3 Razões para não ter medo da Covid-19 hoje em lares de idosos

Por Susana Pedro , 18 de Maio de 2020 Lares e Residências

Esta semana fica marcada por finalmente serem retomadas as visitas de familiares em lar de idosos. A DGS elaborou um conjunto de normas a ser seguidas para que os idosos institucionalizados não fiquem mais tempo sem receber visitas.

Muitos idosos precisam de facto de apoio, e as famílias lentamente voltam lentamente a ter uma vida laboral preenchida, com a abertura das creches e recomeço das aulas dos mais pequenos. Mas há algumas razões para não ter medo da Covid-19 em lares agora, veja neste artigo quais são.

Read more

[Covid-19] As máscaras faciais de algodão são eficazes?

Por Susana Pedro , 29 de Abril de 2020 Idosos

Desde o início desta pandemia, quando surgiram os primeiros casos positivos na China, que nos deparámos com uma grande diferença: entre o uso generalizado de máscaras cirúrgicas nos países asiáticos e a quase não utilização delas na Europa. 

Entretanto, após as especulações nos preços, a escassez de máscaras levou a que fossem criadas novas alternativas. Mas as máscaras que vemos à venda de algodão ou outros tecidos são também eficazes?
Read more

Como estão a ser retomadas as visitas em lares, na Europa?

Por Susana Pedro , 29 de Abril de 2020 Notícias

Estas últimas semanas, temos ouvido desejos de várias partes para que o país gradualmente volte ao normal. Temos vivido um período de maior recolhimento em casa, com a maioria dos estabelecimentos que frequentávamos fechados. As empresas em geral tiveram de rever os seus métodos de trabalho, promovendo o trabalho a partir de casa sempre que possível e racionando os restantes campos.

Esta situação não irá continuar durante muito mais tempo. É importante, sim, controlar o surto de Covid-19, mas Portugal e os portugueses têm de voltar a funcionar. Os idosos, que se viram privados de centros de dia e de convívio, alguns de apoio domiciliário, não poderão ficar a aguardar sem fim à vista.

Read more

[Covid-19] Como responderam os lares à falta de pessoal?

Por Susana Pedro , 09 de Abril de 2020 Notícias

Entre os dias 2 e 7 de abril, o Lares Online promoveu uma sondagem junto dos responsáveis de lares licenciados pela Segurança Social. O objetivo desta sondagem era perceber como estavam as equipas de profissionais destes lares.
Procurámos perceber qual foi a forma de encarar a pandemia, e quais as medidas adicionais relativas ao trabalho dos colaboradores dos lares. Vamos ver, afinal, como responderam as equipas dos lares ao Covid-19?

Read more

5 formas de estar perto dos seus familiares idosos nesta Páscoa

Por Susana Pedro , 07 de Abril de 2020 Idosos

A Páscoa é tipicamente uma altura festiva em Portugal. Sendo um momento tradicional de reunião familiar, este ano terá de ser diferente. Devido ao Covid-19, não nos podemos deslocar para perto da família, principalmente dos nossos pais e avós mais velhos. No entanto, este não tem de ser um fim de semana solitário, pode ser a oportunidade perfeita para nos animar e nos distrair das notícias.
Para ajudá-lo a aproveitar o feriado enquanto fica a família toda segura em casa ou num lar de idosos, reunimos algumas maneiras festivas de comemorar com os mais velhos, mesmo que se encontrem longe.

Read more

When visiting our website, you acept the cookies we use to improve your browsing experience.