Há uma idade limite para o idoso deixar de conduzir?

Por Susana Pedro , 26 de Fevereiro de 2020 Envelhecimento

Para muitos de nós, ter uma carta de condução válida é sinónimo de independência, e não é diferente para os idosos, que atualmente conduzem com mais frequência e até uma idade mais tardia. 
​Legalmente, não existe uma idade limite para se deixar de conduzir e para um idoso a decisão de deixar conduzir é um tema sensível. Se acha que chegou a altura em que o seu familiar idoso deve deixar de conduzir, este artigo é para si! Descubra quais são os sinais de alerta e o que pode fazer para o ajudar a tomar uma decisão difícil.

Ler mais

IRS 2020: só um dos filhos pode deduzir despesas em lar de idosos

Por Susana Pedro , 04 de Fevereiro de 2020 Notícias

A entrada de um idoso para um lar, em muitos casos, não é situação fácil. Entre as maiores questões, por parte da família, está o financiamento deste tipo de serviços. Sendo um trabalho bastante qualificado e específico, as mensalidades podem ascender a largos milhares de euros por ano.

Nem sempre a pensão ou reforma do idoso cobre este tipo de serviços, pelo que muitas vezes é necessária uma contribuição familiar, seja ela maior ou menor. No entanto, estas despesas são dedutíveis no IRS do agregado familiar. Veja neste artigo como!
Ler mais

«65% dos cuidadores são mulheres que cuidam a tempo inteiro»

Por Susana Pedro , 11 de Novembro de 2019 Notícias

O dia do cuidador celebrou-se no dia 5 de novembro, precisamente há uma semana. Para nós, não foi o simples assinalar de efeméride, mas sim o início de um novo ciclo na abordagem aos cuidadores informais. Com a criação do Estatuto do Cuidador Informal, este debate foi aberto, e continuamos atentos a toda a comunidade de cuidadores do nosso país.

Reconhecemos o valor daqueles a quem chamámos de heróis através de um diploma simbólico. Para tal, em outubro desenvolvemos um formulário, que nos permitiu ficar a conhecer melhor a realidade destas pessoas.

Neste artigo, ficará a saber quem é, afinal, o cuidador informal no nosso país.

Ler mais

O negócio dos lares de idosos - maiores riscos e desafios

Por Susana Pedro , 04 de Novembro de 2019 Profissionais

A população portuguesa está a envelhecer. De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, prevê-se que até 2080 a população portuguesa irá diminuir para os 7,5 milhões de pessoas, descida que reflete a diminuição do número de jovens, mas que se contrapõe com o aumento da população idosa, dos 2,1 para os 2,8 milhões.
Esta realidade coloca as pessoas idosas na linha da frente como públicos-alvo de muitos negócios mas também cria alguns desafios para os lares de idosos já existentes, que começaram já um processo de reajuste do seu funcionamento às necessidades destas pessoas.

Ler mais

Como motivar os idosos a praticar exercício?

Por Susana Pedro , 21 de Outubro de 2019 Longevidade

Fazer exercício físico de forma quotidiana é muito benéfico, mas raramente as pessoas mantêm esse hábito ao longo da vida. Manter uma vida ativa não é fácil, em qualquer idade, e principalmente na velhice, onde conseguimos facilmente encontrar motivos para não o fazer.
Os idosos sentem-se muitas vezes intimidados com o desporto. Os exercícios não parecem fáceis e, na verdade, os idosos sentem que já não sabem por onde começar. Neste artigo mostramos como o fazer, saiba mais!

Ler mais

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.

Ajuda?


Para saber preços e vagas?

Ligue 939 667 800