Guia para os residentes em lar de idosos nas Caldas da Rainha

Por Sónia Domingues , 18 de Janeiro de 2024 Envelhecimento


​Com quase 51 mil habitantes no concelho, entre os quais mais de trinta mil na cidade, Caldas da Rainha floresceu após a rainha D. Leonor ter feito uma paragem na localidade, para curar uma ferida nas águas termais que nascem na localidade. No ano seguinte mandou construir o primeiro hospital termal do mundo e daí advém o nome “Caldas da Rainha”. Para o idoso que sofre de doenças do foro respiratório e músculo-esqueléticas, ingressar num lar de idosos nas Caldas da Rainha poderá ser proveitoso para a sua saúde. Neste artigo, vamos contar-lhe todas as vantagens de ingressar num lar de idosos nas Caldas da Rainha.



Oferta geral de lares nas Caldas da Rainha 


No concelho de Caldas da Rainha, existem 18 lares e residências para idosos, 10 dos quais de natureza solidária. Já no distrito de Leiria existem 158 lares de idosos, residências sénior e equiparados. A Rede da Lares Online neste concelho é composta por 106 camas.



​Como são os lares de idosos da Rede Lares Online nas Caldas da Rainha?


Os lares de idosos nas Caldas da Rainha pertencentes à Rede Lares Online tem habitualmente um ambiente tradicional, mas com alguma modernidade, conferida pelos acabamentos mais contemporâneos. Na Rede da Lares Online, alguns idosos podem ficar alojados em quarto individual ou triplo, mas em todos os lares existem quartos duplos e camas articuladas.  A maioria dos quartos dispõe ainda de televisão por cabo ao serviço dos residentes e ar condicionado. Os espaços comuns destes lares de idosos são amplos e arejados e são dotados de espaços exteriores ou varandas. 

Os lares de idosos da Rede Lares Online nas Caldas da Rainha abriram recentemente, entre 2006 e 2023 e têm uma capacidade média de 35 utentes, o que lhes confere um caráter mais familiar. Todos com estacionamento e jardim para os residentes e respetivas famílias. Não existem quaisquer restrições às visitas dos residentes nestes lares, que poderão ocorrer em horário livre.​
Caraterização dos Lares de Idosos nas Caldas da RainhaA experiência acumulada pelos lares e residências sénior da Rede Lares Online das Caldas da Rainha evidencia uma constante preocupação com o bem estar da pessoa idosa e a prevenção do envelhecimento, que se traduz numa oferta diversificada de atividades de animação e estimulação ou lazer por todos estes lares aos seus utentes idosos, nomeadamente: atividade física, jardinagem, expressão musical, novas tecnologias, atelier de leitura e de teatro.

Atividades Promovidas pelos Lares das Caldas da Rainha

Os lares de idosos da Rede Lares Online nas Caldas da Rainha proporcionam cuidados de saúde diferenciados que se adequam às diferentes condições de saúde dos residentes. Em termos de cuidados de saúde, o residente em lar de idosos da Rede Lares Online nas Caldas da Rainha, poderá contar com cuidados de saúde incluídos nas mensalidades, nas seguintes modalidades: enfermagem todos os dias, das 08:00 ás 17:00, médico de clínica geral, todos os dias, animação sociocultural, 8 horas de 2ª a 6ª feira e ainda, fisioterapia de grupo.

Cuidados de Saúde dos Lares de Idosos das Caldas da Rainha

As mensalidades em lar de idosos da rede de parceiros da Lares Online nas Caldas da Rainha têm um valor médio de 1100 € em quarto partilhado, sendo que o valor médio para o quarto individual ascende aos 1400 €. De referir que estes valores são de base, não incluindo despesas extraordinárias com medicação, descartáveis, cabeleireiros ou terapias individuais, entre outras.

