Vantagens de uma residência sénior no centro da cidade

Por Mariana Camargo , 24 de Fevereiro de 2023 Lares e Residências


Quando estamos à procura de uma residência sénior para um familiar, são diversos os pontos importantes para decidirmos entre o que existe disponível no mercado. Para cada família, ou idoso, uma característica ou outra pode ser mais significativa. Há pessoas que preferem estar no meio do campo, outras optam por residências com mais espaço, há também quem queira ficar perto do mar, ou na zona onde nasceu ou em que morou durante toda a vida.

Neste artigo, vamos apresentar algumas das vantagens em escolher uma residência sénior no centro da cidade. Saiba em que casos esta é a opção mais certa para o bem-estar e a qualidade de vida do idoso e dos seus familiares.



Está perto de vários serviços

Devemos lembrar que há diferentes perfis de idosos que se mudam para residências sénior. Há diversos idosos que ainda possuem mobilidade e podem sair sozinhos, por exemplo. Estes decerto gostariam de poder sair para as compras num supermercado, para o cabeleireiro, para um café nas redondezas ou para ir a uma loja de roupa. Para esses idosos, um lar no centro da cidade é a melhor solução possível, já que terá uma série de serviços disponíveis a uma distância confortável para o idoso ir sozinho, ou acompanhado por familiares ou profissionais do lar, quando necessário.


Se o idoso mantinha uma vida muito ativa socialmente, manter-se perto dos sítios que já frequentava - como cafés, lojas ou cinema - pode ser essencial para a sua saúde mental.



​Traz comodidade, porque numa residência sénior distante esse perfil de idoso pode ficar insatisfeito ao não ter nenhum desses serviços na proximidade do lar. Uma residência sénior no centro da cidade incentiva a mobilidade com caminhadas nos arredores da residência. Aumenta também a autonomia e o lazer para idosos com maior mobilidade, pois podem ir ao teatro, a museus ou ao cinema facilmente. O idoso pode assim escolher entre aproveitar a vida urbana nos arredores da residência sénior, ou desfrutar dos serviços prestados pela instituição.



Fácil acesso das famílias para visitas


Vamos supor que cada um dos filhos do idoso mora ou trabalha numa zona do país, ou mesmo até no estrangeiro. Para que todos tenham a possibilidade de visitar o pai ou a mãe idosos, é importante que a residência onde este mora fique localizada num local com boa rede de transportes, e ou estradas. Uma residência longe da cidade acaba por ser um obstáculo a visitas constantes, e à manutenção de uma relação próxima com o idoso.


Numa residência sénior que fica perto da casa ou do trabalho dos filhos do idoso, as visitas acabam por fazer parte do dia-a-dia, e podem ser mais espontâneas.



Mesmo o familiar que já não conduza pode utilizar os transportes públicos, mais frequentes e eficientes na cidade, para visitar o idoso que viva na residência sénior. Por isso, residências nestas localidades facilitam a visita dos familiares com frequência, já que, por não estarem longe de casa ou do trabalho, eles conseguem fazer visitas durante a semana, por exemplo.

Existem diversas unidades de saúde próximas


Outro ponto que pode preocupar os familiares e idosos durante a pesquisa por uma residência sénior é a distância da instituição com unidades de saúde, por exemplo. Seja a distância ao hospital de referência, seja o tempo de resposta a uma situação de emergência são muito importantes na escolha de uma residência para o seu familiar idoso. Também se o idoso tem alguma situação de saúde que o obrigue a ir ao médico com frequência, a proximidade ao médico assistente será um fator a ter em conta na pesquisa por uma residência sénior.


No centro da cidade, existem diversos hospitais, centros de saúde e clínicas, que poderão dar resposta rápida a situações de acompanhamento ou emergência do idoso que more numa residência sénior.



Como sabemos, em Portugal é comum que hospitais, médicos especialistas e centros de saúde fiquem mais localizados perto do centro da cidade. Com isso, residências sénior que ficam nessa localização terão um rápido acesso quando alguma urgência acontecer, ou simplesmente se o idoso for acompanhado em alguma especialidade médica. 

A localização facilita as atividades da residência


Com o fácil acesso a transportes e a menor distância de diversas atividades, morar numa residência sénior no centro da cidade facilita a organização de diversos passeios com os idosos. Por exemplo, idas ao teatro, cinema, museus, ou mesmo à praia, são coisas que podem ser mais facilmente agilizadas numa residência do centro da cidade.


Numa residência perto de tudo, é mais fácil pensar em atividades fora da instituição, e os idosos podem inclusivamente ir a pé para grande parte dos eventos realizados, aumentando a sua autonomia.



Também as idas espontâneas ao café ou a uma pastelaria, em pequenos grupos de residentes acompanhados por auxiliares geriátricas, serão mais fáceis nestas residências. Os idosos acabam por ter mais autonomia, mesmo aqueles cuja mobilidade já não é tão boa, ou os que se cansam facilmente, porque o espaço que têm de percorrer até este comércio é mais curto.

Há pessoas que preferem a vida urbana


Como dissemos anteriormente, há diversos tipos de idosos com preferências variadas, e os familiares, mais do que ninguém, saberão dizer qual é a zona onde o seu pai, mãe, avô, ou avó se sentirá mais confortável para morar. Existem muitas pessoas que optam a vida inteira por morar mais perto de onde tudo acontece, e, para esse perfil de idoso, as residências sénior no centro da cidade são, com certeza, a melhor escolha.

Entretanto, juntamente com a localização da residência, não se esqueça de perguntar quais são os serviços que ela presta, e se o idoso poderá realizar as atividades que tem em mente quando se mudar para a solução escolhida. Neste artigo apresentamos diversas vantagens de uma residência sénior no centro da cidade, e também especificamos quais são os perfis de idosos e famílias que se sentiriam mais felizes e confortáveis em residências sénior nessa localização.

Está à procura de mais informações sobre residências sénior e a manutenção da qualidade de vida dos mais velhos? Continue a acompanhar os nossos artigos, porque o bem-estar dos idosos e a qualidade de atendimento das residências sénior da rede Lares Online são sempre a essência do nosso trabalho.



​​​Encontre uma residência no centro da cidade 

basta submeter um pedido ou ligar 939 667 800.

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.