Guia para os residentes em lares de idosos na Guarda
Por Sónia Domingues, atualizado a 15 de Dezembro de 2025 Lares e Residências
De carácter marcadamente rústico, o concelho da Guarda ocupa uma encosta da Serra da Estrela, com a cidade a carregar orgulhosamente o título de cidade mais alta de Portugal continental, elevando-se a 1056 metros de altura. Estando muito perto da fronteira com Espanha, esta localidade detém um bem preservado legado histórico de defesa do território nacional, tendo-lhe sido concedido o foral em 1199, pelo Rei Dom Sancho I, o Povoador. Hoje em dia, o concelho da Guarda alberga cerca de 40 mil habitantes, que beneficiam do seu ar de montanha, reconhecido pela sua pureza e que lhe deu o título de “Cidade Bioclimática Ibérica". No concelho da Guarda, os idosos podem encontrar as condições ideais para envelhecer tranquilamente e com grande qualidade de vida. Neste guia, vamos conduzi-lo até à Serra da Estrela e conhecer o que Guarda tem para oferecer aos idosos que procuram um lar para passar a sua velhice.
Oferta geral de lares
No concelho da Guarda, existem 21 lares e residências sénior para idosos, 19 de natureza solidária. Se alargarmos a busca a todo o distrito, encontramos 148 lares. A Oferta da Rede Lares Online no concelho/distrito da Guarda é de 106 camas.
Como são os lares da Rede Lares Online na Guarda
Os Lares da Rede Lares Online na Guarda têm o conforto e sossego como características principais. De estruturas relativamente recentes, a capacidade média é de 32 residentes, podendo os idosos escolher entre ficar instalados num quarto duplo ou individual. Todos os quartos estão equipados com sistema de chamadas e camas articuladas, entre outras comodidades. Os residentes têm jardim e estacionamento à sua disposição e as visitas são feitas sem restrições horárias.

A Rede Lares Online na Guarda promove um plano de atividades especialmente idealizado para que os idosos possam envelhecer com qualidade, incitando-os a praticar atividade física, estimulação cognitiva, expressão plástica e promovendo o contacto com a comunidade através de passeios e visitas culturais, que se realizam regularmente. Os lares da Rede Lares Online na Guarda também praticam a Celebração da Palavra, para os idosos católicos residentes manterem a sua conexão espiritual.

Como cuidados de saúde, a Rede Lares Online na Guarda oferece consultas de medicina geral uma vez por semana, serviços de enfermagem todos os dias e, para os idosos que queiram e necessitem, sessões de terapia da fala e sessões de fisioterapia personalizada, extra mensalidade.

A mensalidade média praticada pela Rede Lares Online na Guarda é de 1 150€ em quarto partilhado e 2 125€ em quarto individual, para as despesas contratualizadas. Estes valores não incluem custos de produtos descartáveis, produtos hirdratantes, medicação ou transportes.

Zona emblemática: Guarda
O Largo da Sé situa-se no centro histórico da Guarda e funciona como ponto de encontro da comunidade local. Com cafés, restauração e comércio local, o Largo da Sé é ideal para os residentes em lares de idosos na Guarda darem os seus passeios e conviverem com a comunidade local.

Pratos típicos da Guarda
No concelho da Guarda, o grande rei é o queijo da Serra da Estrela, como não podia deixar de ser, mas os enchidos também têm grande destaque, como a morcela com cominhos e a farinheira com pão. Os residentes em lares de idosos podem também apreciar o Bacalhau à Conde da Guarda, um prato de forno, que mistura um refogado com bacalhau, puré de batata e natas. As sopas também são muito tradicionais num clima frio como o da Guarda, por isso os idosos podem aquecer o estômago com um caldo de grão ou uma sopa de vagens secas. Na hora da sobremesa, podem optar por arroz doce, leite-creme ou o bolo Dom Sancho, feito com massa folhada de centeio e recheio de creme de ovos.
Envelhecimento ativo na Guarda
A Academia Sénior da Associação de Professores Aposentados do Distrito da Guarda, oferece às pessoas séniores com mais de 55 anos a possibilidade de manterem uma formação contínua ao longo do processo de envelhecimento, criando experiências, convívio social e fomentando o conhecimento. Esta instituição tem na sua oferta educativa disciplinas como artes decorativas, espanhol, inglês, literatura e património. Dinamiza ainda um grupo de Canto Coral e Cavaquinho e promove o exercício físico orientado, numa parceria com o programa Guarda +65, da Câmara Municipal da Guarda.

