5 Sinais de que os seus pais idosos precisam de ajuda

Por Joana Marques, atualizado a 13 de Junho de 2023 Dependência

O processo de envelhecimento é inevitável, irreversível e único. Mais cedo ou mais tarde, todos vamos ser postos perante a evidência de que os nossos pais precisam de ajuda, na sequência de perdas físicas, sensoriais, cognitivas ou emocionais ligadas ao envelhecimento, sejam elas graduais ou abruptas. Está na altura de agir se os seus pais começam a ter dificuldades em executar sozinhos as tarefas do dia-a-dia.

Ler mais

5 Perguntas difíceis das famílias no 1º contacto com Lares de Idosos

Por Joana Marques, atualizado a 13 de Junho de 2023 Profissionais

Quando a família começa a procurar um Lar ou Residência para o idoso, está sempre na expectativa de encontrar o sítio «ideal», consoante as necessidades e o rendimento disponível. Podem surgir todo o tipo de dúvidas, pois o derradeiro objectivo das famílias é garantir que o idoso mantenha qualidade de vida e esteja incluído num processo de envelhecimento sustentável e ativo, mas algumas perguntas são mais difíceis de responder do que outras. 
Com este artigo, vamos-lhe dar cinco exemplos de questões às quais por vezes não é fácil dar uma resposta clara e objetiva.

Ler mais

5 Benefícios do Yoga para seniores

Por Joana Marques, atualizado a 13 de Junho de 2023 Envelhecimento

Inflamação, dor generalizada, problemas articulares, falta de equilíbrio, limitações físicas, doenças crónicas ou degenerativas, falta de autoestima e estados depressivos... Estes são alguns exemplos de situações que afetam muitos idosos durante o processo de envelhecimento e que podem limitar a sua longevidade. Propomos neste artigo dar-lhe a conhecer alguns dos benefícios que a prática milenar do Yoga pode trazer para o bem-estar e saúde dos mais velhos.
Ler mais

3 factos sobre o Alzheimer que todos devem saber

Por Joana Marques, atualizado a 13 de Junho de 2023 Demência

A doença de Alzheimer faz parte do grupo de patologias neurodegenerativas, que são incuráveis e extremamente debilitantes. Ao terem como consequência a degeneração progressiva e eventual morte dos neurónios, estas doenças causam aos pacientes (maioriatariamente idosos) problemas de movimento e função mental. Isto significa que é uma doença incapacitadora nas suas fases mais tardias, provoca alterações no comportamento, personalidade e capacidade funcional.
Leia aqui os 3 factos sobre o Alzheimer que todos devemos saber!
Ler mais