Literalmente, a braços com os mais idosos

Por Ana Palma, atualizado a 21 de Junho de 2023 Envelhecimento

Uma das principais características dos seres humanos é a capacidade de desenvolverem laços sociais e de construírem comunidades cujos elementos se conectam através desses mesmos laços. O contacto físico assume-se como aglutinador de afetos entre seres humanos e tem um papel preponderante num envelhecimento qualitativo, como veremos adiante. 

Ler mais

Listas de espera em IPSS... um bicho de sete cabeças!

Por Susana Pedro, atualizado a 21 de Junho de 2023 Apoios Sociais

Em Portugal, existem inúmeras Instituições Particulares de Solidariedade Social, as IPSS, que se dedicam ao cuidado de idosos com necessidades de acompanhamento. Existem múltiplas motivações inerentes à entrada de um idoso numa vaga comparticipada em IPSS, entre as reformas e pensões reduzidas e a falta de família de retaguarda. Contudo, a possibilidade do idoso em ingressar num lar IPSS está associada, na maior parte dos casos, a algum tempo de espera, havendo constituídas as listas de espera para vagas sociais, que podem levar muito tempo.
Mas como funcionam estas listas de espera?

Ler mais

[Lares] Dissipar as dúvidas atuais de potenciais clientes

Por Susana Pedro, atualizado a 21 de Junho de 2023 Profissionais

Já percebemos que a Covid-19, apesar de influenciar em muito a vida das pessoas e dos idosos, não tem sido determinante para a perda de confiança das famílias nos lares. Mas as famílias, com todas as restrições que a DGS prevê, precisam de ser asseguradas e de ter confiança no local que será a próxima casa do idoso. Elencámos algumas perguntas que poderão ser importantes para que as famílias fiquem mais descansadas. Veja quais!

Ler mais

[Covid-19] Atividades simples com idosos em contexto de crise

Por Joana Marques, atualizado a 21 de Junho de 2023 Profissionais

A pandemia de Covid-19 está a destabilizar as rotinas dos mais velhos que estão institucionalizados em lares de idosos. Nesta fase de crise, em que há um aumento diário de pessoas infectadas, é fundamental que se cumpram todos os procedimentos recomendados pela DGS para que os lares continuem a ser um dos locais mais seguros para os idosos. No entanto, isso não pode significar que os idosos deixem de praticar atividades físicas e socioculturais, que neste momento estão suspensas ou muito restringidas. É necessário continuar a proporcionar pequenos momentos de alegria e descontração, especialmente no cenário de crise de saúde pública que vivemos atualmente.

Ler mais

Lares de idosos: a crise europeia pré-pandemia

Por Joana Marques, atualizado a 21 de Junho de 2023 Lares e Residências

Nos lares de idosos vai sempre haver um antes e um depois da Covid-19. Mas e se lhe dissermos que a pandemia apenas evidenciou que não valorizamos o suficiente os nossos velhos?
Leia este artigo e dê-se conta de como os lares portugueses têm mais em conta os idosos do que outros na Europa e nos Estados Unidos, porque valorizam mais o elemento humano.
Ler mais