Tudo o que precisa saber sobre o Grupo de Residências Momentus Sénior

Por Sónia Domingues , 18 de Janeiro de 2024 Lares e Residências


​Aqui no blog da Lares Online, preparamos alguns conteúdos específicos sobre alguns lares e outros assuntos referentes à saúde, cuidados e bem-estar das pessoas idosas. E neste artigo, vamos conhecer mais sobre o Grupo Momentus Sénior, que está em funcionamento desde 2015 e tem a sua área de ação em Lisboa. Sabemos que sair de casa e passar para um lar de idosos é uma etapa da vida que deve ser encarada com naturalidade e sem receios, perfeitamente adequada para os que valorizam a sua independência mas necessitam de algum apoio nas suas atividades cotidianas, e a Rede Momentus se apresenta como uma resposta facilitadora desse processo.

Isso porque oferece cuidados diferenciados para diferentes necessidades e graus de dependência, desde pessoas ainda com total independência física, que procuram nestes espaços a segurança e conforto de ter um apoio permanente e oportunidades de socialização mais regular. Também contam com acompanhamentos para quem sofre de patologias associadas à idade, ou recupera de um acidente, e necessita de apoio especializado, seja de médico, de enfermagem ou fisioterapia.



Onde se encontram as residências do Grupo Momentus Sénior?

O Grupo Momentus Sénior conta com 2 unidades abertas e uma que está em construção. A residência Momentus Senior Ávila tem capacidade para 42 idosos e ocupa a totalidade de um moderno edifício da Avenida Duque de Ávila, ao lado do El Corte Inglés, numa das melhores zonas da cidade de Lisboa. Esta Residência beneficia de excelente acessibilidade por transportes públicos e estacionamento próximo, com urbanismo cuidado e espaços verdes próximos, como o magnífico jardim da Fundação Gulbenkian.

Há também a residência Momentus Senior São Miguel, com capacidade para 65 idosos e instalada num complexo murado, com um amplo pátio e jardim em redor, no Bairro de São Miguel, em Alvalade. Esta localidade é envolvente, tranquila e reservada apesar de estar numa das melhores zonas de Lisboa, é também bem servida em termos de transportes, acessibilidades e oferta comercial, num local seguro que convida aos passeios no exterior por parte dos residentes.

Por último, será inaugurada no primeiro trimestre de 2024, a residência Momentus Sénior Cascais e estará instalada em Alcabideche, numa zona residencial tranquila.  Este projeto contará com um espaço amplo e desafogado com um pátio, jardim interior e ambiciona oferecer uma vivência de grande qualidade de vida aos futuros residentes.
​​

Qual é o nivel de conforto das residências do Grupo Momentus Sénior?


Nas residências Momentus Sénior é possível tanto partilhar um quarto, quanto dispôr do seu espaço privado, decorado à medida e gosto pessoal, com a mesma privacidade e conforto que teria em sua casa, mas com a segurança e apoio próximo que só uma comunidade sénior pode dar. Vale salientar que todas as residências estão equipadas com corrimão nos corredores, e suas casas-de-banho estão adaptadas às necessidades dos mais dependentes, para que todos possam ter a maior independência possível.


Quarto Individual do Momentus Sénior - Ávila

As Residências Momentus Sénior trabalham com o objectivo de assegurar um apoio diferenciado à pessoa idosa, que respeite a sua dignidade. Agora que já temos algumas das informações básicas sobre estas residências sénior, nos próximos tópicos vamos conhecer qual é o foco dos cuidados que este Grupo oferece e saber mais sobre as atividades, convivio e lazer disponíveis aos residentes nas residências Momentus Senior.


Qual é o foco dos cuidados nas Residências do Grupo Momentus Sénior?


Sabemos que cada lar de idosos disponibiliza serviços para a melhor qualidade de vida dos residentes. No Grupo Momentus Senior, é feita pelo corpo médico da rede uma avaliação do nível de cuidado necessários a cada residente. A avaliação tem base no normativo da Organização Mundial de Saúde (conhecida como Escala de Barthel) para definir de forma concreta o nível de dependência e o tipo de cuidados que o residente necessitará. Esta avaliação é feita em conjunto com o residente ou familiar, com base numa entrevista pessoal, assegurando que antes da eventual entrada o novo residente tem todas as suas necessidades previstas, e a equipa da Momentus Sénior realizou todos os preparativos necessários para lhes prestar o melhor cuidado possível.


As Residências Momentus Sénior procuram centrar a sua atenção à pessoa idosa através na prestação de cuidados de saúde individualizados.



Com base na informação recolhida pelo equipa, o Grupo Momentus Sénior elabora um plano individual com os serviços de saúde adequados ao idoso. Quando o idoso efetivamente dá entrada numa das residências Momentus Sénior, ele terá acompanhamento de enfermagem 24h/7, Médicos 3 vezes por semana, Fisioterapia, Prescrição e Gestão de medicação, Terapia Ocupacional, e uma alimentação ajustada a cada residente. Além disso, os residentes que necessitarem podem contar com banho geriátrico, além de cabeleireiro e cuidados de estética, um espaço específico para visitas, e lavandaria.



​Atividades, convivio e lazer nas Residências do Grupo Momentus Sénior


Além de serviços de acompanhamento médico, atividades socioculturais são significativas para manter o bem-estar dos idosos e garantir que eles sigam ativos física e mentalmente. Por isso, o Grupo Momentus Sénior, tem no seu planeamento um conjunto de atividades que garante um quotidiano rico e variado aos residentes, como  pintura, aulas de ginástica, aulas de informática, biblioteca, aulas de música, jardim exterior para passeios, sessões de jogos, passeios culturais, sessões de cinema e jardinagem.​​


Sala de Refeições do Momentus Sénior - Ávila



​Todas elas contam, sempre que necessário, com o acompanhamento de um instrutor que vai auxiliar os idosos com suas dúvidas e mantê-los interessados a seguir novas aprendizagens de acordo com seus gostos e interesses pessoais. ​Além das atividades socioculturais, as residências Momentus Sénior também são conhecidas por realizar diversos eventos para diversificar os afazeres de seus residentes e proporcionar um cotidiano com diferentes estímulos.


Nas Residências Momentus Sénior realizam-se atividades diversas, que promovem o convívio social e estimulam o corpo e a mente dos residentes, e eventos culturais e temáticos ao longo do ano, proporcionando aos idosos um alegre convívio entre pares.



Estes eventos são comunicados, em sua maioria, na Página do Facebook da residência sénior, e lá podemos ver eventos como concertos de música de Natal e música tradicional portuguesa, workshop de elaboração de presépios e culinária, além de festas no jardim das residências. As residências Momentus Sénior constituem um excelente exemplo do que oferecem os lares da Rede Lares Online.


Sala de Estar do Momentus Sénior - Ávila
Este novo modelo de residência, que oferece qualidade de vida, inclusão social e muitas atividades, veio para ficar e dar resposta às famílias que exigem cada vez maior empenho profissional e maior investimento nos equipamentos. Se procura uma vaga numa residência Momentus Sénior ou num lar que dê qualidade de vida ao seu familiar idoso, não hesite em contactar a Lares Online, para fazer uma escolha segura e informada.

Deseja entrar em contacto com alguma das Residências Momentus Sénior?

Ligue (+351) 939 667 800 ou submeta um formulário.

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.