Lares e família em tribunal: Maus-tratos fatais em lar ilegal

Por Sónia Domingues , 12 de Junho de 2023 Notícias

Quando a Dona Maria Alice deu entrada no hospital, os médicos depararam-se com uma situação grave. A pobre idosa apresentava uma grave ferida de pressão, estava desidratada, desnutrida e ainda tinha uma infeção urinária. Duas semanas depois, Maria Alice faleceu já em casa da filha, que não a quis voltar a colocar no lar de idosos ilegal, a quem tinha confiado a saúde e segurança da sua mãe. Neste artigo, vamos fazer um relato de um caso real que foi julgado em 2021. As personagens são fictícias, mas os factos são reais.
Ler mais

Difamação do lar de idosos: Prepare-se para fazer frente às más-línguas

Por Sónia Domingues , 06 de Junho de 2023 Profissionais


Não é surpresa para ninguém que os lares de idosos estão sujeitos a um rigoroso escrutínio público, devido ao estigma que teima em perseguir estas instituições. O lar de idosos demora anos a construir uma boa reputação, fundamentada na qualidade diferenciada dos serviços que presta aos idosos residentes. Mas basta um boato para que esta reputação, arduamente construída, caia por terra. A disseminação de um boato negativo costuma ser veloz. Pouca gente irá colocar em causa a veracidade do boato, mesmo que seja uma difamação sem qualquer fundamento. 
Ler mais

Residência Sénior: Atividades estimulantes para idosos com demência

Por Sónia Domingues , 06 de Junho de 2023 Demência

A demência é um problema de saúde mental, que se manifesta pela perda de memória e orientação, na dificuldade em realizar tarefas do dia-a-dia, em compreender e expressar pensamentos. Trata-se de uma doença degenerativa e, infelizmente, sem cura. Quando diagnosticada numa fase inicial, permite retardar o seu avanço. Esta é uma doença muito comum em lares e residências sénior por todo o país, mas é possível encontrar soluções para que os idosos com demência também tenham atividades que promovam o seu bem-estar e que retardem o agravamento dos sintomas associados à doença. 
Ler mais

Lar de idosos ilegal: Os perigos que se escondem atrás das portas

Por Sónia Domingues , 06 de Junho de 2023 Lares e Residências

A tentação é grande, os preços praticados podem ser menores e os responsáveis podem ser muito sedutores a argumentar que o licenciamento está iminente ou os idosos são tratados como se estivessem em casa. Mas esses e outros argumentos devem cair por terra e não devem ser tidos em conta pelas famílias, porque os riscos associados a um lar de idosos ilegal são mais que muitos. As famílias devem fugir a sete pés dos lares que não estão licenciados e nós dizemos-lhe porquê.

Ler mais

Vida Ativa em Lar: Odete Regueira

Por Sónia Domingues , 28 de Abril de 2023 Lares e Residências


Natural de Sintra, Odete Regueira ficou órfã de pai e de mãe quando ainda era uma criança de colo. Nascida para uma vida dura, foi criada pelos avós. Mal sabia ela que uma vida de conforto a esperava nos anos em que mais iria precisar de ajuda especializada.

Aos 53 anos, rumou com o marido e as filhas a uma nova vida, na Suíça. Lá se mantiveram durante muitos anos, até o seu marido precisar de ajuda especializada. Apesar de um lar de idosos na Suíça cumprir os requisitos formais, faltava algo. Para Odete havia apenas uma solução: regressar a Portugal e escolher um lar de idosos. Procuravam um lar que lhes proporcionasse cuidados de saúde, mas que oferecesse atenção e convívio, algo que lhes faltou nos 4 meses que estiveram a viver num lar no estrangeiro. E encontraram a resposta na rede de parceiros Lares Online!

Ler mais

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.