Longevidade em lar de idosos: prolongando a vida com qualidade

Por Sónia Domingues , 21 de Novembro de 2023 Profissionais

Os idosos que vivem em lares e residências sénior de qualidade podem viver mais anos com qualidade de vida. Muitas vezes, os idosos pensam que estão melhor em casa, pois essa é a realidade que conhecem, e não sabem o que estão a perder.  Quando finalmente aceitam a mudança para um lar de idosos, vêem que efectivamente ali têm amigos, não estão sozinhos a maior parte do tempo, têm com quem conversar, têm os cuidados todos que necessitam e atividades onde se sentem integrados e membros úteis da sociedade.  Mas, o que faz o lar de idosos para prolongar a vida do residente com qualidade? Neste artigo, vamos aprofundar a temática da longevidade, que tem vindo a ganhar cada vez mais visibilidade, devido ao aumento da esperança de vida e saber o que os lares de idosos de qualidade fazem para garantir a longevidade dos seus residentes. 

Ler mais

Longevidade: 6 hábitos que podem limitar a esperança de vida do idoso

Por Sónia Domingues , 21 de Novembro de 2023 Longevidade

São mais de três mil as pessoas que já contam com mais de cem anos de existência e os idosos com mais de 65 anos já representam quase 24 por cento da população portuguesa. Este fenómeno da longevidade tem vindo a ganhar cada vez mais projeção a nível nacional e internacional, mas afinal de contas, o que é a longevidade? Porque o envelhecimento é diferente entre os idosos? Neste artigo vamos abordar esta temática e analisar os 6 hábitos que podem comprometer a longevidade.  

Ler mais

Lares e família em tribunal: Filhos chamados a pagar o lar

Por Sónia Domingues , 21 de Novembro de 2023 Notícias

Maria dos Anjos nunca foi muito afortunada na vida. Nascida numa família com poucas posses no norte do país, casou cedo e teve cinco filhos, mas fruto da vida agreste de trabalho que levou, a partir dos 70 anos começou a ficar debilitada. Com os filhos longe e o marido ausente, a idosa deu entrada no lar da Santa Casa da Misericórdia, aos 80 anos, mas a pensão não pagava os custos da mensalidade. Depois de entrar com um pedido de pensão ao marido, o tribunal indeferiu o pedido.
​A idosa acabou por chamar a tribunal os cinco filhos para prestar-lhe a assistência devida. Neste artigo, vamos recriar uma decisão verídica que chegou aos tribunais portugueses, no entanto, a história e as personagens nela intervenientes, são fictícias.

Ler mais

Como garantir uma integração tranquila em lar de idosos

Por Sónia Domingues , 25 de Outubro de 2023 Lares e Residências

A integração do idoso num lar ou residência sénior é um momento particularmente sensível para o idoso e também para toda a família, que tem de lidar com o peso da responsabilidade de garantir que a mudança seja benéfica para o idoso. Os primeiros tempos de vivência no lar são fundamentais para garantir que a integração do idoso se dê tranquilamente e com segurança. Mas, antes do idoso ir para o lar, a família deve ter consciência da importância de fazer uma escolha segura e informada, para que a mudança seja bem sucedida e seja benéfica para o idoso. Mas, quais os passos que a família deve seguir para garantir a integração plena e uma vivência feliz no lar de idosos?  Saiba tudo neste artigo.

Ler mais

Do outro lado da linha: Ana Oliveira

Por Sónia Domingues , 24 de Outubro de 2023 Empresa

Ana Oliveira nasceu e cresceu em Tomar rodeada de idosos e animais. Por isso, não estranha que tenha enveredado pela área social. Mas nem sempre teve as ideias claras quanto ao caminho a seguir. No secundário optou por enveredar pela área científica, mas concluiu que não se identificava com a matéria. Foi apenas quando ouviu uma colega a falar do curso de serviço social que descobriu a direção que queria seguir e prosseguiu os seus estudos em Lisboa, onde se formou em Serviço Social, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.
Saiba quem está do outro lado da linha: vamos conhecer a Ana Oliveira, consultora da Lares Online!

Ler mais

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.