Mensalidades Mínimas dos Lares de Idosos das Caldas da Rainha​​



O que distingue a cidade: Caldas da Rainha


O concelho de Caldas da Rainha, que fica a uma hora de Lisboa, conheceu um crescimento apoiado nas propriedades curativas das águas, que atraíam muitos visitantes. Mas nem só das termas vive Caldas da Rainha. A cerâmica é amplamente conhecida e apreciada e teve em Rafael Bordallo Pinheiro o seu nome mais popular. O conhecido artista começou a sua produção cerâmica na Fábrica de Faianças das Caldas em 1884. Eleita Cidade Criativa pela Unesco, Caldas da Rainha tem até uma Rota Bordalliana, em que peças gigantes dedicadas à obra do conhecido artista se podem encontrar por entre as ruas da cidade, que também apresentam uma autêntica montra edificada de Arte Nova.



Zona emblemática nas Caldas da Rainha


No concelho de Caldas da Rainha, existe um local que concentra a atenção da população local e é local de paragem obrigatória: Praça da Fruta. A Praça da República, mais conhecida como Praça da Fruta, acolhe um mercado de produtos locais, diariamente, o que faz deste ponto central da cidade, o destino de eleição para os populares. O residente em lar de idosos nas Caldas da Rainha, certamente irá apreciar o rebuliço matinal, onde poderá conviver e comprar alimentos frescos que são recolhidos de hortas do concelho. 



Pratos típicos das Caldas da Rainha


​As caldeiradas, ensopado de enguias e os mariscos são os pratos típicos de Caldas da Rainha e que fazem parte da ementa para os idosos que aqui residem. Mas para o idoso que gosta mais de doces, o concelho é rico em doçaria, exemplo disso são as cavacas e os beijinhos.

Envelhecimento ativo nas Caldas da Rainha


​O residente em lar de idosos que queira ter um envelhecimento ativo, pode optar pela via do ensino sénior, inscrevendo-se na Universidade Sénior Rainha D. Leonor. Os idosos têm acesso a disciplinas como artes decorativas e florais, ginástica, educação musical, grupo coral, história, dança e relaxamento, pintura, yoga, teatro e expressão dramática. Além das disciplinas, o grupo de estudantes também faz diversos passeios e visitas de estudo e diversos convívios. 

Procura um lar de idosos no concelho das Caldas da Rainha?



Festas e eventos nas Caldas da Rainha


​As Festas da Cidade são uma das festividades mais importantes do concelho, que se realiza em torno do feriado municipal, a 15 de maio. Nestes dias de festa, celebra-se a fundadora da cidade, a rainha D. Leonor. O cartaz é diferente todos os anos, mas alberga concertos, actividades desportivas, exposições e actividades infantis, entre outras coisas. 

Anteriormente conhecida como a Feira Nacional de Hortofruticultura, a Feira dos Frutos, é um dos maiores eventos do concelho de Caldas da Rainha, que leva milhares de visitantes àquela cidade. Como o nome assim revela, esta feira tem centenas de expositores regionais de frutas e hortícolas que se produzem na região. Os idosos podem também participar em vários workshops que se realizam ao longo dos vários dias de festa, convivendo com a restante população. 


O clima nas Caldas da Rainha


O residente em lar de idosos nas Caldas da Rainha pode desfrutar de um clima ameno durante quase todo o ano. O verão é prolongado e tem temperaturas médias a rondar os 25 ºC. No inverno, os termômetros geralmente não descem abaixo dos 8 ºC e a temperatura média máxima atinge os 15 ºC. 



Parques e jardins nas Caldas da Rainha


Nas Caldas da Rainha existe um local de eleição para quem gosta de espaços verdes:  Parque D. Carlos I​. O antigo hospital termal viu crescer à sua volta um espaço dedicado ao descanso dos visitantes, que vinham beneficiar das águas termais das Caldas. D.João V mandou construir um belo jardim de traça romântica, que entretanto no século XIX foi alvo de uma grande remodelação.

Procura um lar de idosos no concelho das Caldas da Rainha?
Neste parque, inserido na cidade, o residente em lar de idosos pode apreciar a beleza do edifício do antigo hospital termal, na margem do belo lago artificial. O parque contém ainda o Museu José Malhoa e um restaurante, para além de muitas árvores e bancos de jardim.


