Longevidade: 6 hábitos que podem limitar a esperança de vida do idoso

Por Sónia Domingues , 21 de Novembro de 2023 Longevidade

São mais de três mil as pessoas que já contam com mais de cem anos de existência e os idosos com mais de 65 anos já representam quase 24 por cento da população portuguesa. Este fenómeno da longevidade tem vindo a ganhar cada vez mais projeção a nível nacional e internacional, mas afinal de contas, o que é a longevidade? Porque o envelhecimento é diferente entre os idosos? Neste artigo vamos abordar esta temática e analisar os 6 hábitos que podem comprometer a longevidade.  

Read more

Lares e família em tribunal: Filhos chamados a pagar o lar

Por Sónia Domingues , 21 de Novembro de 2023 Notícias

Maria dos Anjos nunca foi muito afortunada na vida. Nascida numa família com poucas posses no norte do país, casou cedo e teve cinco filhos, mas fruto da vida agreste de trabalho que levou, a partir dos 70 anos começou a ficar debilitada. Com os filhos longe e o marido ausente, a idosa deu entrada no lar da Santa Casa da Misericórdia, aos 80 anos, mas a pensão não pagava os custos da mensalidade. Depois de entrar com um pedido de pensão ao marido, o tribunal indeferiu o pedido.
​A idosa acabou por chamar a tribunal os cinco filhos para prestar-lhe a assistência devida. Neste artigo, vamos recriar uma decisão verídica que chegou aos tribunais portugueses, no entanto, a história e as personagens nela intervenientes, são fictícias.

Read more

Como garantir uma integração tranquila em lar de idosos

Por Sónia Domingues , 25 de Outubro de 2023 Lares e Residências

A integração do idoso num lar ou residência sénior é um momento particularmente sensível para o idoso e também para toda a família, que tem de lidar com o peso da responsabilidade de garantir que a mudança seja benéfica para o idoso. Os primeiros tempos de vivência no lar são fundamentais para garantir que a integração do idoso se dê tranquilamente e com segurança. Mas, antes do idoso ir para o lar, a família deve ter consciência da importância de fazer uma escolha segura e informada, para que a mudança seja bem sucedida e seja benéfica para o idoso. Mas, quais os passos que a família deve seguir para garantir a integração plena e uma vivência feliz no lar de idosos?  Saiba tudo neste artigo.

Read more

Do outro lado da linha: Ana Oliveira

Por Sónia Domingues , 24 de Outubro de 2023 Empresa

Ana Oliveira nasceu e cresceu em Tomar rodeada de idosos e animais. Por isso, não estranha que tenha enveredado pela área social. Mas nem sempre teve as ideias claras quanto ao caminho a seguir. No secundário optou por enveredar pela área científica, mas concluiu que não se identificava com a matéria. Foi apenas quando ouviu uma colega a falar do curso de serviço social que descobriu a direção que queria seguir e prosseguiu os seus estudos em Lisboa, onde se formou em Serviço Social, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.
Saiba quem está do outro lado da linha: vamos conhecer a Ana Oliveira, consultora da Lares Online!

Read more

Vida ativa em lar de idosos: José Robala

Por Sónia Domingues , 16 de Outubro de 2023 Idosos

Com 104 anos de idade, José Robala já passou por muito. Nascido a 17 de setembro de 1919, o idoso levou sempre uma vida ativa e preenchida. Natural da Serra da Boa Viagem, na Figueira da Foz, José Robala foi para Angola depois de cumprir o serviço militar obrigatório.
Casou aos 50 anos, teve um filho e fez vida em Angola, de onde teve que fugir devido à Guerra do Ultramar. De regresso a Portugal, continuou a sua vida até que, já depois dos 100 anos, a Polícia lhe retirou o carro e a carta de condução. Decidiu assim ingressar num lar de idosos, em setembro de 2022 no lar de idosos Quinta do Outeiro, nos Carvalhais, Figueira da Foz, acompanhado da esposa de 87 anos, onde pretende continuar a viver confortavelmente a sua centenária vida.

Read more

When visiting our website, you acept the cookies we use to improve your browsing experience.