Ida para um lar: decidir sem receio nem revolta

Por Joana Marques, atualizado a 25 de Junho de 2024 Lares e Residências

Existem formas de minimizar o trauma na ida para um lar, mas podem ocorrer situações em que a inadaptação do idoso é de tal forma evidente que se torna prejudicial para a sua saúde física e mental.
Se alguma vez se deparar com esta situação não ceda de imediato ao impulso de retirar o idoso do lar. Pesados os prós e os contras, essa até pode ser a solução mais adequada, no entanto é necessário perceber primeiro porque é que o idoso não se adaptou.

Ler mais

Fazer amigos numa residência sénior

Por Susana Pedro, atualizado a 25 de Junho de 2024 Envelhecimento

Integrando uma sociedade cada vez mais envelhecida, os idosos sofrem o impacto de todas as mutações ao nível das relações laborais, provenientes de um modelo económico capitalista, e do gradual decréscimo no que diz respeito à estrutura familiar. Por este motivo, os cuidados ao idoso foram transferidos da ação da família para o Estado.

Ingressar numa residência sénior pode ser uma estratégia excelente para se reduzir o sentimento de solidão na pessoa idosa. Veja aqui porque pode ser benéfico ingressar numa residência sénior com os amigos!

Ler mais

Segurança Social e o dilema dos lares de idosos ilegais: Como decidem os tribunais?

Por Sónia Domingues, atualizado a 25 de Junho de 2024 Notícias

Em Portugal, estima-se que existam há volta de mil lares de idosos que estão em situação irregular, ou seja, que não têm as licenças necessárias para o seu devido funcionamento. Recentemente, a Segurança Social anunciou  que encerrou 874 lares ilegais nos últimos oito anos, no entanto, o número de estruturas ilegais que se mantêm em funcionamento continua a rondar as mil. Mas o que é considerado um lar ilegal e como se processa o encerramento de um lar ilegal pela Segurança Social? Neste artigo, vamos conhecer as circunstâncias em que se dá o encerramento de estruturas ilegais e casos reais que chegaram à barra dos tribunais portugueses.

Ler mais

O que muda na nova lei dos lares: conheça as novas normas

Por Sónia Domingues, atualizado a 24 de Junho de 2024 Profissionais

Recentemente o Governo publicou uma portaria, que faz alterações às Normas Reguladoras Para a Instalação e Funcionamento das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI). O objetivo, segundo a portaria, é aumentar a qualidade de vida dos idosos, acrescentando à portaria anterior alguns critérios que visam promover o envelhecimento ativo e saudável nos lares de idosos. Mas algumas das novas regras ou alterações vão no sentido de atenuar as obrigações e critérios para os lares de idosos com menos de vinte residentes, que levam a que muitas estruturas existam sem a devida licença. Os critérios existentes nas normas anteriores eram muito exigentes e pouco ou nada contribuíam para o bem-estar dos residentes. Mas, afinal de contas, o que mudou nas normas que regem os lares de idosos? Neste artigo, vamos esclarecer todas as mudanças, de forma simples e factual, e explicar as alterações às Normas Reguladoras Para a Instalação e Funcionamento das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI).

Ler mais