O idoso com dor: O que fazer para ajudar?

Por Carolina França , 03 de Março de 2020 Envelhecimento

Qualquer que seja o contexto, na comunidade ou institucionalizado em casas de repouso, a dor é um sintoma comum entre os idosos e pode ter uma forte repercussão na sua qualidade de vida.
Condições comuns, como a medicação, múltiplas doenças associadas e declínio da função física e mental, geram um grande desafio aos profissionais de saúde na gestão da dor nesta população. Este artigo aborda as dificuldades na avaliação e tratamento no controlo da dor crónica em pessoas com idade avançada.

Read more

Benefícios da fisioterapia na prevenção de quedas em idosos

Por Carolina França , 19 de Fevereiro de 2020 Profissionais

​A queda é a principal causa de acidente em pessoas com mais de 65 anos, e pode levar à perda de autonomia ou ao desenvolvimento de condições médicas mais graves. Conviver com um familiar idoso é conhecer os desafios do medo de cair.
A boa notícia é que as quedas podem ser evitadas e existe um profissional que pode ajudá-lo na prevenção destes eventos: o fisioterapeuta.

Read more

O papel do fisioterapeuta num lar para idosos

Por Carolina França , 28 de Janeiro de 2020 Profissionais

A fisioterapia pode e deve ser vista como uma parte importante do cuidado do idoso, porém é um processo exigente e, para se obter todos os benefícios, deve ser realizada com frequência.
A presença de um terapeuta no lar elimina algumas preocupações e pode ser um fator diferenciador. O profissional desloca-se até à instituição, diminuindo a quantidade de tempo e energia gastos. Em alguns casos, o idoso poderá participar em mais sessões por semana e o tratamento progride mais rapidamente.

Read more

Perguntas e respostas para compreender o novo Estatuto do Cuidador Informal

Por Carolina França , 20 de Janeiro de 2020 Notícias

Em Portugal, existem aproximadamente 800 mil cuidadores informais, na maioria mulheres, que dedicam cuidados a familiares dependentes. Há muito tempo que a comunidade de cuidadores exige amparo do Estado para regulamentar direitos e deveres e estabelecer medidas de apoio para aliviar a sobrecarga física, psicológica e financeira a que estão submetidos.

No dia 10 de janeiro, foi publicada a Portaria de Regulamentação do Estatuto do Cuidador Informal, que regula os direitos e deveres dos cuidadores e pessoas cuidadas, aprovado em setembro passado pela Lei nº 100/2019. Entenda os principais pontos do estatuto que já foram regulamentados e os que ainda aguardam esclarecimentos.
Read more

When visiting our website, you acept the cookies we use to improve your browsing experience.