A importância de uma rotina diária para os idosos

Por Ana Palma , 16 de Julho de 2019 Envelhecimento


Ao longo de vários artigos, temos vindo a referir a importância de os idosos se manterem ativos física e cognitivamente. Para que tal aconteça, é necessário que estes tenham uma rotina diária onde possam desenvolver estas atividades e onde possam sentir-se mais seguros. 

De facto, a instituição de uma rotina diária vem, de certo modo, assegurar a continuidade de uma estrutura à vida dos idosos e permite que tarefas importantes, tais como a medicação, higiene, atividade física ou alimentação decorram sem falhas. Para além disto, a previsão do que se irá fazer no dia a seguir pode dissipar alguns receios ligados ao desconhecido e ajudar na concretização de tarefas diárias.



Benefícios de uma rotina diária


​Uma rotina diária ajuda a controlar a ansiedade

A ansiedade e o stress são geradores de inúmeros problemas de saúde, alguns dos quais podem ter desfechos fatídicos. Assim, ao ajudar os idosos a saber como se estruturará o seu dia, afastando a sensação de desconhecimento, irá ajudá-los a diminuir o seu grau de preocupação e, consequentemente, baixar os níveis de ansiedade. A qualidade de vida, no caso dos idosos, está muito ligada ao estabelecimento de uma rotina diária, e é também uma forma de estes saberem que as suas necessidades básicas serão eficientemente atendidas.



​A qualidade do sono melhora com a rotina diária

Dissipando a ansiedade e o stress, é possível notar melhorias na qualidade do sono. Esta é uma queixa geral dos mais idosos, por isso, encontrar algo que os ajude neste sentido e que os consiga fazer repousar com qualidade é extremamente importante, quer para a recuperação física quer para a manutenção da agilidade cognitiva.



Com uma rotina diária, a aceitação da permanência num lar de idosos torna-se mais fácil

Com o estabelecimento de uma rotina e o conhecimento do que virá a seguir, o idoso pode ser impulsionado a confiar mais facilmente e a sentir-se seguro. Assim, ter uma rotina pré estabelecida pelo profissional ajudará a integração do idoso nesta nova vida e comunidade. Se esta rotina tiver alguma semelhança com a sua vivência anterior, todo o processo de transição será ainda melhor. Não nos esqueçamos que muitos idosos não apreciam a imposição de tarefas; contudo, se a rotina diária for estabelecida normalmente (tomar banho, vestir-se, cuidar da sua higiene, tomar o pequeno almoço, atividade física ou qualquer outra atividade de lazer), isto fará com que a sua integração no lar de idosos e a receção de novas atividades se façam mais facilmente.



Uma rotina diária aumenta a vontade de cooperação

Quando sabe o que o espera, o idoso tende a preparar-se mais convenientemente para participar em atividades e tende a melhorar significativamente o seu grau de integração. Ao enfrentar algo novo, a tendência é sempre contrariar a vontade, tendência esta que geralmente aumenta com a idade. Estando preparado, o idoso mais facilmente coopera e tem uma melhor experiência.



A manutenção das faculdades mentais e da capacidade física beneficia de uma rotina diária

Se numa rotina diária tiverem estabelecidas atividades que impulsionem a parte física ou mental do idoso, a possibilidade de estas se manterem qualitativamente por mais tempo aumenta.



A rotina diária diminui o stress dos cuidadores

A ocorrência de comportamentos desviantes pode diminuir se uma rotina estiver devidamente estabelecida. Isto acarreta benefícios não só para os idosos como também para os seus cuidadores. Ao não ter constantemente uma força a opor-se à actuação dos cuidadores, estes mais facilmente conseguem levar as atividades avante e os níveis de stress diminuem naturalmente.



Uma rotina diária ajuda na manutenção da independência

A manutenção de atividades e tarefas regulares pode incrementar a auto-estima e confiança, pois o idoso sente que ainda tem o potencial de contribuir positivamente para a sua comunidade. Contrariando o estigma de que os idosos já em nada contribuem para a sociedade, estes acreditam que podem ajudar e acabam por manter as suas capacidades ao serviço da comunidade.



Assim, é possível concluir que a implementação de uma rotina acarreta múltiplos benefícios. Convirá, ainda, não esquecer que esta deve ser devidamente ajustada à evolução física e mental de cada idoso.



Procura lares de idosos com rotina saudável? 

basta submeter um pedido ou ligar 939 667 800.

Ao visitar o nosso site, aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência de navegação. Pode ler a nossa politica de privacidade e cookies.