Guia para os residentes em lares de idosos na Marinha Grande

Por Sónia Domingues , 10 de Julho de 2025 Lares e Residências

Dona de uma vasta linha de praias, Marinha Grande é uma localidade muito central, que fica a apenas 120 km de Lisboa e 180 km do Porto. A povoação tem uma história bastante recente, que derivou inicialmente da Mata Nacional de Leiria, um extenso pinhal mandado plantar por D. Afonso III, de modo a fornecer madeira à construção naval. Posteriormente, o Marquês do Pombal decidiu instalar a  Real Fábrica de Vidros da Marinha Grande, em 1747, por ser perto de Lisboa por terra e mar, pela abundância de areia sílica e lenha para os fornos. As famílias de artesãos foram-se instalando numa vasta planície, dando origem a uma povoação de grande beleza, com edifícios do neoclássico pombalino a marcarem a paisagem urbana. O facto de ser uma cidade de construção recente, faz dela um excelente local para idosos, porque oferece condições de acessibilidade e mobilidade, com um ar fresco renovado pela extensa mata envolvente e praias de grande beleza. Neste guia, vamos viajar para Marinha Grande, um concelho pleno de encantos para as famílias e para os idosos em particular, que podem ingressar num lar com grande qualidade e desfrutar de praias e natureza, sem esquecer o conforto dos serviços disponibilizados pela cidade.
 



Oferta geral de lares na Marinha Grande

 

A Marinha Grande tem oito lares e residências sénior, 4 de natureza solidária com capacidade total de 165 idosos. A Rede Lares Online neste concelho é composta por 52 camas. Já em todo o distrito de Leiria, a Rede Lares Online dispõe de cerca de 800 vagas em lares e residências sénior.
 



Como são os lares de idosos da Rede Lares Online na Marinha Grande?


Os lares da Rede Lares Online na Marinha Grande são muito acolhedores e têm uma excelente exposição solar. O mobiliário é confortável e ajustado às necessidades dos idosos, que dispõem de um espaço exterior, para poder usufruir do tempo ameno que se vive ao longo de quase todo o ano nesta localidade. A capacidade média dos lares da Rede Lares Online em Marinha Grande é de 26 residentes, não havendo quaisquer restrições no horário das visitas. Em comum, os lares têm jardim e sala de atividades, quartos individuais e duplos, que estão equipados com camas articuladas e sistema de chamada.
 
Serviços prestados nos lares da Rede Lares Online na Marinha Grande 

O plano de atividades levado a cabo pelos lares da Rede Lares Online em Marinha Grande, têm em comum a realização de sessões de musicoterapia e expressão plástica, estimulação cognitiva e passeios ou visitas culturais. Todos os lares da Rede Lares Online realizam também a Celebração da Palavra com regularidade.

 Atividades Realizadas nos lares de idoso da Rede Lares Online na Marinha Grande 
Todos os lares da Rede Lares Online na Marinha Grande têm nos seus quadros um animador sociocultural, que está presente de segunda a sexta-feira, em horário laboral. Como cuidados de saúde integrados na mensalidade, 50% dos lares asseguram a visita de um médico de clínica geral uma vez por semana, e 50% têm serviços de enfermagem disponíveis todos os dias, 8H por dia. Todos os lares da Rede Lares Online em Marinha Grande fazem sessões de fisioterapia de grupo semanalmente.
 Cuidados de Saúde dos Lares da Rede Lares Online na Marinha Grande  
Os preços praticados pela Rede Lares Online no concelho de Marinha Grande, assumem uma média mensal de 1375€ por quarto partilhado. Para os idosos que queiram ocupar um quarto individual, a média situa-se em 1625€ mensais.
 
Preços praticados pelos lares da Rede Lares Online na Marinha Grande 


​ 

O que distingue a cidade: Marinha Grande


Esta cidade fica indelevelmente marcada pela sua indústria vidreira, que lhe deu o impulso para o crescimento, sendo conhecida pela Cidade do Vidro. A Marinha Grande é profundamente influenciada pela arquitetura Pombalina, que é composta por linhas simétricas e janelas de grande dimensão, o que dão uma grande luminosidade aos edifícios. As ruas largas e as praças, revestidas a calçada portuguesa, refletem a luz solar, o que dá uma beleza particular a esta cidade, dando-lhe uma beleza clássica e acessibilidade facilitada.
  



Zona emblemática: Marinha Grande


A Praça Guilherme Stephens é o centro nevrálgico da Marinha Grande. Rodeada por edifícios históricos de grande valor patrimonial, é um ponto de encontro da comunidade e onde se realizam diversos eventos, como feiras e exposições. Nesta praça e nas ruas em volta existem várias opções de cafés e restauração, onde os residentes em lares de idosos podem descansar e conviver com a comunidade local.
 


​ 

Pratos típicos de Marinha Grande


Os idosos que optem por residir num lar de idosos na Marinha Grande vão poder deliciar-se com os pratos típicos, muito simples, mas deliciosos, como a Sopa do Vidreiro, um prato feito com azeite e alho, caldo e ovos escalfados, que se serve com fatias de pão tradicional, colocados no fundo do prato. Outra sopa muito apreciada na região é a Sopa do Mar de São Pedro de Moel, um caldo à base de tomate, frutos do mar e peixe fresco, que também repousa sobre fatias de pão. Os carapaus abertos, as petingas de caldeirada e a morcela de arroz são também pratos típicos desta região, assim como o famoso arroz de marisco.

