Por Joana Marques, atualizado a 21 de Junho de 2023 Idosos
No último ano, a Covid-19 tem sido o principal objeto de estudo da comunidade científica mundial. Ainda assim, existem algumas incógnitas e os investigadores continuam dedicados à compreensão das questões centrais desta pandemia: a transmissibilidade, o grau de mortalidade, imunidade e a eficácia das vacinas. Leia este artigo para ficar a par dos mitos mais comuns sobre a Covid-19. Esclareça o seu familiar idoso fornecendo-lhe factos e não ficções.
Ler mais Por Sónia Domingues, atualizado a 21 de Junho de 2023 Lares e Residências
A mudança para um lar, por vezes, traz ao de cima algumas inseguranças do idoso.
O isolamento social e abandono é um dos grandes receios da pessoa idosa, que demonstra alguma apreensão na mudança para a nova residência. O idoso pode experienciar angústia e receio em ficar sozinho, abandonado pela sua família e amigos mais próximos. Saiba neste artigo Lares Online como combater o medo de abandono do idoso residente em lar.
Ler mais Por Sónia Domingues, atualizado a 21 de Junho de 2023 Profissionais
Num cenário perfeito, nenhum proprietário de lar imagina o cenário de um crime de maus-tratos. No entanto, nenhum lar está livre de uma acusação. Por isso, cabe à direção fazer uma monitorização muito atenta da sua equipa e instruir acerca de atitudes ou comportamentos que possam constituir um crime de maus-tratos. Neste artigo, vamos caminhar por entre as teias da lei, e descortinar as questões legais que se escondem nas denúncias dos casos de maus-tratos a idosos cometidos no lar.
Ler mais Por Joana Marques, atualizado a 21 de Junho de 2023 Lares e Residências
Passados mais de três meses após a identificação dos primeiros casos de coronavírus na Europa (a 24 de Janeiro, em França), já é possível fazer uma análise retrospectiva à forma como os lares europeus foram lidando com a pandemia e perceber como ficou Portugal, em comparação, no que se refere aos cuidados em lares durante os tempos de pandemia.
Ler mais Por Marina Lopes, atualizado a 21 de Junho de 2023 Lares e Residências

Por vezes, surgem sinais que nos indicam que algo pode não estar bem com aqueles que amamos. Apesar de ainda assistirmos à realização de um discurso coerente por parte dos nossos familiares mais velhos, podemos começar a presencear repetições de pequenos acidentes, confusões com a medicação, quedas constantes, cenários de isolamento e de depressão, ou, mesmo um emagrecimento acentuado, e, começam a preocupar-nos com a segurança e o bem-estar dos nossos familiares idosos.
Nesta altura, damos por nós a ponderar se, eventualmente, a "nossa própria mãe" não deveria viver acompanhada. E, em Portugal, é muito comum adiarmos este tipo de decisão, por entendermos como precoce colocar os nossos familiares idosos num lar enquanto têm discernimento. Mas, esta avaliação não é linear.
Ler mais