3 factos sobre o Alzheimer que todos devem saber

Por Joana Marques , 26 de Abril de 2021 Demência

A doença de Alzheimer faz parte do grupo de patologias neurodegenerativas, que são incuráveis e extremamente debilitantes. Ao terem como consequência a degeneração progressiva e eventual morte dos neurónios, estas doenças causam aos pacientes (maioriatariamente idosos) problemas de movimento e função mental. Isto significa que é uma doença incapacitadora nas suas fases mais tardias, provoca alterações no comportamento, personalidade e capacidade funcional.
Leia aqui os 3 factos sobre o Alzheimer que todos devemos saber!
Ler mais

Ida para um lar: decidir sem receio nem revolta

Por Joana Marques , 19 de Abril de 2021 Lares e Residências

Existem formas de minimizar o trauma na ida para um lar, mas podem ocorrer situações em que a inadaptação do idoso é de tal forma evidente que se torna prejudicial para a sua saúde física e mental.
Se alguma vez se deparar com esta situação não ceda de imediato ao impulso de retirar o idoso do lar. Pesados os prós e os contras, essa até pode ser a solução mais adequada, no entanto é necessário perceber primeiro porque é que o idoso não se adaptou.

Ler mais

Aposta em cuidados de saúde: boia de salvação dos lares?

Por Joana Marques , 19 de Abril de 2021 Profissionais

A aposta em cuidados de saúde ultra específicos pode ser uma bóia de salvação para os lares. É também uma forma de aumentar a confiança e a satisfação dos clientes, através do complemento dos cuidados elementares diários, de reabilitação e de enfermagem. Idosos e família sentir-se-ão muito mais seguros e confiantes ao escolher um lar que leva muito a sério a preocupação dominante nas suas vidas: a saúde e a sua manutenção ao longo do processo de envelhecimento.

Ler mais

Pequenas ações com grande impacto no bem-estar do idoso

Por Joana Marques , 06 de Abril de 2021 Idosos

Ainda há um longo caminho a percorrer no que se refere à humanização dos cuidados prestados aos idosos, mas felizmente já existem provas de que o caminho está a ser feito por todos aqueles que têm o dever de dar a sua contribuição: familiares, cuidadores, instituições e estado. Neste artigo relembramos a importância de tratar os mais velhos com respeito e dignidade, conferindo-lhes o lugar na sociedade que é seu por direito, seja em contexto familiar ou institucional.

Ler mais

4 Dicas para melhorar a saúde mental dos idosos

Por Joana Marques , 22 de Março de 2021 Idosos

A expressão «mente sã, corpo são», do poeta latino Juvenal, nunca perdeu a sua atualidade, embora tenha sido escrita há quase dois mil anos. Hoje em dia, sabe-se que um ser humano saudável, independentemente da fase da vida em que se encontra, é aquele que está num estado de bem-estar físico, mental e social.
Neste artigo, explicamos-lhe quais são os sinais de alerta que não deve ignorar, e damos-lhe dicas que contribuem para melhorar e preservar a saúde mental dos idosos, especialmente em tempos dominados pelo confinamento e distanciamento social. 

Ler mais

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.