Porque acedem as famílias a lares ilegais, colocando os idosos em risco?

Por Ana Palma , 15 de Janeiro de 2019 Idosos

Tem-se verificado crescimento e melhoria ao nível da rede de apoio social à população sénior e o crescimento da oferta de lares e residências para idosos. A par deste crescimento ao nível das instituições, tem crescido a regulamentação, de modo a uniformizar e enquadrar legalmente procedimentos que sejam capazes de garantir a dignidade humana dos utentes.
Contudo, e apesar de todos estes esforços ao nível da legislação, os lares ilegais são uma realidade e, com mais regularidade do que aquela que seria desejável, a sociedade é confrontada com notícias de maus tratos e de negligência praticados nestas instituições

Ler mais

E se a Demência bater à sua porta?

Por Ana Palma , 16 de Novembro de 2018 Demência

Como já aludimos, envelhecer acarreta inúmeros desafios e traz consigo vastas modificações no modo como o sujeito que envelhece encara a vida que, entretanto, se modificou. Neste artigo falaremos de um grande desafio que chega, em inúmeros casos, aliado à velhice: a demência.

Ler mais

Guia para os (futuros) residentes de Lares de Idosos em Guimarães

Por Ana Palma , 26 de Outubro de 2018 Lares e Residências

Guimarães, fruto da sua antiguidade, é uma das mais belas cidades de Portugal e um importante ponto turístico. Este estatuto conferiu-lhe um lugar muito especial no panorama português, como uma das cidades com melhor qualidade de vida. Assim, e por este motivo, acreditamos que poderá ser uma cidade em muito apreciada pelos residentes de lares de idosos em Guimarães e por algumas cidades adjacentes.

Este artigo pretende, por este modo, ser um pequeno guia ou roteiro de sugestões de atividades para os idosos que resolvam optar por residir num lar de idosos em Guimarães.

Ler mais

10 Infrações muito graves em lar de idosos

Por Ana Palma , 08 de Outubro de 2018 Lares e Residências

Fique a saber em que infrações muito graves e respetivas coimas podem os lares de idosos incorrer se não observarem a lei.

Pretende-se, com a intensificação dos valores das coimas, dissuadir estas práticas por parte dos lares, ao mesmo tempo que se protegem os idosos que se encontram mais vulneráveis devido ao seu grau de dependência.

Os ilícitos que aqui se elencam vão desde atos de negligência até à atividade sem licenciamento.

Ler mais

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.