Residência Sénior: Atividades estimulantes para idosos com demência

Por Sónia Domingues , 06 de Junho de 2023 Demência

A demência é um problema de saúde mental, que se manifesta pela perda de memória e orientação, na dificuldade em realizar tarefas do dia-a-dia, em compreender e expressar pensamentos. Trata-se de uma doença degenerativa e, infelizmente, sem cura. Quando diagnosticada numa fase inicial, permite retardar o seu avanço. Esta é uma doença muito comum em lares e residências sénior por todo o país, mas é possível encontrar soluções para que os idosos com demência também tenham atividades que promovam o seu bem-estar e que retardem o agravamento dos sintomas associados à doença. 


As atividades em residência sénior têm que ser adequadas ao estágio da demência do idoso. Uma avaliação neuropsicológica permite saber quais as áreas cerebrais mais afetadas do residente e elaborar um plano de reabilitação adequado.



Uma das opções de tratamento passa por a residência sénior incluir na rotina do idoso atividades simples, mas que estimulam o cérebro. Conjugado com a medicação, o plano deve incluir atividades que estimulam funções cognitivas como a memória, a concentração, a atenção, a comunicação e o raciocínio lógico.


Dicas para travar o avanço da doença


Repita boas experiências


Se o idoso gostar da atividade, a residência sénior deve estimular a repetição. Apreciar a mesma música, várias vezes, por exemplo, ou passear pelos mesmos sítios que proporcionaram momentos agradáveis ao idoso residente.

Ofereça opções simples


Permitir que o idoso com demência escolha uma atividade ao seu alcance e que pode realizar na residência sénior pode ser estimulante para ele. As opções devem ser simples e fáceis e em número reduzido. 

Tenha em conta o estado mental do idoso


Realizar atividades com as quais o idoso tenha familiaridade ou que praticou no passado. Existem algumas atividades que podem até reavivar a memória do idoso.

Evite estimular demasiado


Dependendo do estágio da doença, a residência sénior deve ter em conta que a estimulação cognitiva do idoso deve ser adaptada à sua realidade. Estimular demasiado pode causar confusão. A demência afeta as pessoas de forma diferente e o estado de humor delas varia de dia para dia. Há alturas em que estão mais predispostos a serem estimulados do que outros.


Não faça críticas ao comportamento e falta de memória 


​A crítica pode ser prejudicial e deixar o idoso constrangido. Em vez disso, a residência sénior deve salientar o que correu melhor numa determinada tarefa, e repeti-la numa outra ocasião em que o idoso esteja mais apto para a realizar.

Ajude o idoso a manter a sua independência

Deve ser dado tempo à pessoa com demência para executar uma tarefa. Se esta for pressionada, poderá sentir-se ansiosa. As atividades na residência sénior devem proporcionar prazer e não sentimentos de incapacidade.

Comunique de forma clara

A maneira como se comunica com o idoso com demência é importante para evitar que fique confuso. A equipa de profissionais da residência sénior deve optar por  frases simples e curtas, que facilitem a compreensão. Nomear objetos e pedir ao idoso que os identifique é uma forma de os manter na sua memória.

7 Atividades em residência sénior  para estimular idosos com demência

Cantar e ouvir música

A música relaxa e estimula os sentidos. O programa de atividades da residência sénior pode ter opções como cantar uma música que marcou a vida do idoso e que pode ajudá-lo a regressar a alguma memória, ou simplesmente, descontrair. O ritmo da música suscita batidas, movimentos corporais e, sobretudo, alegria.

Jogos em grupo

Se o idoso tinha por hábito jogar às cartas, a residência sénior deve mantê-lo. Pode não se lembrar das regras, mas o importante é que desfrute do momento.

Atividades de expressão artística

O desenho, a pintura e a escrita são atividades que expressam a criatividade e as emoções. Se a pessoa com demência ainda estiver capacitada, os trabalhos manuais como os bordados, tricô, crochet e costura são outra forma de a manter ativa.

Jogos mentais

Ler, fazer palavras cruzadas, construir puzzles e fazer exercícios aritméticos são atividades simples que a residência sénior pode promover e que estimulam a memória e o raciocínio lógico.

Rever álbuns de fotografias

Organizar fotografias que marcaram momentos do passado, pode estimular a memória do idoso e fazê-lo recordar-se de pessoas, datas e lugares.

Utilizar um calendário

A existência de um calendário fixo, num local visível na residência sénior permite ao idoso assinalar o dia em que se encontra, para o manter mais orientado.

Ver vídeos, revistas e jornais

Debater acontecimentos do quotidiano, através da visualização de vídeos ou leitura de revistas e jornais, podem captar a atenção do idoso por mais tempo e estimular a comunicação.


A participação da família nas atividades é fundamental 

É importante que familiares e amigos participem em algumas destas atividades promovidas pela residência sénior, uma vez que a sua intervenção contribui para a estabilidade emocional do idoso.  Os profissionais da residência sénior que lidam diariamente com os idosos, também assumem um papel primordial. Os assistentes geriátricos e animadores socioculturais  devem ter um plano personalizado, tendo em conta o estado físico e mental de cada residente,  para que as atividades tenham os resultados pretendidos. Quando bem realizadas, as atividades nas residência sénior para reabilitação de idosos com demência, ajudam estas pessoas a terem maior qualidade de vida e a serem o mais autónomas possível. A estimulação cognitiva ajuda a manter as capacidades funcionais, compensando aquelas que foram afetadas pela doença. Se procura uma residência sénior para um idoso com demência, opte por fazer uma escolha segura com o apoio da ajuda especializada da Lares Online. 

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.