A natureza nas Caldas da Rainha


O concelho de Caldas da Rainha é rico em paisagens magníficas, em que o residente em lar de idosos pode contactar com a natureza magnífica da região, mas destacamos dois lugares imperdíveis.

A Lagoa de Óbidos. O sistema lagunar mais extenso da costa portuguesa, é destas águas salgadas que sai muito do peixe que se pode comer à mesa dos caldenses. O residente em lar de idosos poderá apreciar dezenas de espécies de aves, como o pisco-de-peito-ruivo, o bico-de-lacre e a alvéola-branca, entre outras. Para o idoso que esteja em forma, as margens da lagoa são perfeitas para longos passeios.


A Foz do Arelho.
Junto à lagoa de Óbidos, mas fazendo parte integrante do concelho de Caldas da Rainha, o residente em lar de idosos encontra um verdadeiro paraíso. Trata-se da Foz do Arelho, que no seu encontro com o mar, criou uma praia de enorme beleza natural, que é muito procurada pelos veraneantes. Para o idoso que não dispensa um passeio na praia e um bocadinho de sol, imerso em belas paisagens, a Foz do Arelho é um local de eleição. 



Hospitais e unidades de saúde nas Caldas da Rainha


No concelho de Caldas da Rainha, o residente em lar de idosos encontra 19 unidades de cuidados de saúde primários, integrando várias unidades de recursos assistenciais partilhados, unidades de cuidados na comunidade e unidades de saúde dentária. Para receber cuidados hospitalares, o idoso poderá dirigir-se ao Hospital Distrital de Caldas da Rainha, ou então pode optar pelos serviços privados proporcionados pelo Montepio Rainha D. Leonor.



Museus e cultura nas Caldas da Rainha


Existem diversos pontos de interesse que certamente irão impressionar os residentes em lar de idosos nas Caldas da Rainha. Neste guia, vamos destacar dois museus, que pela qualidade dos artistas e das peças, merecem certamente uma visita.

Museu José Malhoa. Pioneiro do Movimento Naturalista de Portugal, o caldense José Malhoa é indubitavelmente um dos grandes nomes da pintura e escultura portuguesa. Autor de quadros que todos temos na memória, como “O Fado” ou “Os bêbados", José Malhoa tem o seu maior acervo de obras reunidas no Museu instalado no Parque D. Carlos I. O residente em lar de idosos em Caldas da Rainha com certeza irá apreciar o valor artístico das obras expostas, incluindo um quadro da rainha D. Leonor, num espaço que oferece acessibilidade total a pessoas com mobilidade reduzida, instalações sanitárias adaptadas e roteiro em braille.


Procura um lar de idosos no concelho das Caldas da Rainha?
Museu da Cerâmica. Com uma tradição ancestral em cerâmica, o Museu da Cerâmica nasceu em 1983 e ocupa as instalações da antiga Quinta Visconde de Sacavém, que só por si, merece uma visita atenta. Mas o residente em lar de idosos pode ainda contemplar um vasto espólio de peças de Bordallo Pinheiro e de outros ceramistas que marcaram a tradição secular.



Transportes e acessibilidades nas Caldas da Rainha


​Caldas da Rainha dista a pouco mais de uma hora de Lisboa, sendo facilmente acessível através da A8 e o aeroporto da Portela fica a apenas 85 km de distância. A sede de distrito, Leiria, fica a apenas 50 km de distância, uma viagem que pode ser percorrida de carro, autocarro ou então através da ligação ferroviária. Para além da linha de comboio, Caldas da Rainha dispõe de uma ampla rede de transportes urbanos, o TOMA, que realiza diariamente percursos de ligação entre os vários pontos da cidade e freguesias vizinhas.



Procura um lar de idosos nas Caldas da Rainha? 

Para uma escolha segura, submeta um pedido ou ligue (+351) 939 667 800.

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.