Como motivar os idosos a praticar exercício?

Por Susana Pedro , 21 de Outubro de 2019 Longevidade

Fazer exercício físico de forma quotidiana é muito benéfico, mas raramente as pessoas mantêm esse hábito ao longo da vida. Manter uma vida ativa não é fácil, em qualquer idade, e principalmente na velhice, onde conseguimos facilmente encontrar motivos para não o fazer.
Os idosos sentem-se muitas vezes intimidados com o desporto. Os exercícios não parecem fáceis e, na verdade, os idosos sentem que já não sabem por onde começar. Neste artigo mostramos como o fazer, saiba mais!

Ler mais

Nova abordagem de vida no capítulo institucional em lares de idosos

Por Daniel Carvalho , 21 de Outubro de 2019 Lares e Residências


​O envelhecimento populacional é uma das mais significativas tendências do século XXI. No mundo inteiro, a cada segundo 2 pessoas celebram seu sexagésimo aniversário (60 anos). Estima-se que em 2050 uma em cada cinco pessoas terão 60 anos de idade ou mais. A necessidade de enfrentar este desafio, implica a criação de respostas sociais adaptadas às características dos ‘novos’ idosos.

Neste sentido, somos um dos principais responsáveis por esta mudança social e devemos assumir essa responsabilidade, o mais rápido possível. Enquanto agentes de mudança, a ação deve estar orientada para o aumento da qualidade de vida dos idosos e o contributo para um envelhecimento ativo e saudável.
Ler mais

Problemas dentários na saúde dos idosos

Por Daniel Carvalho , 14 de Outubro de 2019 Longevidade

Doenças associadas à falta de cuidados de higiene oral na terceira idade são perigosas e com índice de fatalidade elevado. 
A evolução das doenças poderá demorar anos até alcançar um estado crítico, mas uma vez alcançado torna-se muito difícil remediar. Assim sendo, os especialistas da área unem todos os esforços para a prevenção e para o acompanhamento sistemático da saúde oral de cada idoso. Descubra quais os sintomas, as doenças mais comuns e os cuidados a ter para as evitar.

Ler mais

Riscos de contratar um cuidador em particular

Por Susana Pedro , 07 de Outubro de 2019 Dependência

Quando tomamos consciência de que os nossos familiares idosos precisam de alguma ajuda para a sua vida comum, começamos a perceber que existem diversos caminhos. Um deles é, obviamente, o ingresso num lar de idosos. Lá, o apoio e cuidados diários são assegurados por uma equipa dedicada. No entanto, muitos idosos, por razões várias, acabam por recusar esta mudança na sua vida.
Chegando à decisão de contratar um cuidador em particular para apoiar o idoso na sua casa, surgem outras perguntas. Veja mais neste artigo!

Ler mais

As perturbações do sono na terceira-idade

Por Catarina Bouca , 07 de Outubro de 2019 Envelhecimento

Os nossos padrões de sono vão sofrendo alterações ao longo da vida, especialmente no que diz respeito à duração. Na terceira-idade, existem muitas queixas de noites em branco e falta de sono no momento do deitar. Os idosos dormem menos que os adultos.

As perturbações de sono constituem um fator de risco para a saúde dos seres humanos, independentemente da idade que têm. Cerca de 5% da população mundial de adultos sofre de insónias e 20% de disfunções relacionadas com a apneia do sono. São números alarmantes, uma vez que um sono sem perturbações é essencial para o bom funcionamento do organismo, principalmente na terceira-idade.

Ler mais

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.

Ajuda?


Para saber preços e vagas?

Ligue 939 667 800