Envelhecimento ativo em lar de idosos: promover hábitos que dão vida

Por Sónia Domingues , 18 de Janeiro de 2024 Longevidade

Sendo o envelhecimento da população uma realidade que se tornou viável face aos avanços da medicina moderna, cumpre agora garantir que os idosos se mantêm ativos, saudáveis e envolvidos a nível social. O conceito de envelhecimento ativo surgiu como resposta a esta necessidade da sociedade, garantindo vantagens para a saúde física e mental dos idosos e os benefícios que aporta para a qualidade de vida em geral. Mas, será possível envelhecer ativamente dentro de um lar de idosos? Com toda a certeza que sim. Um lar de idosos de qualidade promove hábitos saudáveis, oferece uma alimentação equilibrada e propõe atividades diversas que estimulam corpo e mente do idoso e proporcionam uma participação ativa em sociedade. Alimentação, exercício físico, vida social e mente tranquila, são estes os pressupostos de um envelhecimento ativo no lar de idosos, que vamos dar conta neste artigo.



Afinal, o que é o envelhecimento ativo e como se promove em lar de idosos? 


Este conceito foi-nos apresentado pela Organização Mundial de Saúde, que adotou o termo de “envelhecimento ativo” em 2002, descrito como um “processo de otimização das oportunidades para a saúde, participação e segurança, para melhorar a qualidade de vida das pessoas que envelhecem”. No fundo, o envelhecimento ativo trata de criar condições para os idosos se manterem ativos fisicamente, mas não só. O conceito é mais abrangente e diz respeito ao bem-estar mental dos idosos, a manutenção de uma vida ativa e integrada na sociedade, como seja numa participação política, a inclusão em eventos culturais e outros hábitos saudáveis, que alimentam o corpo e o espírito. 

Um lar de idosos de qualidade promove hábitos saudáveis através de inúmeras atividades diferenciadas e rotinas saudáveis. Dependendo do tipo de atividade ou prática, estas podem estimular várias vertentes do envelhecimento ativo, como o fator físico, o fator intelectual, o fator social ou o fator emocional e espiritual. Mesmo com os idosos que sofrem com diferentes patologias e graus de dependência, há hábitos que promovem o envelhecimento ativo. 



Segredos dos idosos com uma vida longa e saudável, onde não existem lares


Existem algumas regiões do mundo que são conhecidas pela longevidade alcançada pelos seus habitantes, que mantém a qualidade de vida com baixa incidência de doenças, mesmo quando chegam a idades mais elevadas. As chamadas “Zonas Azuis” foram assinaladas por um repórter e explorador da revista National Geographic, que identificou as regiões onde se vive mais tempo e com qualidade de vida. Okinawa, no Japão, Loma Linda, nos Estados Unidos, Icária, na Grécia, Península de Nicoya, na Costa Rica e Sardenha, na Itália. São estes os locais assinalados como Zonas Azuis e são muito diferentes, no entanto, foram encontrados alguns pontos em comum que as populações destes locais praticam: 


  • Alimentação com predominância de legumes e leguminosas, com pouca carne;
  • Parar de comer antes de terminar a vontade (regra dos 80%);
  • Ter uma meta na vida que não seja o trabalho;
  • Vinho à refeição ou com amigos, com moderação;
  • Movimentação física diária;
  • Abrandar e adotar comportamentos que baixem os níveis de stress;
  • Rede social envolvente também com bons hábitos;
  • Família em primeiro lugar;
  • Participar em cerimónias religiosas ou espirituais regularmente​.


Cuidados para envelhecer ativamente dentro e fora do lar de idosos

Para haver um envelhecimento ativo dentro e fora do lar de idosos, há que respeitar as quatro vertentes do ser humano: o corpo físico, a vertente social, a mente e também o espírito. Pelo que se viu nos dados recolhidos pelas Zonas Azuis onde as pessoas vivem mais tempo e com qualidade, estas são questões fundamentais que garantem a longevidade. Estes hábitos devem ser implementados ao longo da vida, para evitar doenças e a debilitação no envelhecimento. No entanto, muitos idosos quando vão para o lar de idosos já estão em condições de debilidade física ou mental mas, apesar disso, estão a tempo de iniciar hábitos que lhes proporcionam qualidade de vida e maior longevidade.



