Por Susana Pedro, atualizado a 21 de Junho de 2023 Profissionais
Já percebemos que a Covid-19, apesar de influenciar em muito a vida das pessoas e dos idosos, não tem sido determinante para a perda de confiança das famílias nos lares. Mas as famílias, com todas as restrições que a DGS prevê, precisam de ser asseguradas e de ter confiança no local que será a próxima casa do idoso. Elencámos algumas perguntas que poderão ser importantes para que as famílias fiquem mais descansadas. Veja quais!
Ler mais Por Susana Pedro, atualizado a 21 de Junho de 2023 Envelhecimento
Para muitos de nós, ter uma carta de condução válida é sinónimo de independência, e não é diferente para os idosos, que atualmente conduzem com mais frequência e até uma idade mais tardia.
Legalmente, não existe uma idade limite para se deixar de conduzir e para um idoso a decisão de deixar conduzir é um tema sensível. Se acha que chegou a altura em que o seu familiar idoso deve deixar de conduzir, este artigo é para si! Descubra quais são os sinais de alerta e o que pode fazer para o ajudar a tomar uma decisão difícil.
Ler mais Por Susana Pedro, atualizado a 21 de Junho de 2023 Envelhecimento
Os afetos assentam em relações de reciprocidade. Damos afeto para o termos em retorno. Só assim o amor, o carinho, a confiança poderão subsistir. E é aqui que devemos chegar neste caminho de reflexão.
Este Natal, vamos reflectir nos pais que somos... para um dia, mais velhos, termos bons filhos a cuidar de nós com carinho.
Ler mais Por Susana Pedro, atualizado a 21 de Junho de 2023 Envelhecimento
O bem estar da pessoa idosa prende-se, inevitavelmente, com o seu grau de autonomia. Por isto entendemos não só a sua independência física assim como a manutenção de uma certa atividade dentro da comunidade onde está integrada. Deste modo, o envelhecimento ativo do idoso está correlacionado com a manutenção da sua qualidade de vida.
Ler mais Por Susana Pedro, atualizado a 21 de Junho de 2023 Demência
A natureza humana deseja sempre encontrar a melhor opção para aqueles que nos são mais queridos. Numa situação de um idoso que transite para um lar, a família tenta sempre encontrar a melhor solução, os melhores cuidados, os melhores funcionários e as melhores instalações.
No entanto, o crescente número de pessoas com demência coloca novos desafios às instituições de terceira idade e aos cuidadores. Como reagir a um lar cheio de idosos com demências?
Ler mais