Covid-19: A importância dos lares neste momento

Por Susana Pedro , 11 de Março de 2020 Notícias

A Covid-19 está a provar ser um sério problema na nossa sociedade. De casos novos todos os dias a condicionamento ou encerramento generalizado de eventos, equipamentos e serviços, ninguém está indiferente ao fenómeno.
​Sendo a população portuguesa bastante envelhecida, importa de facto preocuparmo-nos com o maior grupo de risco. Veja neste artigo o papel preponderante que têm os lares de idosos num cenário de crise na saúde pública.

Ler mais

Covid-19: comunicar em lar de idosos num momento de crise

Por Susana Pedro , 09 de Março de 2020 Profissionais

Agora que a Covid-19 está entre a população portuguesa, e tendo em conta a multiplicação de casos em Itália e Espanha, o risco de propagação é cada vez maior, e exige cuidados.
Mais do que nunca, é importante proteger os idosos de quaisquer riscos desnecessários, sem que isso implique uma ansiedade adicional, pois está comprovado que o stress prejudica o sistema imunitário. Veja aqui como gerir esta situação com as famílias!

Ler mais

Eutanásia: há verdade na frase «não matem os velhinhos»?

Por Joana Marques , 03 de Março de 2020 Notícias

Estar contra ou a favor da eutanásia leva a que muitas vezes se confundam as dimensões médicas, morais, éticas e jurídicas deste assunto. O ponto de vista de cada pessoa é defendido consoante as crenças (religiosas e políticas) de cada um.
No entanto, uma coisa é certa: enquanto sociedade, temos de ter a capacidade de colocar de lado os nossos pontos de vista e compreender os contornos do que foi realmente aprovado e que implicações poderá ter numa sociedade cada vez mais envelhecida. Saiba mais neste artigo!

Ler mais

O idoso com dor: O que fazer para ajudar?

Por Carolina França , 03 de Março de 2020 Envelhecimento

Qualquer que seja o contexto, na comunidade ou institucionalizado em casas de repouso, a dor é um sintoma comum entre os idosos e pode ter uma forte repercussão na sua qualidade de vida.
Condições comuns, como a medicação, múltiplas doenças associadas e declínio da função física e mental, geram um grande desafio aos profissionais de saúde na gestão da dor nesta população. Este artigo aborda as dificuldades na avaliação e tratamento no controlo da dor crónica em pessoas com idade avançada.

Ler mais

Há uma idade limite para o idoso deixar de conduzir?

Por Susana Pedro , 26 de Fevereiro de 2020 Envelhecimento

Para muitos de nós, ter uma carta de condução válida é sinónimo de independência, e não é diferente para os idosos, que atualmente conduzem com mais frequência e até uma idade mais tardia. 
​Legalmente, não existe uma idade limite para se deixar de conduzir e para um idoso a decisão de deixar conduzir é um tema sensível. Se acha que chegou a altura em que o seu familiar idoso deve deixar de conduzir, este artigo é para si! Descubra quais são os sinais de alerta e o que pode fazer para o ajudar a tomar uma decisão difícil.

Ler mais

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.

Ajuda?


Para saber preços e vagas?

Ligue 939 667 800