​Ter uma alimentação regrada mas não aborrecida

Do que se tira dos hábitos das comunidades das Zonas Azuis, pode-se definir a alimentação como um pilar da longevidade e da vida com qualidade. A dieta mediterrânica é exemplar, com a tónica nos legumes e leguminosas, pouca carne, o vinho regrado às refeições, e quantidade de comida comedida, e estes são os hábitos alimentares que se reproduzem nas Zonas Azuis, pese embora a heterogeneidade destas regiões. O lar de idosos habitualmente reproduz alguns destes hábitos, com a aposta em sopa ao almoço e jantar, os alimentos saudáveis e a redução do consumo de sal. Apesar de alguns idosos se queixarem desta dieta, o facto é que muitas vezes, a gastronomia tradicional portuguesa tem muitas gorduras e muito sal, o que faz com que a transição por vezes não seja fácil. Mas, pelo que se constata, o cuidado com a alimentação é um passo essencial para assegurar uma maior longevidade dos idosos.



Viver num ambiente de comunidade entre pares

Um dos motivos que garante a longevidade e qualidade de vida dos idosos que vivem nas Zonas Azuis é o convívio social e estarem rodeados de pessoas que também partilham dos mesmos hábitos saudáveis. Nos lares de idosos, os residentes convivem, partilham refeições e atividades com pessoas nas mesmas condições. Ao contrário do idoso passar a maior parte do tempo sozinho, em sua casa ou na casa de um familiar que também trabalha, no lar de idosos tem o convívio assegurado com pessoas que partilham dos mesmos hábitos e que têm muitas coisas em comum.


Manter e preservar a ligação com a família

A ligação familiar é um fator fundamental para uma vida longa, feliz e saudável. Este é muitas vezes apontado pelos idosos das Zonas Azuis como uma motivação que os faz levantar todas as manhãs. Pese embora no lar, o idoso não tenha o convívio diário com a família, o que é fato é que o lar promove os encontros familiares e as visitas frequentes dos entes queridos, assim como permitem que sejam criados laços de amizade com outros utentes que se assemelham a rotinas familiares. A ida de um idoso para um lar também pode aliviar as pressões familiares, que advém da responsabilidade, pouco descanso, excesso de trabalho e a mudança de dinâmicas que são frequentes quando o idoso começa a ficar mais dependente.



​Manter os vinculos religiosos e espirituais

Pode parecer de menor importância, no entanto este é um aspeto muito importante para garantir um envelhecimento ativo do idoso. O bem-estar também se vê no respeito pelas crenças e valores espirituais e morais do idoso. Desta forma, os lares de idosos empenham-se em garantir o respeito pelas crenças e rituais dos residentes. Sendo a maioria da população portuguesa idosa católica, muitos lares da Rede Lares Online promovem a Celebração da Palavra regularmente e muitos têm uma sala ou espaço de culto.



Múltiplas atividades para envelhecer ativamente em lar de idosos


Atividades físicas para evitar a perda de tónus muscular

No lar, os idosos são convidados a fazer exercício físico moderado e adequado ao seu estado físico e de saúde. Os estudos realizados mostram que existem efeitos positivos do exercício físico sobre a fragilidade. Quer seja uma simples caminhada pelo jardim, ou uma divertida aula de dança, tudo vale para ativar os músculos. Se o idoso está acamado, pode ser estimulado a fazer movimentos com os braços e com as pernas alternadamente, para evitar a perda de tónus muscular. 

  • Caminhada
    O simples exercício de caminhar, para além de reforçar os músculos, melhora a capacidade cardiorrespiratória e promove o contacto com a natureza. Mesmo quando o idoso não pode caminhar sozinho, pode ser ajudado pelas auxiliares, equipamentos de apoio ou família. 

  • Hidroginástica
    Este exercício é dos mais completos que pode existir e tem pouco impacto porque é realizado dentro da água. Alguns lares já estão equipados com uma piscina interior nas suas instalações, ou então promovem a atividade semanalmente numa piscina pública. 

  • Alongamento muscular
    Não sendo um exercício em si, é uma atividade física de grande relevo, principalmente nos idosos, porque promove a mobilidade e ajuda a diminuir a rigidez muscular e das articulações. Os alongamentos podem ser adaptados à condição física dos idosos, desde os mais dependentes até aos totalmente autónomos.
  • Pilates e Yoga
    Estas modalidades de baixo impacto oferecem uma série de benefícios para os idosos e são facilmente implementadas no seio de um lar de idosos. Tonificam os músculos, melhoram as articulações, para além de melhorar o equilíbrio geral e têm benefícios claros relativamente à conexão físico-espiritual, como também no alívio do stress e ansiedade. 


Atividades socioculturais que estimulam o convívio entre pares

A socialização do idoso é também um fator elementar no envelhecimento ativo do idoso que está integrado no lar. Existem hábitos regulares que promovem o convívio, como também representam um estímulo cognitivo. Nos idosos, tal como na sociedade em geral, a cultura representa um papel fundamental na formação individual e moral e na forma como se relaciona com os outros.

