Vida ativa em lar: Maria da Luz Tiago

Por Sónia Domingues , 13 de Outubro de 2021 Idosos

Nascida a 22 de fevereiro de 1920, na aldeia de  Santa Bárbara de Nexe, concelho de Faro, Maria da Luz Tiago vive há já cinco anos na Residência Sénior Domus Aurea, em Sintra. E, se primeiro resistiu à ideia de morar num lar, agora não trocava «nem por nada» a vida na residência sénior, onde tem vindo a aprofundar a sua poesia, tendo até escrito um livro…

Ler mais

Plano de hidratação: como prevenir a hospitalização do idoso

Por Mariana Camargo , 12 de Outubro de 2021 Envelhecimento

A desidratação é um dos problemas mais frequentes em idosos, e também um dos mais difíceis de monitorizar. Mas as consequências podem ser graves, resultando, muitas vezes, na hospitalização do idoso.

É de extrema importância que cuidadores e familiares sejam capazes de reconhecer a importância da manutenção de uma hidratação adequada, e as necessidades normais de ingestão hídrica no idoso além das formas de monitorizar o idoso. Neste artigo vamos salientar quais são os principais sinais da desidratação do idoso, e também alguns métodos que ajudam no processo de hidratação em diversas circunstâncias no dia-a-dia dos mais velhos.

Ler mais

Quem é o idoso, em 2021?

Por Sónia Domingues , 30 de Setembro de 2021 Longevidade

O que é que define ser idoso no ano de 2021, em pleno século XXI? Quais são as características do Homem que fazem com que ele passe da chamada idade ativa para um estado de senioridade? Será que a pandemia de Covid-19 veio alterar a nossa perspetiva em relação ao conceito de idoso?

 A Organização Mundial da Saúde (OMS) caracteriza o idoso como alguém com mais de 60 anos. Mas será a idade mais do que um número?
Ler mais

O sucesso num Lar Online: Tânia Roque

Por Susana Pedro , 24 de Setembro de 2021 Profissionais

Tânia Roque é Diretora Técnica da Residência Sénior Sítio Verde, em Odivelas. Licenciada em Educação Social, Tânia é responsável pela coordenação da equipa que assegura o bem estar dos residentes, assim como pelo contato direto com as famílias.

Começou funções numa residência sénior no mês de março de 2020. Tânia é uma diretora técnica de força, que partilhou com o Lares Online um pouco da sua experiência.
Ler mais

[Covid-19] Tipo de lares que correm menos riscos

Por Catarina Sousa , 16 de Setembro de 2021 Notícias

Todos experienciámos a grande mudança que a recente pandemia mundial provocou nas nossas vidas, e conhecemos os efeitos que teve na população mais idosa. 

Em Portugal foram muitos os lares de idosos que sofreram com a Covid-19. No entanto, houve casos bem-sucedidos, e exemplos a registar, para um futuro mais tranquilo. Há um tipo de lares que registou menos casos de Covid-19 e até menos mortes. Saiba mais neste artigo!

Ler mais

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.

Ajuda?

(+ 351) 939 667 800