A tecnologia enquanto aliada dos idosos

Por Ana Palma , 31 de Julho de 2019 Idosos


A tecnologia tem vindo sistematicamente a facilitar o nosso quotidiano. Esta afirmação pode e deve estender-se, também, aos nossos idosos.

Ainda que inicialmente se possa sentir alguma resistência por parte dos seniores em relação ao uso da tecnologia, a verdade é que quando esta é incentivada e praticada com frequência, os seus benefícios para este grupo são visíveis.


Benefícios da tecnologia para os idosos

Comunicação quase instantânea

Uma das grandes mais valias da tecnologia é o facto de facilitar a forma e a rapidez como comunicamos. Existem inúmeras plataformas que podem e têm, de facto, vindo a reforçar os laços sociais. O computador pode ser um excelente aliado da aproximação entre membros da mesma família. Se estiverem separadas geograficamente ou se estiverem temporariamente impossibilitadas de manter contacto pessoal, plataformas como os social media ou o skype podem ser mecanismos fundamentais de aproximação familiar numa base quase diária. Para os idosos, este contacto diário poderá em muito inibir os sintomas de depressão.



Manter contacto com a família

A tecnologia propicia e fortalece os laços entre os avós e os netos, já que muitas vezes são estes que ensinam aqueles. Esta ação de aproximação aumenta a predisposição dos mais velhos de aprenderem os meandros da tecnologia enquanto caminho para a comunicação com os seus filhos e netos.

É importante apresentar a tecnologia aos idosos de modo calmo e paciente, demonstrando que esta acarreta muitos benefícios e que pode ser uma excelente aliada nesta fase da sua vida. Para que esta aproximação dos idosos à tecnologia se faça do modo mais positivo possível, é importante não complicar o caminho para o acesso à plataforma e ainda reduzir a utilização desta ao essencial, àquilo que realmente importa, para que não se torne algo altamente complexo e que crie resistência ou leve mesmo à sua renúncia por parte do idoso.



Integração e participação social

Hoje em dia, existem inúmeros cursos, muitas vezes patrocinados pelos municípios ou juntas de freguesia, de tecnologia para seniores. A frequência nestes cursos não só introduz positivamente a tecnologia aos nossos idosos como cria laços entre eles, diminuindo a sensação de solidão.

Os lares podem promover este contacto com a tecnologia inscrevendo os seus idosos nestes cursos ou disponibilizando recursos que facilitem o acesso às plataformas de comunicação online. É importante que os aparelhos tecnológicos sejam adequados às necessidades dos mais velhos. Por exemplo, os tablets podem ser mais fáceis de utilizar do que os smartphones ou desktop.



Em suma, uma (boa) companhia

Para além de faciltar a aproximação dos mais velhos às suas famílias, a tecnologia pode também ser uma companhia para os mais velhos. Assim, os familiares ou profissionais podem pesquisar se existe algum site ou canal online que seja do interesse dos seus idosos e guardar, por exemplo, a ligação para que se torne mais fácil para os idosos conseguirem aceder a essa informação ou entretenimento.

Também não nos devemos esquecer que os mais velhos, ao terem o acesso facilitado à tecnologia, podem facilmente pedir ajuda se sentirem algum problema de saúde. O pedido de ajuda pode, quem sabe, estar à distância de um clique.



​Procura Lares e Residências para Idosos?

Saiba se há vagas disponíveis | Ligue 939 667 800 

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.

Ajuda?


Para saber preços e vagas?

Ligue 939 667 800