  • Festas temáticas
    O lar de idosos realiza atividades festivas regularmente, habitualmente seguindo um calendário de efemérides, tais como os Santos Populares e outras festividades religiosas, a Primavera ou o São Martinho. Este tipo de hábitos propicia o convívio social entre pares e gera um clima de alegria, que traz grandes benefícios para a saúde mental do idoso.


  • Visitas a museus e monumentos históricos
    Organizando saídas regulares a museus, monumentos e outros locais de interesse, o lar de idosos cria uma aprendizagem contínua e que estimula a mente. Os idosos podem fazer novos conhecimentos ou então recordar coisas do passado, como em locais que representam costumes de antigamente.

  • Workshops e Ateliers
    O lar de idosos realiza workshops variados, quer sejam de culinária, jardinagem, pintura ou até de informática. Este tipo de prática estimula os idosos a nível intelectual e social e pode ser ajustada às capacidades e grau de dependência dos residentes.


Atividades intelectuais diferenciadas que despertam o cérebro

Para garantir um envelhecimento ativo ao idoso, é necessário combater a falta de concentração e de memória, que é um problema comum na terceira idade. Mas existem hábitos, que quando são regulares, estimulam a memória e exercitam o cérebro, contribuindo para que o idoso mantenha a qualidade de vida por mais tempo.
  • Debates de ideias
    O lar de idosos utiliza livros ou notícias para encetar um debate saudável entre os idosos. Este hábito estimula o pensamento crítico, o convívio social, fomenta o desenvolvimento de ideias e ainda traduz mais um benefício: o idoso sente que a sua opinião importa e que é ouvido como um membro válido da sociedade. As conversas com os outros idosos permitem relembrar certos conhecimentos, explorar tópicos já esquecidos e por outro lado, aprender algo novo.

  • Jogos de tabuleiro/cartas/dominó
    Este tipo de jogos representam opções muito válidas para  manter os idosos ativos e estimular a parte cognitiva. Existem jogos adaptados a toda a condição mental do residente, com níveis de exigência distintos e que podem ser praticados ao longo de todo o ano. Também representam atividades que podem ser feitas com grande conforto, mesmo para os idosos com mobilidade reduzida. Para os idosos, com algum tipo de demência ou Alzheimer, jogos mnemônicos representam atividade que são altamente estimulantes e permitem ainda o desaceleramento ou até o retrocesso de certas falhas de memória.

  • Ler e escrever
    Para além de estimular a motricidade fina, para o idoso é muito importante manter uma função que se revela fundamental a nível psicológico e do modo como é visto pela sociedade. O idoso também mantém o exercício da cidadania ativa, lendo e assinando os documentos que lhe estão reservados ou mesmo lendo ele próprio um jornal ou uma carta enviada por um familiar. 

  • Uso e adaptação às novas tecnologias
    A utilização das novas tecnologias é algo que pode e deve ser incentivado pelas famílias e dentro dos lares de idosos. Algumas práticas podem até facilitar o dia-a-dia e são de utilização bastante simples, até para os idosos. A videochamada, por exemplo, é uma ferramenta muito útil, que permite ao idoso ver os seus entes queridos, permitindo um convívio muito familiar e mais próximo. Através de telemóveis ou tablets, que são maiores e têm teclados mais manejáveis, o idoso pode encontrar um meio de comunicação de excelência para manter o contacto com a família e amigos, no aconchego e segurança da sua casa ou do lar de idosos.
    ​De facto, e como foi perceptível durante a pandemia, os lares de idosos estimulam os idosos com atividades que envolvem novas tecnologias como o telemóvel ou o computador. Para além de ser um conhecimento útil, também estimula o cérebro e aumenta o nível de confiança do idoso. 


Garantindo ao idoso em lar um envelhecimento ativo em todas as suas vertentes


Sendo o lar de idosos a resposta mais completa para responder aos desafios do avançar da idade, cumpre-lhes a função de garantir que o residente idoso tem um envelhecimento ativo em todas as suas vertentes. O envelhecimento ativo no lar promove hábitos que respeitam as necessidades, preferências e competências dos residentes e respeita os conhecimentos adquiridos ao longo da vida do idoso. Os lares de idosos parceiros da Lares Online, conferem características que permitem às famílias fazer uma escolha segura para o idoso, porque promovem um envelhecimento ativo aos idosos, garantindo hábitos de vida que se conjugam com muitas rotinas que conferem a longevidade e foram registadas nas regiões do planeta em que as pessoas vivem mais tempo e com maior qualidade de vida, garantindo o preenchimento físico, mental, social e espiritual que o idoso necessita.



Procura um lar de idosos que promova o envelhecimento ativo? 

Para uma escolha segura, submeta um pedido.

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.