Por Sónia Domingues, atualizado a 21 de Junho de 2023 Demência
À medida que os anos passam, é comum os idosos apresentarem dificuldades de audição. É a terceira patologia mais comum da população idosa, a seguir à artrite e hipertensão. Mas, apesar de ser uma disfunção muito frequente, poucos conhecem as consequências da perda de audição no idoso. Neste artigo, vamos saber mais sobre esta patologia clínica e os riscos que estão associados à perda de audição.
Read more Por Carolina França, atualizado a 21 de Junho de 2023 Longevidade
Caminhar é uma ótima forma de exercício físico para idosos. É uma maneira eficaz de reduzir o risco de doenças crónicas e melhorar a saúde e bem-estar em geral.
Conheça agora as vantagens deste tipo de exercício e como implementar na sua rotina diária.
Read more Por Catarina Bouca, atualizado a 21 de Junho de 2023 Idosos
A violência financeira contra pessoas da terceira idade é uma realidade bem mais frequente do que possamos imaginar. Muitas vezes, este tipo de abuso não chega a ser denunciado porque o idoso não se apercebe de que está a ser enganado, ou não sabe onde se dirigir para denunciar a situação ou simplesmente porque, devido ao isolamento a que não raras as vezes a população sénior está confinada, não existem terceiros à volta que tenham conhecimento do caso e que possam apresentar queixa.
Read more Por Ana Palma, atualizado a 21 de Junho de 2023 Envelhecimento
Temos vindo a aludir às modificações físicas, cognitivas e sociais potenciadas pelo envelhecimento. Assim, a solidão decorrente da perda de atividade ou conexão social associada à perda de um ente querido, como o companheiro (a), a possibilidade de perda das funções motoras ou a degeneração das capacidades cognitivas vêm precipitar o aparecimento da depressão na terceira idade.
Read more Por Mariana Camargo, atualizado a 21 de Junho de 2023 Lares e Residências
Os Lares de idosos, como já dissemos em vários artigos previamente, são muitas vezes a melhor opção para idosos que já não conseguem realizar as suas atividades diárias sozinhos, ou que necessitam de algum auxílio profissional para a manutenção do seu bem-estar. Entretanto, os familiares podem ficar inseguros, já que não sabem muito bem o que se passa no dia-a-dia do lar, quais seriam as atividades dos idosos, as suas rotinas, e os serviços prestados.
Por isso, a Lares Online preparou este artigo para que os familiares de idosos tenham todas as informações necessárias para saber como se vive num lar de idosos em Portugal.
Read more