estudos e depois de terminar a licenciatura de Relações Internacionais e História na Universidade Federal de São Paulo, deparou-se com a oportunidade invulgar de ir estagiar, enquanto professora, num Hospital Oncológico para crianças. Hanik considera esta experiência como a “mais intensa” da sua vida, fez com que visse o mundo de outra forma. Entretanto, inscreveu-se numa aula de yoga, enquanto aluna, e nunca mais parou. Hoje, dedica-se a tempo inteiro a esta prática milenar. 
Ao vir para Portugal, surgiu a oportunidade de dar aulas de yoga num lar de idosos. Neste artigo, contamos a história da Hanik, que expõe os inúmeros benefícios que esta atividade pode representar. Benefícios que ultrapassam a mobilidade física e desenvolvem uma nova forma de encarar a vida, centrada no presente e no agora. 
Read more

When visiting our website, you acept the cookies we use to improve your browsing experience.