Porque ter licença não basta num lar de idosos

Por Sónia Domingues , 24 de Março de 2023 Profissionais

Vai-não-vai, as televisões e páginas de jornais são inundadas por notícias negativas sobre lares de idosos. Maus-tratos, negligência, más condições, ou alimentação deficiente são algumas das situações reportadas. Muitos dos lares referidos nas notícias são ilegais, mas existem outros que, apesar de ter licença, não garantem condições e serviços de qualidade aos idosos. O que têm estes lares em comum? Apesar de ter licença e cumprirem genericamente os requisitos técnicos, alguns lares falham na qualidade necessária ao cuidado com dignidade. Saiba porque ter licença da Segurança Social não basta, e o que o lar de idosos deve fazer para ser desejado pelas famílias.

Ler mais

Guia para os (futuros) residentes de lar de idosos em São Pedro do Sul

Por Sónia Domingues , 22 de Março de 2023 Envelhecimento

Conhecido pela estância termal, o concelho de São Pedro Sul encontra-se na sub-região do Dão- Lafões, e pertence à província da Beira Alta. Elevada a cidade em 2009, São Pedro do Sul mantém o encanto de uma vila, mas assegurando todos os serviços e confortos que só uma cidade proporciona. A cidade cresce ao longo do Rio Vouga e mantém o património romano vivo, tal como o Balneário Romano, que foi visitado por muitos reis de Portugal, incluindo D. Afonso Henriques. Para o idoso que procura um lar na região, São Pedro do Sul tem atrativos únicos, desde logo pelas suas termas, muito benéficas para quem sofre de doenças crónicas. Saiba mais neste artigo Lares Online!

Ler mais

Como fazer uma escolha segura na procura de lar?

Por Sónia Domingues , 20 de Março de 2023 Lares e Residências

Escolher uma residência sénior não é tarefa simples. Já todos vimos, na televisão e nos jornais, notícias que dão conta de abusos e maus-tratos a idosos em lares, muitos dos quais ilegais. Para além de assegurar que a escolha recai sobre um lar licenciado, existem vários aspetos que também merecem especial atenção, quer sejam positivos ou negativos. Para uma escolha segura de um lar de idosos ou de uma residência sénior, a família deve avaliar uma série de fatores que sejam mais importantes, tendo em conta a personalidade do idoso e o seu estado de saúde. Existe uma forma de escolher em segurança, saiba como!

Ler mais

Nova plataforma de avaliação de lares: avaliarlares.pt

Por Susana Pedro , 15 de Março de 2023 Empresa

As famílias, face aos acontecimentos recentes nos órgãos de comunicação social, encontram-se divididas. Por um lado, precisam de solução para os seus familiares idosos que já não podem estar em casa sozinhos. Mas também sentem dificuldade em confiar nas instituições de cuidado que existem. Com isto em mente, lançámos uma nova plataforma de avaliação de lares, para ajudarmos as famílias a identificar que lares devem escolher e que lares devem evitar. Uma luta que é de todos!

Ler mais

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.