«65% dos cuidadores são mulheres que cuidam a tempo inteiro»

Por Susana Pedro , 11 de Novembro de 2019 Notícias

O dia do cuidador celebrou-se no dia 5 de novembro, precisamente há uma semana. Para nós, não foi o simples assinalar de efeméride, mas sim o início de um novo ciclo na abordagem aos cuidadores informais. Com a criação do Estatuto do Cuidador Informal, este debate foi aberto, e continuamos atentos a toda a comunidade de cuidadores do nosso país.

Reconhecemos o valor daqueles a quem chamámos de heróis através de um diploma simbólico. Para tal, em outubro desenvolvemos um formulário, que nos permitiu ficar a conhecer melhor a realidade destas pessoas.

Neste artigo, ficará a saber quem é, afinal, o cuidador informal no nosso país.

Ler mais

A circulação nos cuidados e na saúde do idoso

Por Joana Marques , 11 de Novembro de 2019 Idosos


Os problemas de circulação ocorrem quando existe uma anomalia na distribuição sanguínea, caracterizado pela dificuldade de movimentação do sangue pelas veias e artérias. Com o endurecimento das veias, a circulação passa a sentir dificuldades em alcançar os membros inferiores como pernas e pés.

Como o fluxo sanguíneo fica comprometido, esse estado pode levar a uma série de complicações, tal como a amputação de membros.

Neste artigo abordamos a circulação nos cuidados e na saúde dos idosos, incluindo um conjunto de sugestões preventivas.

Ler mais

O negócio dos lares de idosos - maiores riscos e desafios

Por Susana Pedro , 04 de Novembro de 2019 Profissionais

A população portuguesa está a envelhecer. De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, prevê-se que até 2080 a população portuguesa irá diminuir para os 7,5 milhões de pessoas, descida que reflete a diminuição do número de jovens, mas que se contrapõe com o aumento da população idosa, dos 2,1 para os 2,8 milhões.
Esta realidade coloca as pessoas idosas na linha da frente como públicos-alvo de muitos negócios mas também cria alguns desafios para os lares de idosos já existentes, que começaram já um processo de reajuste do seu funcionamento às necessidades destas pessoas.

Ler mais

3 Coisas que um lar de idosos nunca lhe dirá no primeiro contacto

Por Joana Marques , 04 de Novembro de 2019 Lares e Residências


A entrada de um idoso num lar tem um conjunto de implicações. Cada parte envolvida irá tentar retirar o melhor proveito para si, o que pode gerar algum desentendimento. Para que exista harmonia, é imperativo conhecer os contornos de todo o processo.

Existem assuntos delicados, que os lares normalmente evitam referir num primeiro contacto. Fique a conhecê-los neste artigo, desta forma conseguirá preparar-se melhor para uma situação futura.
Ler mais

Lares ilegais: os perigos da clandestinidade

Por Joana Marques , 29 de Outubro de 2019 Notícias

Há notícias que ao serem tão recorrentes deixam de chocar e indignar. Todos os anos, na comunicação social, são divulgados números preocupantes de ações de fiscalização a lares de idosos que resultam em encerramento por falta de licenciamento ou de condições.

Esta semana foi divulgado que o Instituto da Segurança Social fez 508 ações de fiscalização desde o início do ano até 30 de Setembro, das quais 93 resultaram em encerramento. Em média, a Segurança Social fechou compulsivamente dez lares por mês porque funcionam na clandestinidade.

Ler mais

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.

Ajuda?


Para saber preços e vagas?

Ligue 939 667 800