[Covid-19] Governo declara que lares não podem suspender as admissões

Por Susana Pedro , 17 de Março de 2020 Notícias

Esta segunda-feira, dia 16 de março, iniciou-se o período de concretização das medidas tomadas pelo Governo para fazer frente ao contágio em larga escala do novo coronavírus, que potencia a doença Covid-19.
Com base nos termos do Decreto-Lei n.º10-A/2020 de dia 13 de março de 2020, ficaram suspensas algumas atividades de apoio social. Mas a atividade dos lares de idosos, e novas admissões, nunca foram contempladas neste documento. Saiba mais!

Read more

[Lares de Idosos] Em caso de suspeita de Covid-19

Por Susana Pedro , 13 de Março de 2020 Notícias

Este é um momento-chave naquilo que é o combate do nosso país contra a propagação da doença Covid-19. Ontem, o governo, na pessoa do primeiro ministro António Costa, apresentou um conjunto de medidas fortes nas mais diversas áreas sociais: educação, saúde, serviços sociais, estabelecimentos, empresas. Entre as medidas, foi alargada a suspensão de visitas de familiares de idosos residentes em lares (não só na região Norte, mas agora em todo o país).

Read more

Covid-19: A importância dos lares neste momento

Por Susana Pedro , 11 de Março de 2020 Notícias

A Covid-19 está a provar ser um sério problema na nossa sociedade. De casos novos todos os dias a condicionamento ou encerramento generalizado de eventos, equipamentos e serviços, ninguém está indiferente ao fenómeno.
​Sendo a população portuguesa bastante envelhecida, importa de facto preocuparmo-nos com o maior grupo de risco. Veja neste artigo o papel preponderante que têm os lares de idosos num cenário de crise na saúde pública.

Read more

Covid-19: comunicar em lar de idosos num momento de crise

Por Susana Pedro , 09 de Março de 2020 Profissionais

Agora que a Covid-19 está entre a população portuguesa, e tendo em conta a multiplicação de casos em Itália e Espanha, o risco de propagação é cada vez maior, e exige cuidados.
Mais do que nunca, é importante proteger os idosos de quaisquer riscos desnecessários, sem que isso implique uma ansiedade adicional, pois está comprovado que o stress prejudica o sistema imunitário. Veja aqui como gerir esta situação com as famílias!

Read more

Há uma idade limite para o idoso deixar de conduzir?

Por Susana Pedro , 26 de Fevereiro de 2020 Envelhecimento

Para muitos de nós, ter uma carta de condução válida é sinónimo de independência, e não é diferente para os idosos, que atualmente conduzem com mais frequência e até uma idade mais tardia. 
​Legalmente, não existe uma idade limite para se deixar de conduzir e para um idoso a decisão de deixar conduzir é um tema sensível. Se acha que chegou a altura em que o seu familiar idoso deve deixar de conduzir, este artigo é para si! Descubra quais são os sinais de alerta e o que pode fazer para o ajudar a tomar uma decisão difícil.

Read more

When visiting our website, you acept the cookies we use to improve your browsing experience.