Por Ana Palma , 16 de Novembro de 2018 Demência
Como já aludimos, envelhecer acarreta inúmeros desafios e traz consigo vastas modificações no modo como o sujeito que envelhece encara a vida que, entretanto, se modificou. Neste artigo falaremos de um grande desafio que chega, em inúmeros casos, aliado à velhice: a demência.
Ler mais Por Susana Pedro , 05 de Novembro de 2018 Dependência
Os cuidados assegurados em contexto domiciliário são frequentemente suportados por prestadores de cuidados informais, ou seja, pessoas que não são remuneradas para cuidar de alguém.
O dia 5 de novembro é dedicado aos Cuidadores Informais, ainda que estes não tenham um Estatuto próprio de momento. Este é um artigo que nos faz pensar e refletir sobre o estatuto do cuidador informal, com a história de alguém que tem de suportar a sua mãe, com os parcos recursos de que dispõe.
Esta história podia ser a sua, saiba mais!
Ler mais Por Susana Pedro , 25 de Outubro de 2018 Apoios Sociais
Em Portugal, existem inúmeras Instituições Particulares de Solidariedade Social, as IPSS, que se dedicam ao cuidado de idosos com necessidades de acompanhamento. Existem múltiplas motivações inerentes à entrada de um idoso numa vaga comparticipada em IPSS, entre as reformas e pensões reduzidas e a falta de família de retaguarda. Contudo, a possibilidade do idoso em ingressar num lar IPSS está associada, na maior parte dos casos, a algum tempo de espera, havendo constituídas as listas de espera para vagas sociais, que podem levar muito tempo.
Mas como funcionam estas listas de espera?
Ler mais Por Susana Pedro , 17 de Outubro de 2018 Envelhecimento
Neste artigo, traremos um exercício de empatia e reflexão em relação aos perfis de idosos mais difíceis. Lidar com Idosos pode ser algo bastante desafiante, já que nem todos encaram da mesma maneira o envelhecimento e a possibilidade de depender de outrem.
Saiba quais são, porque são motivados e o que fazer nesses casos!
Ler mais Por Ana Palma , 08 de Outubro de 2018 Lares e Residências
Fique a saber em que infrações muito graves e respetivas coimas podem os lares de idosos incorrer se não observarem a lei.
Pretende-se, com a intensificação dos valores das coimas, dissuadir estas práticas por parte dos lares, ao mesmo tempo que se protegem os idosos que se encontram mais vulneráveis devido ao seu grau de dependência.
Os ilícitos que aqui se elencam vão desde atos de negligência até à atividade sem licenciamento.
Ler mais