3 Razões para não ter medo da Covid-19 hoje em lares de idosos

Por Susana Pedro , 18 de Maio de 2020 Lares e Residências

Esta semana fica marcada por finalmente serem retomadas as visitas de familiares em lar de idosos. A DGS elaborou um conjunto de normas a ser seguidas para que os idosos institucionalizados não fiquem mais tempo sem receber visitas.

Muitos idosos precisam de facto de apoio, e as famílias lentamente voltam lentamente a ter uma vida laboral preenchida, com a abertura das creches e recomeço das aulas dos mais pequenos. Mas há algumas razões para não ter medo da Covid-19 em lares agora, veja neste artigo quais são.

Ler mais

[Covid-19] As máscaras faciais de algodão são eficazes?

Por Susana Pedro , 29 de Abril de 2020 Idosos

Desde o início desta pandemia, quando surgiram os primeiros casos positivos na China, que nos deparámos com uma grande diferença: entre o uso generalizado de máscaras cirúrgicas nos países asiáticos e a quase não utilização delas na Europa. 

Entretanto, após as especulações nos preços, a escassez de máscaras levou a que fossem criadas novas alternativas. Mas as máscaras que vemos à venda de algodão ou outros tecidos são também eficazes?
Ler mais

Como estão a ser retomadas as visitas em lares, na Europa?

Por Susana Pedro , 29 de Abril de 2020 Notícias

Estas últimas semanas, temos ouvido desejos de várias partes para que o país gradualmente volte ao normal. Temos vivido um período de maior recolhimento em casa, com a maioria dos estabelecimentos que frequentávamos fechados. As empresas em geral tiveram de rever os seus métodos de trabalho, promovendo o trabalho a partir de casa sempre que possível e racionando os restantes campos.

Esta situação não irá continuar durante muito mais tempo. É importante, sim, controlar o surto de Covid-19, mas Portugal e os portugueses têm de voltar a funcionar. Os idosos, que se viram privados de centros de dia e de convívio, alguns de apoio domiciliário, não poderão ficar a aguardar sem fim à vista.

Ler mais

[Covid-19] Como responderam os lares à falta de pessoal?

Por Susana Pedro , 09 de Abril de 2020 Notícias

Entre os dias 2 e 7 de abril, o Lares Online promoveu uma sondagem junto dos responsáveis de lares licenciados pela Segurança Social. O objetivo desta sondagem era perceber como estavam as equipas de profissionais destes lares.
Procurámos perceber qual foi a forma de encarar a pandemia, e quais as medidas adicionais relativas ao trabalho dos colaboradores dos lares. Vamos ver, afinal, como responderam as equipas dos lares ao Covid-19?

Ler mais

5 formas de estar perto dos seus familiares idosos nesta Páscoa

Por Susana Pedro , 07 de Abril de 2020 Idosos

A Páscoa é tipicamente uma altura festiva em Portugal. Sendo um momento tradicional de reunião familiar, este ano terá de ser diferente. Devido ao Covid-19, não nos podemos deslocar para perto da família, principalmente dos nossos pais e avós mais velhos. No entanto, este não tem de ser um fim de semana solitário, pode ser a oportunidade perfeita para nos animar e nos distrair das notícias.
Para ajudá-lo a aproveitar o feriado enquanto fica a família toda segura em casa ou num lar de idosos, reunimos algumas maneiras festivas de comemorar com os mais velhos, mesmo que se encontrem longe.

Ler mais

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.