Como lidar com pessoas (idosas) muito difíceis?

Por Susana Pedro , 17 de Outubro de 2018 Envelhecimento


​Envelhecer é um processo biológico natural e impossível de reverter. Contudo, este é, também, um processo cheio de complexidade, e nem sempre fácil, sobretudo porque se agrava o grau de dependência de quem envelhece. Lidar com idosos pode ser algo bastante desafiante, já que nem todos encaram da mesma maneira o envelhecimento e a possibilidade de depender de outrem. Neste artigo iremos visitar idosos com perfis muito difíceis.



O processo de Envelhecimento

Envelhecer, embora seja algo iminentemente integrante do devir do percurso humano, não é algo linear, já que existem diferenças muito interligadas à situação económica e social ou à condição física, e que podem mudar de idoso para idoso.


​O envelhecimento não é um processo linear.



Envelhecer não é um processo, ainda que absolutamente natural e inexorável, facilmente encarado com alguma serenidade, já que é bastante associado a um elevado grau de dependência, gerada pela diminuição da saúde física ou mental. Para além disto, existe sempre alguma resistência generalizada em aceitar mudanças no quotidiano e a adoção de um novo modelo de vivência.

Por este motivo, é necessário que as comunidades encarem a ideia de que para os idosos o envelhecimento é um processo complexo e muitas vezes angustiante e que, em virtude disso, e por ser algo que a todos diz respeito, é necessário desenvolver empatia e compaixão para com quem já entrou nessa fase da sua vivência humana.



Porque alguns idosos se tornam difíceis?

Ora, partindo da premissa que o envelhecimento é algo inevitável e um processo de reajustamento para com o dia-a-dia e para com o Outro, é necessário perceber que os idosos passam por uma fase que pode ser realmente angustiante e que nem sempre têm os mecanismos certos de adaptação a esta nova realidade. Ainda é necessário, por parte da comunidade, não esquecer que o idoso vai perdendo os papéis que assumiu durante um largo período da sua vivência. Estes não só passam de cuidadores a serem cuidados como, ainda, têm que lidar com a sua retirada da vida ativa, o que, para alguns, pode ser algo realmente difícil de encarar.


Os idosos passam de ser cuidadores a ser cuidados, lidando ainda com o término da vida ativa, o que não é fácil.



É, por este motivo, natural e compreensível que a entrada na velhice traga um rol de emoções ao idoso, e que nem sempre seja fácil, para este, percebê-las, encaixá-las na nova realidade ou controlá-las.

Contudo, para além do idoso, também é necessário relembrar e prestar atenção ao papel importantíssimo do cuidador que, não raras vezes, também é afetado por estas alterações emocionais, físicas e económicas na vivência daquele que é o objeto do seu cuidado. A figura do cuidador é essencial já que ela é o garante da manutenção da dignidade humana da pessoa idosa

Ora, o cuidador é confrontado com a miríade de emoções que se alojam no idoso e, por este motivo, é um alvo muito vulnerável e permeável aos estados de espírito daquele.



Perfis de idosos muito difíceis:


De entre os perfis de idosos difíceis e que lutam continuamente com as mudanças operadas nas suas vidas, existem diferentes tipos muito bem identificados. Assinalamos três tipos:

1 – O idoso Irredutível

Este perfil demarca-se sobretudo pela inflexibilidade por parte do idoso em readaptar-se às mudanças verificadas na sua vida. Por este motivo, ao não encarar ou aceitar a sua nova realidade ou condição física, recusa os serviços do cuidador. Tal atitude pode resultar num risco concreto e real em relação à sua saúde e até segurança. Esta situação pode desembocar num estado de exaustão física e emocional para os filhos ou cuidadores.



2 – O idoso Patriarca

Como o próprio nome indica, o Idoso Patriarca é aquele que exerce uma autoridade dogmática sobre os seus cuidadores ou familiares. Do mesmo modo que o perfil do Idoso Irredutível, não facilita a prestação de auxílio, pois não compreende o real estado das suas necessidades e carências, já que é extremamente conservador e agarrado, de certo modo, à sua figura marcante no seio familiar. Demonstra, portanto uma certa inflexibilidade no seu comportamento.



3 – O idoso Manipulador

Este tipo de idoso difícil, o Manipulador, tem uma elevada propensão para a auto-comiseração, conseguindo manipular as pessoas em seu redor. Por norma, queixa-se muito de modo a chamar sobre si toda a atenção dos cuidadores e familiares. Este tipo de comportamento poderá estar intrinsecamente ligado à necessidade de o idoso voltar a ter o poder de controlar situações, como aconteceu sempre ao longo da sua vida adulta. Assim, esta atitude poderá ser um modo de reaver esse controlo perdido. Contudo, é necessário avaliar bem cada situação já que a linha que separa um idoso Manipulador de um caso de demência poderá ser muito ténue.



Como lidar com idosos difíceis?


​Uma das coisas essenciais e que reforça o que dissemos anteriormente é que, apesar dos perfis que foram apresentados, do Idoso Irredutível, Patriarca ou Manipulador, é necessário criar laços fortes de empatia e compaixão por estes idosos. Colocarmo-nos de espírito e mente no lugar daquele Outro que um dia, inevitavelmente, seremos nós. É indispensável perceber que as mudanças bruscas no quotidiano são difíceis de processar e encaixar e que, quantas vezes, são imensamente difíceis! Este é o primeiro passo para lidar eficazmente com um idoso de perfil mais complexo. Ele pode ser um desafio à nossa capacidade de nos vermos espelhados nos olhos do Outro.

Apesar de tudo isto, é importante, como modo de garantir a dignidade física e mental do idoso, comunicar com ele assertivamente, compreendendo a complexidade das suas emoções mas sendo muito claro e seguro em relação à necessidade de serem assegurados os seus cuidados como modo de prevenir qualquer incidente que coloque em risco a sua saúde ou segurança.

Não sendo fácil lidar com idosos de perfil mais complexo, podemos, contudo, dizer que desafiam, numa base diária, a nossa capacidade de nos ligarmos a eles e de, certo modo, de nos revermos neles e repensarmos o fluxo natural do devir humano, de uma outra maneira.


Criando laços fortes de empatia e compaixão 


Colocando-nos de espírito e mente no lugar do Outro


Comunicando assertivamente


Compreendendo a complexidade das emoções que pode sentir


Sendo claro em relação aos cuidados necessários




Procura lar para idosos difíceis? 

Para uma escolha segura, submeta um pedido.

When visiting our website, you acept the cookies we use to improve your browsing experience.