Para quem aprecia pratos de carne, a chanfana é uma excelente opção, assim como o coelho com ervilhas, um prato tradicional a comer na Quinta-feira de Ascensão, que se celebra quarenta dias depois da Páscoa. Do lado dos doces, os idosos podem apreciar os bolos de pinhão, acompanhados do tradicional licor de leite.  
 


Guia para os residentes em lares de idosos na Marinha Grande


Envelhecimento ativo na Marinha Grande


O concelho de Marinha Grande é muito dinâmico, em termos de envelhecimento ativo, tendo duas universidades sénior em pleno funcionamento: a Universidade Sénior dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Marinha Grande e a Universidade Sénior da Associação Sindical União dos Reformados Pensionistas Idosos de Marinha Grande (ASURPI). Estas instituições proporcionam aos idosos atividades que promovam uma aprendizagem contínua, convívio social e atividade física.
 


 
Festas e eventos na Marinha Grande


Tal como em muitas localidades do norte a sul do país, Santo António é o santo padroeiro da cidade, merecendo amplos festejos. Os residentes em lares de idosos podem assistir a concertos musicais que se realizam no Parque da Cerca, festejos religiosos, mostras de artesanato, com especial projeção da arte da vidraria, tasquinhas tradicionais e outras iniciativas culturais. 
 


Guia para os residentes em lares de idosos na Marinha Grande


O clima na Marinha Grande


O clima ameno e solarengo é um dos grandes benefícios de envelhecer na Marinha Grande. Os residentes em lares de idosos no concelho são privilegiados com verões longos e quentes, com temperaturas médias entre os 22 ºC e os 30 ºC e invernos curtos, com as temperaturas médias a rondar os 7 ºC e os 15 ºC. 
 



Parques e jardins em Marinha Grande


Os idosos que optam por ingressar num lar em Marinha Grande têm várias opções de espaços verdes, por onde passear na cidade, entre os quais se destaca o Parque da Cerca. Situado próximo da câmara municipal, este espaço é palco de muitos eventos que se realizam na Marinha Grande. Os idosos podem fazer passeios pelos percursos pedonais existentes e fazer alguma atividade física, utilizando os equipamentos desportivos ao ar livre. Este é um ponto de encontro da comunidade marinhense, que também pode ser aproveitado para convívios. 

O Jardim Luís de Camões também é uma excelente opção para os residentes em lares de idosos na Marinha Grande. Tem árvores de grande porte, que fazem uma sombra especialmente apreciada em tardes de verão. Tem um espaço de restauração muito agradável, equipamentos infantis, ginásio ao ar livre e bancos de jardim.
 



A natureza em Marinha Grande


O grande incêndio de 2017 devastou grande parte da Mata de Leiria, um verdadeiro pedaço de natureza e ar puro que as chamas dizimaram. Mas, pese embora esta tragédia, mantém-se como a mais antiga floresta de Portugal, preservando alguns trilhos pedestres que se podem fazer entre a linha das praias e a mata.


De resto, as praias de grande beleza podem ser apreciadas em pleno pelos idosos residentes em lares na Marinha Grande. Existem praias para todos os gostos, mas uma das mais conhecidas é especialmente acessível e adaptada para pessoas idosas ou com mobilidade reduzida. A praia de São Pedro de Moel tem espaços de estacionamento reservados, rampas de acesso e passadiços de madeira, que possibilitam a movimentação para quem tem maior dificuldade em se locomover sem auxílio.
 


Guia para os residentes em lares de idosos na Marinha Grande


Hospitais e unidades de saúde em Marinha Grande


A Marinha Grande dispõe de uma Unidade Local de Saúde, que integra cuidados de saúde primários, cuidados continuados e saúde pública na comunidade. Em termos de cuidados de saúde hospitalares, os residentes em lares de idosos têm o Hospital de Leiria como referência, ficando a cerca de 15 minutos de distância. Em termos de cuidados privados, os residentes em lares de idosos na Marinha Grande podem contar com algumas clínicas médicas, que oferecem consultas de especialidade,  serviços de enfermagem e análises clínicas, entre outros serviços.  
 


 

Museus e cultura em Marinha Grande


A Galeria Municipal da Marinha Grande, o Museu do Vidro e o seu Núcleo de Arte Contemporânea, a Casa Alpendrada/Casa do Vidreiro, o Museu Joaquim Correia, o Conjunto Arqueológico do Alto-Forno de Pedreanes ou o Farol de São Pedro de Moel, são locais de visita obrigatória. 
 


Guia para os residentes em lares de idosos na Marinha Grande


Transportes e acessibilidades em Marinha Grande


Marinha Grande é facilmente acedida através da A8, que liga o concelho a Lisboa e Leiria. Em termos de transportes urbanos, os residentes em lares de idosos no concelho podem viajar facilmente entre o centro da cidade e as freguesias, através das linhas existentes. Os idosos que vivem na Marinha Grande têm também acesso a transporte ferroviário, através da Linha do Oeste, que faz ligações regionais e inter-regionais.
 


 ​

Procura um lar de idosos na Marinha Grande? 

Para uma escolha segura, submeta um pedido ou ligue (+351) 939 667 800.