Por Sónia Domingues, atualizado a 30 de Janeiro de 2024 Profissionais
A contratação e manutenção de uma equipa de auxiliares dedicados aos idosos e bons profissionais será, porventura, uma das tarefas mais complexas que o lar de idosos enfrenta no seu dia-a-dia. Pela exigência que o trabalho em lar impõe, torna-se desafiante conseguir manter a equipa de profissionais coesa e consolidada. Mas existem recursos que o lar de idosos pode utilizar, de forma a evitar as saídas, com o transtorno que isto causa no funcionamento do lar e das equipas. Alcançar esse objetivo pode ser menos dispendioso do que parece, mas o lar terá de dedicar mais tempo a conhecer os seus auxiliares. A solução para manter os auxiliares consegue-se criando estratégias que visem a felicidade do funcionário. Mas, afinal de contas, o que podemos fazer para evitar a rotatividade de auxiliares e manter uma equipa coesa e completa?
Ler mais Por Sónia Domingues, atualizado a 26 de Janeiro de 2024 Lares e Residências
Neste artigo, vamos conhecer mais sobre o Grupo Momentus Sénior, que está em funcionamento desde 2015 e tem a sua área de ação em Lisboa. Sabemos que sair de casa e passar para um lar de idosos é uma etapa da vida que deve ser encarada com naturalidade e sem receios, perfeitamente adequada para os que valorizam a sua independência mas necessitam de algum apoio nas suas atividades quotidianas, e o Grupo Momentus apresenta-se como uma resposta facilitadora desse processo. Este novo modelo de residência, que oferece qualidade de vida, inclusão social e muitas atividades, veio para ficar e dar resposta às famílias que exigem cada vez maior empenho profissional e maior investimento nos equipamentos.
Ler mais Por Sónia Domingues, atualizado a 26 de Janeiro de 2024 Longevidade
Será possível envelhecer ativamente dentro de um lar de idosos? Com toda a certeza que sim. Um lar de idosos de qualidade promove hábitos saudáveis, oferece uma alimentação equilibrada e propõe atividades diversas que estimulam corpo e mente do idoso e proporcionam uma participação ativa em sociedade. Alimentação, exercício físico, vida social e mente tranquila, são estes os pressupostos de um envelhecimento ativo no lar de idosos, que vamos dar conta neste artigo.
Ler mais Por Sónia Domingues, atualizado a 26 de Janeiro de 2024 Notícias
Uma idosa morreu num lar, devido a uma imobilização incorreta que levou à sua lenta asfixia, que podia ter sido evitada. A fraca supervisão também teve a sua quota parte da responsabilidade, uma vez que o lar não deu indicações à auxiliar no sentido de vigiar mais de perto os idosos que estavam imobilizados. Enquanto os filhos da vítima choravam, os responsáveis pelo lar de idosos da Santa Casa e as duas auxiliares, que se sentaram no banco dos réus, olhavam prostrados para o chão. Naquele dia, o tribunal ditou a sentença pela morte por asfixia da Dona Hortense, residente no lar de idosos da Santa Casa. Neste artigo vamos apresentar uma história ficcionada, mas que apresenta um caso real de uma sentença de um tribunal português. No banco da acusação, o Ministério Público e os dois filhos da vítima, que se constituíram como assistentes.
Ler mais Por Sónia Domingues, atualizado a 05 de Janeiro de 2024 Idosos
Com 104 anos de idade, José Robala já passou por muito. Nascido a 17 de setembro de 1919, o idoso levou sempre uma vida ativa e preenchida. Natural da Serra da Boa Viagem, na Figueira da Foz, José Robala foi para Angola depois de cumprir o serviço militar obrigatório.
Casou aos 50 anos, teve um filho e fez vida em Angola, de onde teve que fugir devido à Guerra do Ultramar. De regresso a Portugal, continuou a sua vida até que, já depois dos 100 anos, a Polícia lhe retirou o carro e a carta de condução. Decidiu assim ingressar num lar de idosos, em setembro de 2022 no lar de idosos Quinta do Outeiro, nos Carvalhais, Figueira da Foz, acompanhado da esposa de 87 anos, onde pretende continuar a viver confortavelmente a sua centenária vida.
Ler mais