E se tiver que cuidar de um idoso com Covid-19 em casa?

Por Joana Marques , 18 de Janeiro de 2021 Idosos

Em tempos de pandemia, é importante saber o que fazer se o seu familiar idoso apanhar Covid-19. Será que tem os conhecimentos e as ferramentas necessárias para lidar com esta situação? Cuidar de um idoso em casa é muito exigente, mesmo sem o desafio adicional que representa o novo coronavírus. Neste artigo, explicamos-lhe a exigência associada a cuidar do seu familiar idoso durante uma crise pandémica, e o que precisa de saber e fazer caso ele adoeça com Covid-19.

Ler mais

[Covid-19] Lições da pandemia para cuidadores em lar de idosos

Por Joana Marques , 11 de Janeiro de 2021 Profissionais

Passadas a primeira e segunda vagas, que lições a pandemia ensinou aos cuidadores de idosos em contexto institucional? Estamos mais preparados para reagir ao novo surto de forma mais eficaz? Numa altura em que já se iniciou o processo de vacinação, mas em que já se combate uma terceira vaga no início de 2021, é tempo de refletir sobre os ensinamentos da Covid-19 para o mercado dos equipamentos para a terceira idade.

Ler mais

Em pandemia, lar de idosos ou apoio domiciliário?

Por Joana Marques , 02 de Dezembro de 2020 Dependência

O mercado de prestação de cuidados na velhice e em situações de dependência apresenta várias opções, mas é provável que opte por uma destas duas: institucionalização em lar de idosos ou apoio domiciliário. Quer saber qual é o melhor para o seu familiar idoso?
Neste artigo, apontamos as vantagens e desvantagens de cada uma destas respostas sociais e quais são os riscos e as garantias de segurança em tempos de pandemia.

Ler mais

Porquê escolher um lar de idosos licenciado?

Por Joana Marques , 25 de Novembro de 2020 Lares e Residências

Em Portugal, há 25 mil idosos a viver em lares ilegais. Um número assustador, tendo em conta que existem mais lares clandestinos do que licenciados.

Nos tempos que correm, mais do que nunca, é urgente abordar a questão da segurança da legalidade e perceber que o licenciamento dos lares é fundamental para salvaguardar a saúde e o bem-estar do seu familiar idoso.

Ler mais

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.