[Entrevista] Lar das Margaridas: atividades que fomentam autonomia

Por Sónia Domingues , 18 de Maio de 2022 Profissionais

Na localidade de Paião, uma freguesia do concelho de Figueira da Foz, existe uma pequena moradia térrea, ensolarada e com um grande jardim, que serve de alojamento a pouco mais de uma dezena de idosos residentes. A proprietária e diretora técnica, Mónica Guardado, tem formação na área farmacêutica e fez carreira em farmácias hospitalares. Abandonou as farmácias para se dedicar por inteiro a este projeto seu: o Lar das Margaridas, que está aberto há cerca de um ano e meio.

Ler mais

Como saber se o idoso está incapaz de tomar decisões

Por Sónia Domingues , 28 de Abril de 2022 Dependência

Com o avançar da idade, alguns idosos vão perdendo capacidades mentais, físicas e comportamentais, o que os deixa em situação fragilizada na altura de tomar decisões. Para a família, torna-se por vezes complicado saber se o idoso já não consegue tomar as suas próprias decisões. 

É necessário reconhecer a perda de capacidades do idoso e tomar medidas para que o idoso não se coloque em perigo inadvertidamente. Saiba mais neste artigo Lares Online!

Ler mais

O que diz a lei sobre a assistência aos seus pais idosos?

Por Sónia Domingues , 08 de Abril de 2022 Notícias

Muitas pessoas deparam-se com dúvidas quanto às obrigações legais em termos do auxílio aos pais idosos. Alguns filhos deparam-se com os pais reticentes em ir para um lar, apesar de já estarem dependentes, ou até recusam um cuidador. Mas, necessitando de assistência, até que ponto os filhos são legalmente obrigados a deixar os seus empregos ou as suas vidas para tomarem conta dos pais?
Saiba mais neste artigo especial Lares Online, onde analisamos a lei e damos resposta a esta dúvida.

Ler mais

[Entrevista] Residência Casa Maior: cuidado sénior personalizado

Por Sónia Domingues , 24 de Março de 2022 Lares e Residências

A residência geriátrica Casa Maior, situada em pleno centro do Porto, tem a sua filosofia estampada no nome que carrega. É uma «casa», com a conotação familiar que lhe damos, mas é «maior» pela dimensão, pelos espaços verdes, e pelos cuidados diferenciados que oferece aos seus moradores. Aqui, os idosos fazem a sua rotina às horas a que estão habituados, não existem horários impostos ou refeições padronizadas. Cristiana do Nascimento, a completar o seu doutoramento em Gerontologia e Geriatria, é responsável da Casa Maior e acredita que este é o caminho a seguir.

Ler mais

Receba a mensalidade dos seus residentes idosos a tempo e horas

Por Sónia Domingues , 16 de Março de 2022 Profissionais

Um lar de idosos não é um negócio como outro qualquer. Se o cliente não pagar a mensalidade, não se trata de um serviço como a luz ou o gás, em que a empresa cessa o fornecimento do serviço se a mensalidade não for paga dentro de um determinado prazo. Se o lar de idosos tiver que lidar com atrasos e dívidas, corre o risco de ficar com as contas desequilibradas, dado o elevado gasto mensal. Neste artigo, vamos dar-lhe dicas de como poderá tratar do assunto da melhor forma possível.

Ler mais

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.

Ajuda?

Atendimento urgente (+ 351) 939 667 800