Envelhecimento ativo em lar de idosos: promover hábitos que dão vida

Por Sónia Domingues , 18 de Janeiro de 2024 Longevidade

Será possível envelhecer ativamente dentro de um lar de idosos? Com toda a certeza que sim. Um lar de idosos de qualidade promove hábitos saudáveis, oferece uma alimentação equilibrada e propõe atividades diversas que estimulam corpo e mente do idoso e proporcionam uma participação ativa em sociedade. Alimentação, exercício físico, vida social e mente tranquila, são estes os pressupostos de um envelhecimento ativo no lar de idosos, que vamos dar conta neste artigo.

Ler mais

Lares e família em tribunal: a imobilização ilícita da idosa

Por Sónia Domingues , 18 de Janeiro de 2024 Notícias

Uma idosa morreu num lar, devido a uma imobilização incorreta que levou à sua lenta asfixia, que podia ter sido evitada. A fraca supervisão também teve a sua quota parte da responsabilidade, uma vez que o lar não deu indicações à auxiliar no sentido de vigiar mais de perto os idosos que estavam imobilizados.  Enquanto os filhos da vítima choravam, os responsáveis pelo lar de idosos da Santa Casa e as duas auxiliares, que se sentaram no banco dos réus, olhavam prostrados para o chão. Naquele dia, o tribunal ditou a sentença pela morte por asfixia da Dona Hortense, residente no lar de idosos da Santa Casa. Neste artigo vamos apresentar uma história ficcionada, mas que apresenta um caso real de uma sentença de um tribunal português. No banco da acusação, o Ministério Público e os dois filhos da vítima, que se constituíram como assistentes. 

Ler mais

Gestão de lares: Como manter uma equipa de auxiliares estável e motivada

Por Sónia Domingues , 18 de Janeiro de 2024 Profissionais

A contratação e manutenção de uma equipa de auxiliares dedicados aos idosos e bons profissionais será, porventura, uma das tarefas mais complexas que o lar de idosos enfrenta no seu dia-a-dia. Pela exigência que o trabalho em lar impõe, torna-se desafiante conseguir manter a equipa de profissionais coesa e consolidada. Mas existem recursos que o lar de idosos pode utilizar, de forma a evitar as saídas, com o transtorno que isto causa no funcionamento do lar e das equipas. Alcançar esse objetivo pode ser menos dispendioso do que parece, mas o lar terá de dedicar mais tempo a conhecer os seus auxiliares. A solução para manter os auxiliares consegue-se criando estratégias que visem a felicidade do funcionário. Mas, afinal de contas, o que podemos fazer para evitar a rotatividade de auxiliares e manter uma equipa coesa e completa? 

Ler mais

Conforto no lar de idosos: uma receita para conquistar as famílias

Por Sónia Domingues , 18 de Janeiro de 2024 Profissionais

Proteção, bem-estar, aconchego, comodidade, descanso, tranquilidade. Todas estas palavras podem ser descritas como componentes interligadas que expressam o sentimento de conforto. São características fundamentais que um lar de idosos de qualidade procura integrar nas instalações e no funcionamento da instituição. As famílias, cada vez mais exigentes, procuram fazer uma escolha segura de um lar que transmita conforto para o seu familiar idoso. Neste artigo, vamos enumerar alguns dos requisitos que o lar de idosos deve considerar, para que proporcione verdadeiramente conforto aos seus residentes.

Ler mais

Lares podem ser a melhor resposta de saúde para os idosos

Por Sónia Domingues , 18 de Janeiro de 2024 Lares e Residências

A esperança média de vida tem vindo a aumentar substancialmente, muito por causa da medicina, que está cada vez mais avançada, no entanto estamos cada vez mais dependentes de cuidados médicos e de saúde regulares. Doenças como a diabetes, hipertensão, obesidade ou patologias cardíacas são as mais comuns nos idosos e devem ter uma vigilância apertada.Para os idosos, a questão da saúde é um foco de preocupações, até porque o estado dos cuidados de saúde pública primária e emergente não é das melhores. Como responder à demanda de cuidados regulares e crescentes por parte do idoso? A resposta pode estar no lar de idosos. Neste artigo, vamos apresentar os lares de idosos como a melhor opção para quem procura uma resposta integrada de cuidados de saúde para o idoso.


Ler mais

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.