A doença do movimento que pode afetar qualquer pessoa

Por Joana Marques , 30 de Setembro de 2020 Dependência

A Doença de Parkinson manifesta-se no sistema nervoso central, de forma crónica e progressiva. Resulta da morte dos neurónios que produzem dopamina e não tem cura. Não se sabe o que a causa: pode ser hereditária, mas mais frequentemente está associada a fatores ambientais.
Neste artigo, damos algumas dicas indicadas para familiares e auxiliares de lares, que não têm formação em fisioterapia e que precisam de alguns conselhos para ajudar o doente de Parkinson na sua longa e difícil caminhada.

Ler mais

Irá a vacina da Covid-19 normalizar a vida dos idosos em lar?

Por Joana Marques , 12 de Agosto de 2020 Lares e Residências

Por enquanto, a vacina para a Covid-19 ainda é uma incógnita, mas a pergunta permanece: irá a ciência a devolver a normalidade às nossas vidas, e em especial à vida dos idosos? 

Ou temos todos, e em particular os lares e centros de dia, que nos adaptar a esta nova realidade? A estas questões acrescentamos mais uma: será que a vacina vai ser eficaz em idosos de risco?

Ler mais

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.