Vida Ativa em Lar: Odete Regueira

Por Sónia Domingues , 28 de Abril de 2023 Lares e Residências


Natural de Sintra, Odete Regueira ficou órfã de pai e de mãe quando ainda era uma criança de colo. Nascida para uma vida dura, foi criada pelos avós. Mal sabia ela que uma vida de conforto a esperava nos anos em que mais iria precisar de ajuda especializada.

Aos 53 anos, rumou com o marido e as filhas a uma nova vida, na Suíça. Lá se mantiveram durante muitos anos, até o seu marido precisar de ajuda especializada. Apesar de um lar de idosos na Suíça cumprir os requisitos formais, faltava algo. Para Odete havia apenas uma solução: regressar a Portugal e escolher um lar de idosos. Procuravam um lar que lhes proporcionasse cuidados de saúde, mas que oferecesse atenção e convívio, algo que lhes faltou nos 4 meses que estiveram a viver num lar no estrangeiro. E encontraram a resposta na rede de parceiros Lares Online!

Ler mais

Regulamento interno dos lares: a que deve mesmo prestar atenção?

Por Sónia Domingues , 27 de Abril de 2023 Lares e Residências

Para além da legislação em vigor, existe um documento que é de importância vital para o funcionamento de um lar de idosos ou residência sénior. Trata-se do Regulamento Interno do Lar, que é obrigatório por lei. Para uma família que pretende acomodar um familiar idoso no lar, é fundamental que conheça este documento, que deve ser disponibilizado pela direção técnica. No entanto, o documento habitualmente é extenso, e poucas famílias perderão muito tempo a ler de fio a pavio o regulamento. Por essa razão, neste artigo, vamos enumerar as cláusulas a que a família mais deve estar atenta, na hora de integrar o idoso no lar.

Ler mais

Villa Natura Residência Sénior: a Lares Online faz parte da equipa

Por Sónia Domingues , 27 de Abril de 2023 Profissionais


Na dinâmica Vila de Palmela, mas afastada do rebuliço do centro, situa-se a pacata residência sénior Villa Natura. Rodeada por propriedades agrícolas e algumas habitações dispersas, a Villa Natura veste-se de simplicidade, muita luz e a placidez que muitas vezes se procura, mas que pouca gente encontra.

Com apenas 22 residentes, esta residência sénior é gerida por uma família, com a filha Catarina Rodrigues a assumir a direção técnica.

Ler mais

A minha residência sénior não cativa idosos autónomos, porquê?

Por Sónia Domingues , 26 de Abril de 2023 Profissionais

Hoje, as residências sénior apostam em serviços mais diferenciados, com qualidade que não era habitual nos lares de idosos mais tradicionais. Mas, apesar de as residências sénior estarem equipadas com quartos e espaços comuns atrativos e oferecerem serviços premium, algumas continuam a não atrair os idosos mais ativos e ainda autónomos. Este é um público que interessa às residências sénior, porque podem usufruir dos serviços por mais anos, e não carecem de tantos cuidados, que cansam e ocupam os colaboradores. Neste artigo, vamos conhecer os motivos que desmotivam os idosos a residir no seu lar enquanto são autónomos e ativos.

Ler mais

Lares Online do outro lado da linha: Andreia Rosário

Por Sónia Domingues , 21 de Abril de 2023 Empresa


Depois de tirar a licenciatura em Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Faculdade de Lisboa, Andreia Rosário percebeu que tinha mais interesse e vocação para a área da terceira idade. Optou por tirar uma pós-graduação em Gerontologia Social, para aprofundar o seu conhecimento. Em 2021, decidiu abraçar o desafio proposto pela Lares Online como consultora de cuidados, onde auxilia as famílias em busca de uma escolha segura de um lar para os idosos. Fique a conhecer quem está do outro lado da linha da Lares Online. Vamos conhecer a Andreia?

Ler mais

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.