Festas e eventos na Guarda
Não sendo um evento antigo, a Feira Farta é uma verdadeira mostra do mundo rural que se vive nas encostas da Serra e é muito acarinhada pela população. Realiza-se no Largo do Mercado Municipal e todas as 43 freguesias do concelho da Guarda participam, vendendo produtos locais e artesanato. É realizada normalmente a meados de setembro, sendo que os residentes em lares de idosos têm a possibilidade de adquirir produtos regionais e conviver com a comunidade local. O recinto é animado com música tradicional, ranchos folclóricos e grupos de cantares, que vão atuando ao longo dos dois dias de Feira.
O clima na Guarda
O clima na Guarda é tipicamente serrano, mas nada que o conforto de uma lareira acesa não resolva. O verão é curto, com temperaturas médias a rondar os 27 ºC. Como temperaturas mínimas, nos meses mais quentes os termómetros tendem a ficar acima dos 13 ºC. O inverno é muito frio e chuvoso, com temperaturas médias a rondar os 8 ºC. A temperatura mínima no concelho da Guarda pode atingir temperaturas negativas com facilidade.

Parques e jardins na Guarda
O Jardim Municipal José de Lemos é excelente para os residentes em lares de idosos na Guarda darem um pequeno passeio, mesmo no centro da cidade. É um dos jardins mais antigos, mas foi alvo de uma remodelação recente, que o deixou mais acessível. Tem trilhos largos e sem obstáculos, que abrem caminho por entre tapetes de flores e relva bem cuidados. As árvores fazem a sombra necessária para que nos dias de calor, os idosos possam sentar-se nos bancos de jardim a descansar e conviver.
A natureza na Guarda
Neste concelho, os idosos têm a vantagem de estarem inseridos em plena Serra da Estrela, dona de uma biodiversidade enorme, que oferece diferentes habitats para as dezenas de espécies animais que vivem na Serra. O Estrela Geopark da UNESCO oferece uma série de percursos interpretativos, que os residentes em lares de idosos podem explorar, conforme a disponibilidade física, como o Percurso Interpretativo da Água, o Percurso interpretativo dos Miradouros e o Percurso Interpretativo das Lagoas e dos Covões, entre outros. Mas apenas basta um passeio de carro pela serra acima, para os idosos terem uma explosão de natureza aos seus pés.

Hospitais e unidades de saúde na Guarda
Os residentes em lares de idosos que necessitem obter cuidados de saúde primários, podem recorrer ao Centro de Saúde da Guarda, que integra várias unidades de saúde familiares, unidades de cuidados na comunidade e uma unidade de cuidados continuados integrados. Já para cuidados de saúde hospitalares, terão de se dirigir ao Hospital Sousa Martins, que fica na própria localidade.
Museus e cultura na Guarda
O Museu da Guarda está instalado no antigo Seminário Episcopal do século XVII e é o espaço que reúne o espólio histórico do concelho da Guarda. Neste museu, os idosos vão poder ver várias exposições permanentes, nomeadamente a da Arqueologia Proto-histórica e Romana e a Mostra de Arte Sacra, cuja peça principal é uma escultura de Nossa Senhora da Consolação, esculpida em granito no século XIII. Por ser um edifício histórico, apenas o piso térreo pode ser visitado por pessoas com mobilidade reduzida, uma vez que não há elevador. O bilhete neste Museu tem um desconto de 50% para pessoas com mais de 65 anos.

Transportes e acessibilidades na Guarda
O concelho da Guarda está servido por duas auto-estradas, que fazem ligação aos principais centros urbanos da região e do país, designadamente a A23, que liga Guarda ao Fundão, Castelo Branco e Torres Novas, assim como a A25, que vai desde a fronteira com Espanha, em Vilar Formoso, até Aveiro. Para mobilidade interna, Guarda tem os TUG- Transportes Urbanos da Guarda, que fazem a ligação entre os vários pontos da cidade e freguesias. Os TUG são gratuitos para idosos. Para quem prefere o transporte ferroviário, a Estação da Guarda é servida pela Linha da Beira Alta e Linha da Beira Baixa, combinando serviços de comboios inter-cidade, regionais e inter-regionais.