"Mãe, vai ter que ir para um Lar de Idosos..." Como falar sobre isso?

Por Marina Lopes , 08 de Março de 2018 Lares e Residências


"Mãe, vai ter que ir para um lar de idosos…". Como falar sobre isso?














Por vezes, surgem sinais que nos indicam que algo pode não estar bem com aqueles que amamos. Apesar de ainda assistirmos à realização de um discurso coerente por parte dos nossos familiares mais velhos, podemos começar a presencear repetições de pequenos acidentes, confusões com a medicação, quedas constantes, cenários de isolamento e de depressão, ou, mesmo um emagrecimento acentuado, e, começam a preocupar-nos com a segurança e o bem-estar dos nossos familiares idosos.

Nesta altura, damos por nós a ponderar se, eventualmente, a "nossa própria mãe" não deveria viver acompanhada. E, em Portugal, é muito comum adiarmos este tipo de decisão, por entendermos como precoce colocar os nossos familiares idosos num lar enquanto têm discernimento. Mas, esta avaliação não é linear.

Ler mais

Longevidade para lá dos 100

Por Marina Lopes , 22 de Janeiro de 2018 Longevidade

Um artigo de Stephen S. Hall publicado no National Geographic, como grande reportagem na área da ciência, relata casos de pessoas idosas centenárias fortes e com uma memória prodigiosa, e, de pessoas imunes a doenças crónicas que surgem durante o envelhecimento (como a diabetes e o cancro) que ainda a trabalham e jogam futebol.

Ler mais

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação.

Ajuda?

+351 939 667 800