Vida ativa em lar: Lucília Dias

Por Sónia Domingues , 22 de Julho de 2022 Idosos

Nascida em São Romão de Panóias, em pleno Alentejo, Lucília cedo deixou os estudos e foi trabalhar para o campo. Mas a então jovem mulher achou que devia mudar de vida e foi tirar um curso de bordados à máquina e à mão e ingressou num armazém de roupa.
Quando enviuvou, ainda ficou a viver sozinha, mas depois de uma queda aparatosa decidiu ir morar para um lar em Setúbal. Está na mesma residência há 8 anos, e continua a fazer os seus trabalhinhos em renda: «Aqui estou bem, tratam-me bem, estou segura e tenho muitas amigas».

Ler mais

[Entrevista] Casa de Repouso Soares Capela, um lar de afetos

Por Sónia Domingues , 14 de Julho de 2022 Profissionais

Na Casa de Repouso Soares Capela apenas cabem treze idosos, um número reduzido que se reflete nos laços de afeto criados entre os utentes e os funcionários. Marco Soares, juntamente com a sua mãe, dirige este lar com muito afeto e carinho. O lar fica situado em pleno centro de Lisboa, em Arroios, e cativa os idosos pelo seu ambiente familiar, que se reflete no mobiliário simples e clássico e a luminosidade que preenche os espaços.

Ler mais

Quando o cuidador familiar do idoso precisa de descanso

Por Sónia Domingues , 08 de Julho de 2022 Apoios Sociais

Ser responsável pelas atividades quotidianas de um idoso não é tarefa fácil. O cuidador tem de cuidar da saúde, alimentação, higiene pessoal, administração da medicação e também tem de proporcionar momentos de recreação e lazer do idoso. E, por vezes, o cuidador acaba por se descurar dele próprio em prol da pessoa cuidada.
Mas sabia que existe o descanso do cuidador?

Ler mais

E você? Vai querer um dia ir para um lar de idosos?

Por Sónia Domingues , 05 de Julho de 2022 Envelhecimento

Os lares de idosos continuam a ser tema tabu para muitas famílias. Existe um momento, no futuro mais ou menos distante, em que poderá ter de recorrer aos serviços que o lar proporciona. Neste artigo, vamos pensar em que condições irá querer ingressar no lar, que tipo de serviços você irá querer que o lar disponha e outras questões que fazem sentido pensar com serenidade, para ser você a decidir o seu futuro. Já pensou quando será a sua vez de ir para um lar de idosos?

Ler mais

Saiba porque o verão é a época favorita na mudança para lar

Por Sónia Domingues , 15 de Junho de 2022 Lares e Residências

Se existe época ideal para o idoso fazer a mudança para o lar, esta é o verão. Com os dias mais longos e ensolarados, que estimulam o convívio social, provavelmente o idoso estará melhor do que em casa, habitualmente sem nenhuma companhia durante praticamente todo o dia. Mas existem diversos motivos que fazem do verão a melhor altura para integrar o familiar no lar de idosos. Neste artigo, vamos enumerar os benefícios que se escondem por trás do sol radiante de verão, que tornam esta transição mais serena e pacífica.
Ler mais

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.

Ajuda?

Atendimento urgente (+ 351) 939 667 800