Que serviços estão incluídos na mensalidade de um lar de idosos?

Por Mariana Camargo , 22 de Fevereiro de 2022 Lares e Residências


Com o passar dos anos, é comum o idoso perder a capacidade de fazer atividades do dia-a-dia sozinho. Por isso, é comum percebermos que os nossos familiares em idades mais avançadas precisam de maior assistência para o seu bem estar diário. A mudança para um lar de idosos pode ser a melhor opção, já que nas instituições o idoso é estimulado de diversas maneiras e tem apoio médico e de enfermagem frequente.

O custo mensal do lar de idosos é uma questão que por vezes levanta algumas dúvidas às famílias, que se podem sentir confusas em relação aos serviços que estão ou não incluídos neste valor. Neste artigo conheça o que deve esperar dos serviços básicos prestados em lares de idosos, que estão incluídos na mensalidade. Saiba também o que pode ser oferecido como serviço adicional, extra mensalidade, sempre que necessário ou desejado pelo idoso.


Os serviços prestados por lares de idosos aos seus residentes são vários. Consoante a sua localização, tipo de segmento e níveis de excelência, as comodidades oferecidas podem ser diferentes. Mas alguns serviços são básicos para o funcionamento de um lar de idosos, já que estsão previstos na legislação e outras normas relativas ao exercício destas instituições.



Alojamento adaptado


O primeiro serviço incluído no valor de mensalidade num lar de idosos é o alojamento. Este normalmente é feito em tipologia de quarto, que pode ser individual ou partilhado. Alguns lares disponibilizam também aos seus residentes a possibilidade de morarem em pequenos apartamentos assistidos.  No alojamento em lar de idosos existem todas as ajudas técnicas necessárias (corrimãos, campainhas nos quartos, elevadores ou cadeira elevatória), assim como mobiliário específico como camas articuladas e colchões antiescaras. É importante ter em conta que o alojamento é mais que apenas a infraestrutura do lar.



Mobiliário e decoração


Toda a disposição dos espaços está especialmente pensada para as necessidades dos idosos residentes. Além de o alojamento conter mobiliário adaptado às necessidades do idoso, também a estrutura das divisões e decoração dos espaços é importante. A manutenção de uma temperatura agradável, seja através de aquecimento central ou de ar condicionado, também entra neste serviço.
Entretanto, quando os idosos ainda estão em condições de arrumar as suas roupas e organizar as suas áreas privadas, é importante que os lares deem espaço para isso, sempre de forma supervisionada. Um lar de idosos de qualidade respeita a individualidade de cada residente, e incentiva a autonomia, dentro da situação do idoso.



Limpeza e manutenção do lar


Um lar de qualidade preocupa-se com a manutenção dos materiais, e atualiza o mobiliário dos espaços sempre que necessário. Para manter a higiene do lar de idosos, a limpeza dos espaços comuns e privados é um serviço básico que os lares oferecem aos seus residentes. Com a pandemia, pudemos perceber quão importante é a manutenção de ambientes residenciais limpos e desinfetados. Todos os espaços comuns devem ser organizados e limpos frequentemente, e este custo está contemplado na mensalidade do idoso.
Os espaços devem ser limpos frequentemente, havendo por resultado um cheiro neutro ou agradável no lar. Contamos aqui também com a manutenção da higiene e limpeza da cozinha, sempre que a alimentação seja confecionada no lar.



Apoio diário especializado


Os cuidados 24/7, feitos por pessoal técnico e auxiliar, asseguram as necessidades dos residentes do lar durante a sua estadia. Pretende-se que o idoso esteja seguro e supervisionado a todas as alturas, dia e noite, para minimizar a possibilidade de acidentes ou complicações de saúde. Os profissionais são variados, desde assistentes geriátricos a enfermeiros, médico assistente e a direção técnica.



Tratamento de roupa e higiene pessoal


Mais um serviço prestado dentro dos lares de idosos, sempre que necessário, é o auxílio com a higiene dos idosos. Um bom banho em local adaptado para o idoso, para evitar acidentes, evita as irritações de pele e previne o corpo contra o aparecimento de infeções futuras. Sempre que seja necessária alguma supervisão, seja no banho seja depois (secar cabelo, vestir roupas, calçar sapatos) os auxiliares estão ao dispor para assistir o idoso. A manutenção e tratamento de roupa estão incluídos neste ponto. As roupas, marcadas com o nome do idoso, devem ser lavadas com frequência e arrumadas no quarto do idoso.



