[Covid-19] O impacto do isolamento na saúde mental dos idosos

Por Joana Marques , 06 de Abril de 2020 Notícias

Angustiados e preocupados por fazer parte da população que mais riscos corre se contrair a doença Covid-19, os idosos enfrentam um risco acrescido: o desenvolvimento de altos níveis de ansiedade, que podem seriamente prejudicar a sua saúde física e mental. 

Leia este artigo para saber os diferentes tipos de emoções que podem surgir entre os mais velhos, quais os seus efeitos e de que forma pode ajudar a manter a motivação durante o tempo de isolamento (em lares e domicílios) e atenuar os sentimentos de perda e abandono decorrentes do afastamento do contato físico com filhos, netos e amigos.

Ler mais

[Covid-19] Atividades simples com idosos em contexto de crise

Por Joana Marques , 30 de Março de 2020 Profissionais

A pandemia de Covid-19 está a destabilizar as rotinas dos mais velhos que estão institucionalizados em lares de idosos. Nesta fase de crise, em que há um aumento diário de pessoas infectadas, é fundamental que se cumpram todos os procedimentos recomendados pela DGS para que os lares continuem a ser um dos locais mais seguros para os idosos. No entanto, isso não pode significar que os idosos deixem de praticar atividades físicas e socioculturais, que neste momento estão suspensas ou muito restringidas. É necessário continuar a proporcionar pequenos momentos de alegria e descontração, especialmente no cenário de crise de saúde pública que vivemos atualmente.

Ler mais

Eutanásia: há verdade na frase «não matem os velhinhos»?

Por Joana Marques , 03 de Março de 2020 Notícias

Estar contra ou a favor da eutanásia leva a que muitas vezes se confundam as dimensões médicas, morais, éticas e jurídicas deste assunto. O ponto de vista de cada pessoa é defendido consoante as crenças (religiosas e políticas) de cada um.
No entanto, uma coisa é certa: enquanto sociedade, temos de ter a capacidade de colocar de lado os nossos pontos de vista e compreender os contornos do que foi realmente aprovado e que implicações poderá ter numa sociedade cada vez mais envelhecida. Saiba mais neste artigo!

Ler mais

Principais estereótipos negativos sobre os idosos

Por Joana Marques , 19 de Fevereiro de 2020 Envelhecimento

​Será que tem consciência das consequências que pode ter nos seus familiares idosos a perpetuação de estereótipos e imagens negativas em relação aos mais velhos?​Descubra neste artigo a importância do combate ao velhismo, que no limite pode levar à gerontofobia, ou seja, ao um medo irracional de tudo que se relaciona com o envelhecimento e a velhice, mas fique desde já com a ideia de que o caminho é a promoção de um envelhecimento ativo e participativo.
Ler mais

Coronavírus: Os lares na China e a fragilidade dos idosos

Por Joana Marques , 11 de Fevereiro de 2020 Notícias

2020 ainda está no início, mas já se adivinha que «coronavírus» e «epidemia» são sérias candidatas a palavras do ano.
Neste artigo, convidamos o leitor a fazer uma viagem até à China para conhecer a realidade dos idosos distantes, que partilham algumas das dificuldades com que os idosos portugueses também se deparam quando a questão é envelhecer com qualidade. Aproveitamos para lhe dar algumas dicas para que não seja apanhado desprevenido, caso o coronavírus chegue a Portugal.

Ler mais

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.