Difamação do lar de idosos: Prepare-se para fazer frente às más-línguas

Por Sónia Domingues , 06 de Junho de 2023 Profissionais


Não é surpresa para ninguém que os lares de idosos estão sujeitos a um rigoroso escrutínio público, devido ao estigma que teima em perseguir estas instituições. O lar de idosos demora anos a construir uma boa reputação, fundamentada na qualidade diferenciada dos serviços que presta aos idosos residentes. Mas basta um boato para que esta reputação, arduamente construída, caia por terra. A disseminação de um boato negativo costuma ser veloz. Pouca gente irá colocar em causa a veracidade do boato, mesmo que seja uma difamação sem qualquer fundamento. 
Ler mais

Residência Sénior: Atividades estimulantes para idosos com demência

Por Sónia Domingues , 06 de Junho de 2023 Demência

A demência é um problema de saúde mental, que se manifesta pela perda de memória e orientação, na dificuldade em realizar tarefas do dia-a-dia, em compreender e expressar pensamentos. Trata-se de uma doença degenerativa e, infelizmente, sem cura. Quando diagnosticada numa fase inicial, permite retardar o seu avanço. Esta é uma doença muito comum em lares e residências sénior por todo o país, mas é possível encontrar soluções para que os idosos com demência também tenham atividades que promovam o seu bem-estar e que retardem o agravamento dos sintomas associados à doença. 
Ler mais

Lar de idosos ilegal: Os perigos que se escondem atrás das portas

Por Sónia Domingues , 06 de Junho de 2023 Lares e Residências

A tentação é grande, os preços praticados podem ser menores e os responsáveis podem ser muito sedutores a argumentar que o licenciamento está iminente ou os idosos são tratados como se estivessem em casa. Mas esses e outros argumentos devem cair por terra e não devem ser tidos em conta pelas famílias, porque os riscos associados a um lar de idosos ilegal são mais que muitos. As famílias devem fugir a sete pés dos lares que não estão licenciados e nós dizemos-lhe porquê.

Ler mais

Vida Ativa em Lar: Odete Regueira

Por Sónia Domingues , 28 de Abril de 2023 Lares e Residências


Natural de Sintra, Odete Regueira ficou órfã de pai e de mãe quando ainda era uma criança de colo. Nascida para uma vida dura, foi criada pelos avós. Mal sabia ela que uma vida de conforto a esperava nos anos em que mais iria precisar de ajuda especializada.

Aos 53 anos, rumou com o marido e as filhas a uma nova vida, na Suíça. Lá se mantiveram durante muitos anos, até o seu marido precisar de ajuda especializada. Apesar de um lar de idosos na Suíça cumprir os requisitos formais, faltava algo. Para Odete havia apenas uma solução: regressar a Portugal e escolher um lar de idosos. Procuravam um lar que lhes proporcionasse cuidados de saúde, mas que oferecesse atenção e convívio, algo que lhes faltou nos 4 meses que estiveram a viver num lar no estrangeiro. E encontraram a resposta na rede de parceiros Lares Online!

Ler mais

Regulamento interno dos lares: a que deve mesmo prestar atenção?

Por Sónia Domingues , 27 de Abril de 2023 Lares e Residências

Para além da legislação em vigor, existe um documento que é de importância vital para o funcionamento de um lar de idosos ou residência sénior. Trata-se do Regulamento Interno do Lar, que é obrigatório por lei. Para uma família que pretende acomodar um familiar idoso no lar, é fundamental que conheça este documento, que deve ser disponibilizado pela direção técnica. No entanto, o documento habitualmente é extenso, e poucas famílias perderão muito tempo a ler de fio a pavio o regulamento. Por essa razão, neste artigo, vamos enumerar as cláusulas a que a família mais deve estar atenta, na hora de integrar o idoso no lar.

Ler mais

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.