Alimentação ajustada 


A alimentação é mais um serviço básico prestado nos lares, incluído no valor de mensalidade. De acordo com indicações de nutricionistas, é importante o idoso realizar 5 a 6 refeições diárias, de modo a distribuir a ingestão calórica de forma equilibrada. A rotina e horário de alimentação são importantes para os idosos, e muitas vezes têm de ser conciliadas com as tomas de medicação. 

Não podemos esquecer que a ementa num lar deve ter adaptações a idades e necessidades específicas, e os alimentos devem ser atrativos e de fácil mastigação. Ao jantar, por exemplo, é preferível ter uma refeição mais leve, como uma sopa e um complemento, de forma a não perturbar o descanso durante a noite, com dificuldades de digestão.



Vigilância da saúde


Na mensalidade do idoso estão integrados os serviços de enfermagem e o acesso a cuidados de saúde. O serviço de enfermagem responde às necessidades de medicação e monitorização de forma rápida. No lar, a presença do enfermeiro é encarada como um investimento com retorno positivo e seguro. O enfermeiro administra medicação, verifica o estado de saúde dos idosos periodicamente, e encaminha-o para o médico de serviço sempre necessário.

Mais um serviço importante na manutenção da saúde dos residentes são as visitas médicas frequentes, que são realidade em lares de idosos. Nas consultas, a saúde individual de cada residente é monitorizada e sempre atualizada pelos médicos em conjunto com o pessoal da enfermagem.



Ocupação e animação


​A ocupação dos idosos no lar é das maiores preocupações da família, e está incluída no valor de mensalidade. Importante na manutenção da saúde mental e física dos idosos, o serviço de atividades socioculturais é realizado no dia-a-dia em lares de idosos. Estas atividades são elaboradas pelo animador sociocultural, ou gerontólogo, com o objetivo de desenvolver o sistema neurológico dos idosos, em tarefas alternadas constantemente, para tornar os dias dos residentes mais dinâmico. As atividades físicas também são muito importantes, mantendo a autonomia e independência na locomoção.


Serviços extra frequentes em lar de idosos


Além dos serviços básicos prestados, são infinitas as possibilidades extra disponibilizadas pelos lares de idosos. Vale ter em mente que, normalmente, em lares com mensalidades mais altas existe mais escolha de serviços e comodidades adaptadas à sua realização (ginásios, salas de estética, gabinetes de fisioterapia). Aqui vamos listar alguns dos serviços extra mais encontrados em lar de idosos.


Serviços de estética


Há também lares que proporcionam aos seus residente idosos serviços estéticos. Estes são necessários para a preservação do bem estar diário dos idosos. Normalmente, serviços como manicure, podologia e cabeleireiro realizam-se dentro da instituição, precavendo diversos percalços que podem acontecer no transporte do idoso para a realização destas atividades. Desta forma, o idoso não tem de se deslocar e ainda assim recebe um serviço de excelência, que normalmente é extra mensalidade.



​Especialidades médicas e terapias


Além dos cuidados médicos que são parte dos serviços básicos do lar de idosos, há muitos lares que disponibilizam como serviço adicional a marcação de consultas ou sessões com especialidades médicas.

Existem lares com profissionais de diversas especialidades, como psicologia ou neurologia, que podem ser solicitados pelo médico de clínica geral que acompanha o residente. Também é válido para terapias alternativas, como fisioterapia personalizada ou terapia da fala, no intuito de seguir programas especializados de reabilitação individualizada e completa. Alguns lares têm estas terapias incluídas no valor de mensalidade, quando realizadas em grupo, mas quando se trata de sessões individualizadas ou mais frequentes trata-se quase sempre de um serviço extra.



Cada lar tem a sua oferta de serviços


Vale a pena conhecer bem todos os serviços e comodidades disponíveis num lar, incluídos ou não no valor de mensalidade. A prestação de todos estes serviços é sempre com o intuito de atingir o foco principal dos lares em manter a melhor qualidade de vida possível para os idosos.

​Por isso cada vez mais são disponibilizados serviços diferentes para manter o bem-estar dos residentes o mais elevado possível. Aqui fica esclarecido sobre a generalidade dos lares, e os seus serviços incluídos ou extra mensalidade. Mas nada melhor que falar bem com o responsável do lar de idosos, e perceber que serviços estão incluídos na mensalidade do seu familiar idoso, e a que serviços extra pode recorrer.



Procura um lar com serviços de excelência? 

Submeta um pedido ou ligue 939 667 800.

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.

Ajuda?

Atendimento urgente (+ 351) 939 667 800