Vida ativa em lar de idosos: José Robala

Por Sónia Domingues , 16 de Outubro de 2023 Idosos

Com 104 anos de idade, José Robala já passou por muito. Nascido a 17 de setembro de 1919, o idoso levou sempre uma vida ativa e preenchida. Natural da Serra da Boa Viagem, na Figueira da Foz, José Robala foi para Angola depois de cumprir o serviço militar obrigatório.
Casou aos 50 anos, teve um filho e fez vida em Angola, de onde teve que fugir devido à Guerra do Ultramar. De regresso a Portugal, continuou a sua vida até que, já depois dos 100 anos, a Polícia lhe retirou o carro e a carta de condução. Decidiu assim ingressar num lar de idosos, em setembro de 2022 no lar de idosos Quinta do Outeiro, nos Carvalhais, Figueira da Foz, acompanhado da esposa de 87 anos, onde pretende continuar a viver confortavelmente a sua centenária vida.

Ler mais

Efeito Lares Online: Villa Natura Residência Sénior

Por Rita Gomes , 03 de Outubro de 2023 Profissionais

Na serenidade de Palmela, a Villa Natura veio revolucionar o mercado local dos lares de idosos, prometendo proporcionar o mesmo conforto da casa dos seus idosos, mas com apoio médico de qualidade e atividades estimulantes. Abriu portas pela primeira vez em 2015 como uma casa de acolhimento, e devido à vontade de ajudar cada vez mais idosos realizaram obras de expansão que formam a atual residência sénior.

Numa comunidade pequena, afastada dos centros urbanos, o crescimento da instituição era limitado pelos seus recursos. Em 2021, surge uma parceria que viria a impulsionar a Villa Natura: a Lares Online. Desde a sua entrada, esta parceria gerou uma receita de 154 586,7 € para a residência sénior. 

Ler mais

Lares e família em tribunal: morte atribuída ao lar

Por Sónia Domingues , 25 de Setembro de 2023 Notícias

Com 76 anos de idade, tinha sofrido um AVC que o obrigou a um internamento hospitalar de quase duas semanas. A esposa já não tinha condições de dar-lhe o apoio e os cuidados que ele necessitava, os filhos trabalhavam em tempo integral e a solução que melhor satisfazia as necessidades de conforto, segurança e cuidados de enfermagem era um lar de idosos. Mas, passado pouco mais de dois meses, o senhor Gomes acabou por falecer depois de ter dado entrada no hospital, mais magro e febril.

Para a família não havia dúvidas: o lar não tinha cumprido com a obrigação contratual de providenciar os cuidados de saúde e enfermagem que constavam no contrato. Neste artigo, vamos contar-lhe um caso que chegou às barras de um tribunal português. Apesar dos fatos relatados serem reais, a história e as personagens são ficcionados. 
Ler mais

Habitação colaborativa: como funciona e quem se destina?

Por Sónia Domingues , 25 de Setembro de 2023 Notícias

Existe um novo modelo de habitação, que pode servir para os idosos que não se enquadram no padrão mais habitual de lares e residências sénior. Este modelo é denominado de habitação colaborativa e recentemente  o Governo anunciou a publicação de uma nova portaria que regula esta nova resposta social. A portaria surge em virtude da realização do concurso para a requalificação e alargamento da rede de equipamentos e respostas sociais inovadoras que procura apoiar projetos que promovam a inclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Mas, afinal de contas, o que é habitação colaborativa e o que diz a nova lei sobre estes equipamentos? Que regras devem respeitar? Neste artigo, vamos explorar o conceito de habitação colaborativa, que rapidamente está a ganhar adeptos em Portugal.

Ler mais

O que é o idadismo? Como combater o estereótipo que afeta os idosos

Por Sónia Domingues , 25 de Setembro de 2023 Idosos


Em 2050, a população europeia será constituída por três pessoas com 65 anos ou mais em cada dez europeus. A sociedade ocidental está cada vez mais envelhecida, mas os idosos e os problemas que advém com a idade são desvalorizados. Nos últimos anos, um termo começou a ganhar mais destaque, quer seja nos meios de comunicação, nas conversas e debates, e que é o significado para a discriminação que as pessoas enfrentam com base na idade, em vários setores da sua vida, mas as maiores vítimas do Idadismo são os idosos, grupo em que nos iremos focar. O Idadismo é um termo relativamente novo no léxico da sociedade, mas neste artigo, vamos conhecer o significado  deste conceito e quais as consequências que as pessoas enfrentam, à medida que vão envelhecendo e são vítimas do Idadismo. Vamos também saber os comportamentos a adotar para evitar cair no preconceito. 

Ler mais

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.